Topo

Rede wi-fi com nome esquisito pode desativar internet do iPhone; entenda

Unsplash
Imagem: Unsplash

Vinicius de Melo

Colaboração para Tilt*

05/07/2021 14h43

Mais um suposto bug no iPhone foi detectado envolvendo as configurações de acesso à internet via wi-fi. Ao que parece, quando o celular da Apple encontra uma rede pública com o nome "%secretclub%power", a capacidade de o aparelho se conectar ao sinal é automaticamente desativada.

A informação foi compartilhada pelo engenheiro Carl Shou. Segundo ele, o problema permanece mesmo quando o celular é reiniciado. Mesmo assim, não é preciso se preocupar tanto. Basta uma redefinição dos ajustes de rede para o celular voltar a funcionar.

Shou ganhou visibilidade há algumas semanas depois que presenciou uma falha de conexão bem parecida também envolvendo o iPhone. O nome esquisito de rede wi-fi que impedia o funcionamento do aparelho era: "%p%s%s%s%s%n".

Dificuldades para fazer o iPhone voltar a funcionar

Apesar de ser um problema simples de resolver para a maioria das pessoas, segundo Shou, ele teve um desafio ainda maior nessa segunda vez. Com a descoberta do primeiro bug e as alterações de configuração feitas inicialmente, a redefinição dos ajustes de rede não foi suficiente para fazer o wi-fi voltar a funcionar.

De acordo Shou e outros pesquisadores, neste caso, há apenas duas formas de contornar a situação: apagando o iPhone totalmente ou editando um arquivo .plist do backup, removendo os nomes maliciosos das redes de wi-fi. Shou já entrou em contato com a equipe de segurança da Apple, mas ainda não teve retorno.

Alguns donos de iPhone tentaram reproduzir o erro em casa, mas não obtiveram sucesso. Outros mostraram que realmente redes com "%" podem causar problemas no celular. Isso porque o símbolo de porcentagem, seguido de uma letra, é utilizado na programação, para definir uma variável. Por exemplo, na Linguagem C, temos o uso de "%n", para contar o número de caracteres dentro em uma linha de código.

Ao que parece, o sistema de wi-fi do iPhone entra em colapso quando lê uma rede com "%s" no nome por dar início a uma tarefa de programação, que leva a um uso aleatório e elevado da memória do celular. Para evitar que ela seja corrompida, o iOS encerra o processo e desabilita as conexões sem fio.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Na dúvida, evite se conectar ao wi-fi de redes que tenham o símbolo de percentagem no nome.

*Com informações do site "9to5mac"