Topo

404: Me ajuda, o que significam códigos de erros dos sites e como resolver?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Colaboração para Tilt

26/11/2021 04h00

Uma sequência de números estranhos já apareceu na tela do seu computador quando você estava navegando na internet? Pois é, alguns códigos, como os 404, 503 e 301, podem surgir durante a pesquisa online para indicar falhas de servidor, interrupção na internet ou até problemas na digitação da própria URL.

Mas o que eles significam? E, principalmente, como resolver o erro quando ele aparecer? Para evitar aborrecimentos e desmistificar esses códigos, confira abaixo o nosso guia.

404

Erro bastante popular que significa basicamente que a página não pode ser encontrada. Para evitá-lo, quando se deparar com esse problema, verifique o endereço do site que você deseja acessar e tente novamente, pois pode haver falhas de digitação.

Caso a URL esteja mesmo correta, a página da internet deve ter sido excluída ou estar indisponível.

301

O código tem a ver com a transferência da página, chamada de redirecionamento. Uma URL antiga pode ter sido encaminhada para uma mais nova, atualizada. A falha, nesse caso, é uma mudança permanente de endereço.

Na prática, é inserir o código e ser encaminhado automaticamente para o novo link, mas falhas podem acontecer. Não tem muito o que fazer nesse caso. Depende mais da página em si.

400

No navegador do Google, o Chrome, esse erro nada mais é do que a mensagem de "esta página não está funcionando no momento". A falha pode acontecer por erro de digitação ou ser um problema do servidor, que não consegue entender a solicitação.

Outro motivo também pode ser a tentativa de envio de um arquivo pela internet. Em alguns casos, se ele for muito grande, a página pode retornar com a mensagem 400.

Para solucionar essa questão, tente limpar o cache —para isso, vá nos históricos do navegador— e não se esqueça de verificar se há erros de digitação no URL.

410

O código 410 pode aparecer junto às mensagens: "Esta página não existe" ou "Página excluída ou não existe".

Nesse caso, é possível que o administrador do site tenha excluído a página.

451

Já esse código funciona como uma barreira mesmo. Ele impede o acesso daquele URL por motivos legais. Ou seja, uma pessoa ou empresa pode ter solicitado na Justiça a remoção daquele conteúdo ou o próprio governo pode ter pedido o bloqueio. Não tem o que você fazer nessa hora.

503

O 503, como outros códigos, também costuma vir acompanhando de uma mensagem, como: "503 Serviço indisponível".

A falha ocorre quando o servidor de um site está inativo e precisa de ajustes para voltar ao ar. Mas o que isso significa na prática? Pode ser site em manutenção, sobrecarga do site, erros de código, invasão de cibercriminosos, entre outros problemas.

200

Bom, esse não é um código de erro, mas quer dizer que está tudo funcionando como deveria. Pode ser encontrado em telas de programação.

403 e 429

O 403 e o 429 (veja abaixo) são erros comuns durante envio de arquivos (vídeos ou fotos).

No caso do 403, o servidor não pode acessar a imagem ou vídeo. Geralmente, ocorre devido ao bloqueio do firewall —barreira de uma rede de computadores (programa ou equipamento físico, cujo objetivo é aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede).

Quando se clica muitas vezes, sem dar tempo de o servidor processar as solicitações de envio de fotos ou vídeos, é possível se deparar com esse erro.