Topo

Direto, agora do PC: chat do Instagram chega completo aos navegadores

Os Directs do Instagram agora podem ser acessados direto do navegador do computador - Divulgação
Os Directs do Instagram agora podem ser acessados direto do navegador do computador Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

10/04/2020 11h00

Sem tempo, irmão

  • Caixa de entrada do Instagram está acessível direto dos navegadores de computador
  • É possível responder contatos, curtir mensagens, mandar fotos e criar novos chats
  • Reações e respostas a Stories também foram integradas ao Instagram para navegador

A experiência de usar o Instagram no computador ficou bem mais completa nesta sexta-feira (10). O Direct, recurso de troca de mensagens da rede social, chega hoje à versão para navegadores do serviço.

A novidade chega enquanto boa parte do mundo está isolada em casa por conta da pandemia do novo coronavírus — isolamento, aliás, incentivado pelo Instagram. Do computador de casa ou do trabalho, você poderá trocar mensagens diretas com seus contatos da rede social, inclusive encaminhar os frequentes ao vivos que têm sido transmitidos por lá.

A nova funcionalidade aparece no canto superior direito do navegador, entre o indicador do feed (a casinha) e o de explorar (a bússola). Clicando nele, você tem acesso à caixa de entrada das mensagens trocadas, podendo entrar nelas para conversar ou criar um novo chat com um ou mais contatos.

Dentro dos chats, um clique duplo em qualquer mensagem recebida resulta em uma curtida — sim, igualzinho ao que ocorre com dois toques rápidos no que chegou no inbox do Instagram de celular.

Agora, se você estiver em um perfil e quiser trocar algumas mensagens, nem é preciso clicar no ícone do Direct, pois ao lado do nome do usuário existe a caixa "Enviar mensagem". Ela te leva direto para o chat.

Stories e compartilhamentos

A integração do Direct aos Stories também foi completa. Ao visualizar qualquer foto ou vídeo "perecível" que alguém postou, você pode usar uma das reações rápidas com emojis ou puxar conversa no Direct.

Se sua ideia é encaminhar esse Story para outro contato, basta clicar no aviãozinho de papel que simboliza o Direct, escolher um contato e clicar em enviar.

Já o compartilhamento de posts do seu feed foi integrado com procedimento quase idêntico ao dos Stories: só clicar no aviãozinho que a opção "Compartilhar no Direct" aparece em primeiro na lista. Ao selecionar essa opção, a mesma janela de escolher contatos vai aparecer.

Com a inclusão destes recursos, praticamente todas as formas de reagir e responder ao conteúdo postado no Instagram estão acessíveis de um navegador. O que ainda não dá para fazer? Postar fotos e Stories do navegador. Curiosamente, você pode puxar uma foto arquivada no computador e encaminhá-la para um contato via Direct.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS