Topo

MacBooks com novo chip e mais: O que esperar do próximo evento da Apple

Colaboração para Tilt, em São Paulo

14/10/2021 11h40

Se enganou quem pensou que o lançamento do iPhone 13 foi o último evento da Apple em 2021. A empresa começou a disparar convites para a sua próxima apresentação ao vivo pela internet.

Com a frase "As feras estão soltas", o convite marca para a próxima segunda-feira (18) mais um lançamento da marca da maçã.

Mas o que será que vem por aí? Se os rumores estiverem certos, tudo indica que um chip poderoso, com melhor desempenho de processador e placa de vídeo, é a grande novidade. O novo processador deve ser chamar M1X e acompanhar os novos MacBook Pro e Mac mini.

Saiba o que esperar dos lançamentos da Apple.

Novo processador

Desde 2020, a Apple usa um processador próprio em seus principais computadores. O chip M1 veio para substituir os componentes da Intel que a marca usou durante anos em iMacs e MacBooks. Quem testou garante que o M1 deixa o Mac bem mais rápido do que antes.

O M1X, que deve ser anunciado na próxima segunda, é a versão atualizada do M1 de 2020 e gera altas expectativas. O processador deve contar com uma CPU de 10 núcleos, que inclui oito núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência. Para você ter uma ideia, o M1 possui uma CPU de 8 núcleos, sendo quatro de alto desempenho e quatro de alta eficiência.

A experiência também deve melhorar para quem gosta de usar o computador para jogos e programas gráficos robustos. Com grandes aprimoramentos na placa de vídeo, os novos chips devem vir com opções de 16 ou 32 núcleos, enquanto o modelo anterior apresentava metade: uma GPU 8 ou 7 núcleos.

Na prática, o que essas mudanças significam? Um desempenho melhor no processamento de gráficos, fortemente integrado ao sistema operacional MacOS, pode ser o que a Apple precisa para rivalizar com o desempenho de uma placa de vídeo AMD discreta. Talvez ainda não seja suficiente para deixar o MacBook pronto para rodar games de última geração, mas é um passo na direção certa.

Outro rumor é de que a Apple lançará duas edições de processador: ambas com 10 núcleos (oito de alto desempenho e dois de baixo consumo de energia), mas com diferentes configurações de núcleo gráfico integrado: 16 ou 32 núcleos.

Novos MacBooks, com novo design e entradas

Os chips M1X seriam projetados para os novos modelos de MacBook a ser anunciados na semana que vem, e que devem substituir os modelos com chip Intel do MacBook Pro de 13 e 16 polegadas vendidos atualmente. Mas não é só isso: os próximos MacBooks Pro devem contar ainda com novo design, mais finos e com laterais planas, lembrando o iPhone 13 e o iPad Pro.

Os próximos modelos do MacBook Pro podem apresentar uma tela mini-LED, com mais brilho, melhor contraste cores melhoradas. Em relação a entradas, a Apple deve trazer de volta a conexão MagSafe (ímãs) para carregamento, em vez de USB-C, e reintroduz portas removidas anteriormente, como para cartão SD e HDMI.

O analista Ross Young, presidente-executivo da Display Supply Chain Consultants, uma agência de consultoria em tecnologias de telas, tuitou recentemente que a Apple deve usar telas da LG e Sharp nos novos MacBooks. "MiniLEDs, 100% confirmados", escreveu ele, que chegou a antecipar o lançamento do iPad Pro com a mesma tecnologia.

Uma tela baseada em luz de fundo mini-LED permite que os MacBook suportem o padrão HDR (High dynamic range, ou Alto alcance dinâmico), que garante brilho mais alto em regiões claras da imagem e contrastes melhores com regiões totalmente escuras — ideal para ver filmes, séries e para edição de vídeo, que tende a ser a especialidade dos modelos da linha "Pro" de Macs.

A Touch Bar, aquela barra de botões virtuais personalizados que fica acima do teclado, usada como substituta para teclas de função fixas, e que estreou em 2016, também pode ser removida.

O novo Mac mini

A expectativa é de que o Mac mini, aquele computador potente da Apple vendido sem monitor, teclado ou mouse, também ganhe uma nova edição, com design atualizado e portas adicionais: quatro Thunderbolt, duas USB-A, uma Ethernet, uma HDMI e uma de alimentação magnética semelhante ao iMac de 24 polegadas.

Como assistir ao evento da Apple?

O evento virtual será transmitido ao vivo da sede da Apple na Califórnia (EUA), através do site oficial ou da sua página no YouTube.