Topo

Rastrear compras e gênio virtual: conheça 10 recursos 'escondidos' da Alexa

Assistente virtual Alexa tem muitos comandos que poucas pessoas conhecem ou utilizam - Anete Lusina/ Pexels
Assistente virtual Alexa tem muitos comandos que poucas pessoas conhecem ou utilizam Imagem: Anete Lusina/ Pexels

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

23/12/2021 04h00Atualizada em 23/12/2021 12h01

A Alexa é assistente virtual da Amazon com inteligência artificial que funciona com comandos de voz. Mas engana-se quem acha que ela está restrita aos tradicionais recursos de tocar músicas ou falar a previsão do tempo quando pedimos.

A tecnologia também oferece jogos e interatividade para o usuário passar o tempo com a família e amigos. Além disso, existem funções "escondidas" que podem ser ativadas para aumentar a privacidade e segurança de dados de quem a utiliza.

Os dispositivos que vêm com Alexa são as Echo Dots (alto-falantes inteligentes) e os Echo Shows (que, além do alto-falante, têm uma tela). Listamos abaixo dez recursos da biblioteca da assistente virtual que talvez você não conheça (ainda).

Rastreie suas compras

Entrega delivery encomenda distribuição - Artem Podrez/ Pexels - Artem Podrez/ Pexels
Imagem: Artem Podrez/ Pexels

Se você fez algum pedido no site da Amazon e está esperando a entrega, dá para saber por onde anda seu pacote por meio de um comando de voz específico na Alexa.

Qual o comando? "Alexa, onde estão minhas coisas" ou "Alexa, onde está meu pacote?"

Jogo Show do Milhão

Silvio Santos no "Show do Milhão" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sabe aquele programa de perguntas e respostas do SBT? Existe uma versão para Alexa com a voz do próprio Silvio Santos (atualmente, a versão da TV é apresentada por Celso Portiolli).

No game, os jogadores respondem perguntas de conhecimentos gerais e vão acumulando um desejado prêmio em dinheiro imaginário até a pergunta final, que vale R$ 1 milhão. Há perguntas de níveis fácil, intermediário e difícil, todas intercaladas pela inconfundível voz do dono do Baú.

Qual o comando? "Alexa, jogar Show do Milhão".

Akinator

Akinator - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O gênio virtual Akinator tem uma versão de comando por voz da assistente virtual da Amazon. Você pensa em um personagem ou pessoa qualquer e o gênio começa a te fazer perguntas com respostas de sim ou não. Em algum momento do game, o sistema vai tentar adivinhar em quem você pensou —e na grande maioria das vezes, vai acertar.

Qual o comando? "Alexa, jogar Akinator".

Horóscopo do dia

Signos horóscopo zodíaco - Freepik - Freepik
Imagem: Freepik

Gosta de astrologia? De saber o que os astros reservam para você no seu dia? A Alexa tem comandos para fazer a leitura diária dos astros para o seu signo.

Qual o comando? "Alexa, qual o horóscopo para o signo de [escolha o seu signo]" ou "Alexa, abrir horóscopo do UOL".

Cara ou coroa

Cara ou coroa; moeda para o alto; sorte - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para que jogar uma moeda real se você pode pedir para a Alexa fazer isso para você? Basta pedir para a assistente virtual jogar uma moeda.

Qual o comando? "Alexa, jogar uma moeda".

Em sua resposta, a tecnologia irá dizer "cara" ou "coroa"

Disputa Musical

Música ouvir cantar fone de ouvido headphone canção - Pixabay - Pixabay
Imagem: Pixabay

Você se lembra das competições musicais ao estilo "Qual é a Música?" em que os participantes tinham que adivinhar o restante da letra depois de ouvir o trecho de uma canção?

Esse jogo tem a mesma lógica, porém, sem pontuação nem correção do assistente virtual. O game possui diversas playlists diferentes que o jogador pode escolher entre pop, sertanejo, pagode, entre outros. Divertido para brincar com os amigos depois daquele churrasco de domingo.

Qual o comando? "Alexa, jogar Disputa Musical".

Câmbio

Cédulas de dólar americano e real brasileiro - Nelson_A_Ishikawa/royalty free/Getty Images - Nelson_A_Ishikawa/royalty free/Getty Images
Imagem: Nelson_A_Ishikawa/royalty free/Getty Images

Com a moeda dos Estados Unidos flutuando como nunca em relação ao real, você pode conferir em tempo real o valor do dólar perguntando à assistente virtual. Vale também para o euro, a libra esterlina e outras moedas mais comuns nos mercados globais.

Qual o comando? "Alexa, qual o valor da moeda [escolha a moeda] em relação ao real (ou outra moeda da sua preferência)".

Eu Nunca

dúvida, pergunta, interrogação - iStockphoto - iStockphoto
Imagem: iStockphoto

Outro game para reunir os amigos um café da tarde ou uma noite regada a bons drinks. A Alexa vai relatar uma experiência de vida que começa por "eu nunca" e aqueles que já viveram algo semelhante devem entornar o caneco.

Qual o comando? "Alexa, jogar Eu Nunca".

Desafio UOL

Logo da skill Desafio UOL - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Para amantes do esporte, o jogo Desafio UOL vai testar seus conhecimentos em um game show de 15 perguntas. Escolha seu tema favorito (no momento, apenas perguntas sobre futebol estão disponíveis) ou responda o Desafio do Dia, com questões sobre atualidade, e acumule pontos para cada acerto.

Como ativar o jogo?

Diga "Alexa, abra o Desafio UOL".

Privacidade: Apagar comandos feitos

Echo Dot (3ª Geração): Smart Speaker com Alexa - Reprodução/Amazon - Reprodução/Amazon
Imagem: Reprodução/Amazon

A Alexa, por definição, armazena as gravações de comando de voz de quem a usa como forma de melhorar sua capacidade de reconhecimento de informações e aperfeiçoar as preferências pessoais do dono.

Se você prefere que as gravações da sua voz não fiquem nos servidores da Amazon, pode pedir que ela apague o histórico de comandos.

Antes, será necessário redefinir algumas configurações no aplicativo da Alexa no seu celular.

  1. Abra o aplicativo Alexa
  2. Clique em Mais e selecione Configurações.
  3. Selecione Privacidade da Alexa.
  4. Selecione Gerencie seus dados da Alexa
  5. Ative ou desative a opção Ativar a exclusão por voz. Em seguida, você pode executar os comandos.

Qual o comando? "Exclua o que acabei de dizer" ou "exclua tudo o que eu disse hoje" ou ainda "exclua todo o meu histórico de voz".

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.