Cheio de luas e anéis

Saiba por que Saturno é o mais charmoso dos planetas

Nasa
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar. É o mais distante que se consegue observar a olho nu da Terra. Na imagem, dá para ver a conjunção dele (no topo) com Júpiter.
Bill Ingalls/Nasa
Com 119.300 km de diâmetro, é um gigante gasoso como Júpiter, Urano e Netuno.
Foi descoberto em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei, e leva o nome
do deus romano da agricultura.
Nasa
Saturno é famoso por seu complexo sistema de belos anéis, divididos em sete grupos principais. Cada anel que enxergamos daqui na verdade são milhares de anéis, de diferentes espessuras, agrupados.
Nasa
Eles são formados por fragmentos de gelo e de rochas espaciais, com tamanhos que vão de um grão de areia até o de uma casa. Distribuem-se horizontalmente por até 282.000 km, e suas cores reais são em tons de bege e cinza.
Nasa
As divisões vazias entre os anéis são geradas pela interação gravitacional com uma ou mais luas do planeta. A fenda mais famosa é a Divisão Cassini, com 4.800 km de largura, causada pela lua Mimas.
Nasa
Saturno é o planeta com mais luas no Sistema Solar: o número total é incerto; são 82 já conhecidas. As maiores e mais famosas são: Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Titã, Hiperião, Jápeto e Febe.
Nasa
Titã, a maior de todas, se assemelha à Terra primitiva, com lagos e uma atmosfera densa, rica em metano e nitrogênio. A imagem em infravermelho mostra detalhes da sua superfície congelada.
Nasa
Encélado, a menor lua de Saturno, tem um oceano de água líquida a pouca profundidade, liberando vapor por gêiseres e vulcões.
Nasa
Saturno flutuaria. Apesar de gigantesco, ele é o único planeta do Sistema Solar menos denso do que a água. Ele também é muito frio. A temperatura na superfície pode chegar a 125ºC negativos.
Nasa
Há grandes furacões e um jato de vapor hexagonal nos polos do planeta, que rendem belas imagens.
Nasa
Saturno possui uma das mais rápidas e estranhas rotações. A duração de um dia varia, com uma média de 10h30 terrestres. Já um ano leva 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres, em uma translação a 34,7 km/h.
Nasa
A missão espacial que chegou mais
perto e mais estudou Saturno foi
a Cassini-Huygens. Lançada em
1997, chegou ao planeta em 2004
e se dividiu: o orbitador Cassini
fez imagens aéreas e a sonda
Huygens pousou na lua Titã.
Nasa
Huygens sobreviveu por 90 minutos, até acabar sua bateria. Cassini operou até 2017, quando se despediu com um mergulho suicida, no qual captou importantes dados, até se desintegrar na atmosfera de Saturno.
Nasa
Publicado em 26 de Maio de 2021.
Texto: Marcella Duarte
Edição: Mirthyani Bezerra (colaboração) e Márcio Padrão


Continue navegando por Tilt