Topo

Stickers: símbolo com coração no meio esconde funções no WhatsApp

UOL
Imagem: UOL

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

30/06/2021 14h53

Se você é amante das figurinhas (stickers) do WhatsApp, já deve saber que eles aparecem no aplicativo separados por seções: recentes (símbolo do relógio), favoritas (estrela) e pacotes de adesivos. Mas você já reparou no quadradinho com um coração dentro que fica ao lado dessas categorias? Você sabe para quê ele serve?

As figurinhas são categorizadas de acordo com os emojis exibidos nos ícones. Em dezembro de 2020, o WhatsApp introduziu a possibilidade de navegar nas categorias mais comuns.

Dessa forma, ao clicar nessa caixa com o símbolo de coração, você tem acesso aos principais temas:

  • alegria (carinha feliz) - organiza os stickers mais animados
  • amor (coração) - dá para você usar para ajudar naquela declaração de amor
  • tristeza (carinha triste) - você encontra as figurinhas mais tristes para expressar o seu humor
  • exclamação (!)

Na teoria, é uma ótima ideia para encontrar os adesivos de forma rápida e prática. Basta tocar na categoria desejada e escolher a figurinha que será enviada. Porém, infelizmente, a organização dos stickers ainda não depende de você.

"O WhatsApp encoraja criadores de figurinhas a marcar seus adesivos com emojis e textos para que eles sejam mais facilmente encontrados por usuários do aplicativo", informa a empresa.

Ou seja, uma figurinha alegre deve ser marcada como alegre. Se o criador da figurinha não prestar atenção nesse detalhe e marcar um adesivo alegre como triste, ele poderá entrar na categoria tristeza. Por isso, não se assuste se encontrar alguma figurinha no lugar errado.

No app Sticker.ly, por exemplo, você pode inserir tags relacionadas ao tema da figurinha criada antes de finalizar.

O WhatsApp disponibiliza um artigo em seu site para ajudar na criação das figurinhas. Nesta página, você encontra diversas informações como criar seu próprio app, tamanhos necessários dos adevisos, entre outros.