Topo

Passa muito tempo no Instagram? App agora permite configurar alerta de uso

Getty Images
Imagem: Getty Images

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

07/12/2021 05h00

Se você passa muito tempo no Instagram, um novo recurso permitirá que você configure um limite para que o app avise que é preciso dar uma pausa no uso da rede social. Chamada de 'take a break" ("Fazer uma pausa", em tradução livre), a funcionalidade começa a ser liberada nesta terça-feira (7) nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. No Brasil, deve chegar em janeiro de 2022.

O recurso está em teste desde o início de novembro, mas o Instagram só resolveu ampliar para mais usuários agora. Vale lembrar que a plataforma tem desde 2018 um recurso para exibir o tempo que você navega no app durante todo um dia, e permite configurar lembretes.

A grande diferença é que desta vez a notificação tem relação com uso seguido do Instagram (exemplo: 20 minutos seguidos). Antes, só era possível, por exemplo, estabelecer um aviso após um tempo acumulativo de navegação no Instagram (por exemplo: 1 hora durante um dia todo).

A título de curiosidade, o TikTok também tem lembrete de uso contínuo, que está ativo desde fevereiro de 2020.

Como vai funcionar

O Instagram passará a exibir uma notificação no topo da tela falando do "Fazer uma pausa", que dirá algo como "paradas regulares podem ajudá-lo a descansar. Você pode configurar lembretes para dar um tempo [no uso do app] quando fizer sentido".

Alertas de uso seguido do Instagram - Divulgação - Divulgação
Opções de alerta do Instagram; você poderá configurar para receber uma notificação após 10 minutos, 20 minutos ou 30 minutos de uso seguido
Imagem: Divulgação

As opções de tempo que o Instagram dará para configurar o lembrete são: 10 minutos, 20 minutos e 30 minutos. No TikTok, as opções são 40 minutos, 60 minutos, 90 minutos e 120 minutos.

Após atingir este limite, aparecerá uma mensagem do Instagram sugerindo que você pare e faça outra atividade por um tempo, como fazer algumas respirações profundas, escrever em algum lugar o que você está pensando, ouvir sua música favorita ou fazer alguma tarefa da sua lista de afazeres.

Durante a apresentação do "take a break" em novembro, Adam Mosseri, presidente-executivo do Instagram, disse que a rede tem se esforçado para que as pessoas tenham um "controle maior de suas experiências" no app. "Só você sabe o que é melhor para si, e queremos fornecer ferramentas para que as pessoas vejam o que funciona melhor para elas".

Como configurar o 'Dar uma pausa' (lembretes de uso contínuo do Instagram)

  • Toque no ícone do seu perfil no Instagram (canto direito inferior com o app aberto);
  • Acesse menu (ícones de três listras na parte superior) e escolha Sua Atividade;
  • Em Tempo, escolha a opção "Definir lembretes para fazer pausa"
  • Em seguida, aparecerão as opções: 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos e Desativado. Só escolher o tempo que quiser e dar Ok no fim.
Instagram terá opção para que pessoas configurem alertas para quem usa a rede por bastante tempo - Divulgação - Divulgação
Instagram terá opção para que pessoas configurem alertas para quem usa a rede por bastante tempo
Imagem: Divulgação

Como configurar lembretes de uso diário

  • Toque no ícone do seu perfil no Instagram (canto direito inferior com o app aberto);
  • Acesse menu (ícones de três listras na parte superior) e escolha Sua Atividade;
  • Em Tempo, o app mostrará sua média diária de uso do Instagram. Para configurar notificações, toque na opção Criar Lembrete Diário;
  • Basta ajustar um período e o Instagram passará a avisá-lo quando ultrapassar o que foi estabelecido.