Topo

Novo Clubhouse? Spotify lança app de conversas de áudios Greenroom

Greenroom é novo app de conversas de áudios  - Divulgação
Greenroom é novo app de conversas de áudios Imagem: Divulgação

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt

16/06/2021 15h48

Sem tempo, irmão

  • Em plataforma separada do Spotify, app permite que qualquer pessoa crie salas de bate-papo de áudio
  • Novidade foi lançada para mais de 135 mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil
  • Segundo a empresa, todas as conversas são gravadas por medidas de segurança e moderação

O Spotify anunciou nesta quarta-feira (16) a chegada do Greenroom, app para conversas de áudio ao vivo. Disponível para iOS (iPhone) e Android em mais de 135 mercados em todo o mundo, incluindo o Brasil, a novidade é a aposta da empresa para concorrer com a Clubhouse, que virou febre no começo do ano e ponto de encontro para troca de ideias e experiências.

O app, que funciona em plataforma separada do Spotify, permite que a criação do próprio evento e que qualquer pessoa participe das salas ao vivo já existentes. O acesso pode ser feito usando o login do próprio serviço de streaming. Não há necessidade de convite para a interação, limite de participantes nem duração para cada sala.

Segundo o Spotify, o serviço também possibilita que os usuários "levantem a mão" para pedir a palavra, compartilhem links das salas com outras plataformas, como WhatsApp e DM do Instagram, e ofereçam "joias" aos participantes das salas, uma espécie de moeda digital de reconhecimento pela participação.

Todas as conversas são gravadas por medidas de segurança e moderação, podendo ser solicitadas pelos anfitriões, acrescentou a empresa em comunicado de divulgação. Esse conteúdo, inclusive, pode ser utilizado no próprio Spotify como podcast.

Fundo para criadores de conteúdo

O lançamento de uma solução de áudio ao vivo pelo Spotify já era um movimento esperado pelo mercado desde a aquisição da Betty Labs, em março deste ano, dona da Locker Room, aplicativo de áudio com foco no mundo dos esportes.

Pelo anúncio, a proposta é que o Greenroom ofereça uma programação forte relacionada aos universos de música, cultura e entretenimento, além do conteúdo sobre esportes.

Com a divulgação do app, o Spotify aproveitou para anunciar que lançará um fundo para ajudar os criadores de áudio ao vivo na monetização dos seus trabalhos. A iniciativa deve ser apresentada ao longo dos próximos meses.