Procurando trabalho freelancer? Saiba como usar novo recurso do LinkedIn
Se você é um profissional freelancer ou deseja contratar uma pessoa para prestar serviços por um período determinadl, agora é possível usar o LinkedIn como ferramenta de busca. A plataforma, gerenciada pela Microsoft, lançou na quarta-feira (27) o recurso "Service Marketplace" (Mercado de Serviços, na tradução direta), que funciona como uma espécie de classificados para conectar freelas e contratantes.
A ferramenta começou a funcionar em uma versão de testes em fevereiro deste ano nos Estados Unidos. Agora a empresa está expandido a funcionalidade para outros países — incluindo o Brasil.
Atualmente, estão disponíveis 250 categorias de emprego, mas a previsão do LinkedIn é dobrar esse número ao longo do tempo, segundo informações do site TechCrunch.
Como funciona o Service Marketplace
A ferramenta é uma espécie de marketplace (shopping virtual). Mas, no lugar de produtos, a oferta é de perfis profissionais aptos para desempenhar a função desejada pelos contratantes.
O serviço tem algumas diferenças de outras plataformas que oferecem ferramenta semelhante, como a 99freelas. Uma delas é que a iniciativa do contato parte do contratante. Isto é, o profissional habilita o perfil para freelancer e o tomador do serviço é que o escolhe.
Em outros sites, o autônomo pode optar fazer o primeiro contato a partir de uma cartela de opções de trabalhos vagos.
Além disso, não existem campos para informações sobre valores. O preço do serviço e formas de pagamentos são todas realizadas no contato entre as pessoas via inbox. O LinkedIn também não cobra taxas.
Como usar a ferramenta
Fizemos o teste para saber como o novo recurso funciona no LinkedIn. Veja abaixo o passo a passo caso seja um freelancer ou um contratante.
Freelancer
Para habilitar o perfil como freelancer, o primeiro passo é ir em "Visualizar Perfil". Depois, embaixo da foto e da minibiografia, aperte o botão "Tenho interesse em...", que aparecerá a opção "Prestar serviços".
Na próxima tela, clique em "Continuar". Assim, irá aparecer a configuração da página de serviços.
Nela, você informa os serviços que estão disponíveis para suas habilidades, além de poder optar por trabalho remoto ou na cidade onde reside. Há ainda um campo para 'vender o peixe', ou seja, para dizer os motivos de ser melhor que o concorrente.
A última etapa é apenas pré-visualização da página criada. Se tudo estiver correto, é só clicar em "publicar" e torcer para que seu perfil seja garimpado.
Contratante
Para quem busca um profissional, o método se torna bem mais fácil. É só ir na caixa de pesquisa da rede social e escrever o tipo de profissional ou serviço desejado e apertar "enter".
Na próxima tela, clique em "Serviços".
Assim, os freelancers com mais afinidades com a empresa ou com seu perfil pessoal deverão aparecer nas buscas.
Também é possível filtrar por localidade, se o serviço for presencial. Não é necessário ser "amigo" da pessoa na plataforma para iniciar o contato.
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