Topo

Spotify lança Only You, novo tipo de retrospectiva com o seu gosto musical

Recurso Only You permite que usuários do Spotify façam retrospectiva de gosto musical - Divulgação
Recurso Only You permite que usuários do Spotify façam retrospectiva de gosto musical Imagem: Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

02/06/2021 15h53

Já virou tradição, no final do ano, as pessoas compartilharem dados do "Wrapped", a retrospectiva do Spotify que mostra quais músicas e artistas você mais ouviu durante o ano. Nesta quarta-feira (2), a plataforma lançou o "Only You", uma seção que disponibiliza dados sobre seu gosto musical de maneira similar, com a vantagem de não ter que esperar até dezembro.

De acordo com o Spotify, essa nova seção personalizada traz mais do que apenas playlists feitas especialmente para o seu gosto musical. Desenvolvida para a versão móvel do aplicativo, ela traz uma "experiência" totalmente personalizada.

Na prática, isso quer dizer que o "Only You" gera diversas artes sobre seu gosto musical para serem compartilhadas nas redes sociais.

Numa delas, o app monta seu "mapa astral em áudio": seu signo solar é representado pelo artista que você mais escutou nos últimos seis meses. Seu signo lunar é representado pelo artista que melhor demonstraria seu "lado emocional ou vulnerável", e seu ascendente é representado por um artista que você passou a ouvir recentemente.

Em outra novidade do "Only You", você pode montar seu "jantar dos sonhos", selecionando três artistas que você convidaria para sentar-se à mesa. Depois de escolher os seus três preferidos, o Spotify gera automaticamente playlists de cada um deles para que, segundo o app, você "crie o clima" do jantar.

Além disso, há uma arte em que o aplicativo mostra suas "combinações únicas", colocando lado a lado artistas bastante diferentes que você escuta. A mesma coisa é feita em outra arte, mas usando gêneros musicais inusitados e distantes entre eles, que constam entre as coisas que você ouve.

Há ainda uma arte que mostra de que ano são as faixas que você costuma escutar, bem como outra que fala sobre os seus horários de uso do Spotify, sejam eles de manhã cedo ou tarde da noite.

A importância da personalização

Num cenário competitivo entre diferentes apps de música, a personalização de serviço virou uma maneira de fidelizar os consumidores. O Spotify e seus apps concorrentes, como o iTunes e o Deezer, oferecem aos usuários uma infinidade de músicas e artistas, mas eles são tantos que às vezes pode ser difícil escolher.

Experiências como o "Only You" e outros geradores de playlists personalizadas podem ser um diferencial para que você escolha o Spotify em detrimento dos seus competidores. Atualmente, a plataforma é a mais utilizada do tipo no mundo, com mais de 345 milhões de ouvintes.

Aliás, essa é uma das frases que o "Only You" usa para seduzir: "mais de 345 milhões de pessoas ouvem músicas e podcasts no Spotify. Mas ninguém escuta como você".

O "Only You" está disponível para as versões do app no Android e no iOS, e estará acessível somente até 30 de junho.