Topo

Conheça opções de programas firewall para proteger o PC

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

10/01/2013 06h00

O leitor Esdras entrou em contato com a equipe do UOL Tecnologia pedindo indicação dos melhores firewalls disponíveis para download. Esse tipo de programa é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de elementos maliciosos ao computador.

É importante não confundir antivírus com firewall. O antivírus é um programa de computador que previne, detecta e elimina o vírus. Já o firewall age interceptando e impedindo que conexões não autorizadas ou nocivas interajam com o computador. Veja algumas opções de firewalls e eficientes.

PC Tools Firewall Plus

Toda vez que aparecem modificações de programas ou alguma rede externa quer se conectar ao seu computador, o PC Tools Firewall Plus avisa com uma caixa de diálogo no canto direito da tela sobre a atividade suspeita. O programa pergunta se o usuário permite ou não que a operação se realize.

As caixas possuem três cores: verde, amarelo e vermelho. A primeira cor quer dizer que o programa acredita que a operação seja segura. A amarela tem dúvidas quanto à atividade. A vermelha indica perigo e o usuário não deve permitir a operação. Gratuito. 

ZoneAlarm Free Firewall

Este programa promete bloquear o acesso de hackers ao seu computador. Ele também avisa quando o usuário entra em algum site suspeito. O internauta também pode habilitar a opção de antivírus do ZoneAlarm.

Assim como o PC Tools, ele também oferece alertas com caixas de diálogo, perguntando se o usuário permite ou não que a operação suspeita continue. O único problema deste firewall é que ele é todo em inglês. Gratuito. 

Firewall do Windows 7

O Windows 7 possui um firewall embutido. Para visualizar se o firewall está ativado, vá até Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.

Se todos os tópicos estiverem na cor verde, quer dizer que seu computador está com o firewall ativado. Lembre-se: caso a sua escolha de firewall não seja a do Windows, desative-o para que não interfira no outro programa de proteção escolhido. Gratuito. 

UOL Firewall

O UOL disponibiliza um firewall para usuários que são ou não assinantes do provedor. O produto, basicamente, cria uma barreira entre o computador e possíveis ameaças que tentem entrar no sistema, como os hackers.

Entre os recursos do software estão o aviso caso haja uma tentativa de invasão,  o bloqueio de pop-ups, para que eles não surjam sem aviso na tela, a análise se a rede em que o PC está conectado é segura e a criação de uma lista de sites confiáveis, entre outros. O custo para internautas que assinam os serviços do UOL é R$ 14,90 mensais e para não assinantes é de R$ 16,90 mensais.