Topo

Lua Azul, planeta brilhante e meteoros: o calendário astronômico de agosto

Chuva de meteoros Perseidas registrada pela Nasa em agosto de 2015 - Bill Ingalls / Divulgação
Chuva de meteoros Perseidas registrada pela Nasa em agosto de 2015 Imagem: Bill Ingalls / Divulgação

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

08/08/2021 04h00

Quer mais motivos para contemplar o céu noturno ao longo deste mês? Se prepare porque agosto será recheado de fenômenos astronômicos. De acordo com a Nasa, agência espacial norte-americana, será possível conferir eventos especiais em regiões do mundo como o pico da chuva dos meteoros Perseidas, oposição de Júpiter — que deve ficar excepcionalmente brilhante no céu —, e até mesmo uma "Lua "Azul".

Confira abaixo o calendário astronômico de agosto para ajudar você a se programar:

Chuva de meteoros

Sobreposição de imagens da chuva de meteoros feita em Taquara (RS) pelo Observatório Heller-Jung - Observatório Heller-Jung  - Observatório Heller-Jung
Sobreposição de imagens da chuva de meteoros feita em Taquara (RS) pelo Observatório Heller-Jung
Imagem: Observatório Heller-Jung

11 a 12 de agosto: depois de "bolas de fogo" cruzando o céu brasileiro na semana passada, o pico da chuva dos meteoros Perseidas acontecerá entre os dois dias. O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle. A maioria desses meteoros é de grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que criam "estrelas cadentes" quando queimam na atmosfera da Terra.

Este ano, o espetáculo vai favorecer sobretudo os observadores do Hemisfério Norte. O ápice da atividade acontece na madrugada do dia 12 de agosto. A Nasa vai fazer uma transmissão online das Perseidas na noite do evento. Será possível acompanhar pelas redes sociais da agência espacial.

Planetas "mais brilhantes" no céu

Ilustração de Saturno e suas luas  - Nasa - Nasa
Ilustração de Saturno e suas luas
Imagem: Nasa

19 de agosto: A Nasa afirma que agosto talvez seja a melhor época de 2021 para ver Júpiter e Saturno, já que os dois planetas alcançam a "oposição" neste mês, em referência ao termo usado para designar quando um planeta está no mesmo lado do sistema solar que a Terra.

A oposição de Saturno ocorreu no último dia 2. Já Júpiter estará diretamente oposto ao Sol no dia 19, ao mesmo momento em que estará mais próximo da Terra neste ano — e com isso, a impressão é a de que ele estará maior e mais brilhante no céu. Para observá-lo, basta olhar para o oeste a partir do pôr do sol.

Vale destacar que você pode fazer uso de alguns aplicativos para ajudar na orientação.

"Lua Azul"

Imagem da Lua cheia em fenômeno parecido com o que acontecerá neste mês - Midori Endo/via WhatsApp - Midori Endo/via WhatsApp
Imagem da Lua cheia em fenômeno parecido com o que acontecerá neste mês
Imagem: Midori Endo/via WhatsApp

22 de agosto: a Lua Cheia de agosto será uma "Lua Azul". Normalmente, essa denominação é dada à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês.

Mas de acordo com a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul" quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada — o tempo entre um solstício e um equinócio. Isso, porém, não quer dizer que ela vai ter uma coloração diferenciada.