Topo

Filtro? TikTok é acusado de afinar o rosto de algumas pessoas sem perguntar

Wachiwit/Getty Images
Imagem: Wachiwit/Getty Images

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

10/06/2021 16h18Atualizada em 11/06/2021 16h31

Já imaginou como seria fazer um vídeo e não se reconhecer? Pois é isso que vem ocorrendo com algumas pessoas que utilizam o TikTok. O app, que virou febre por conta de vídeos curtos com dancinhas, pegadinhas, entre outros, estaria mudando o rosto de algumas pessoas sem a autorização delas.

Uma publicação de Tori Dawn, que possui um perfil com mais de 320 mil seguidores, viralizou após ela afirmar que sua mandíbula estava ficando mais fina do que realmente é nos vídeos postados na rede social. Até o momento, a publicação possui mais de 103 mil curtidas.

@toridawn817

congrats tiktok I am super uncomfortable and disphoric now cuz of whatever the fuck this shit is

? original sound - Tori Dawn

Nas imagens é possível ver que quando Tori mexe as mãos deixando apenas seu queixo à mostra, a imagem muda, mostrando como o rosto dela realmente é. "Meu rosto é bastante andrógino e gosto do meu queixo. Então, quando vi que estava aparecendo e desaparecendo, pensei 'por que eles fariam isso, por quê?' Esta é uma das únicas coisas que gosto no meu rosto. Por que você faria isso?", disse ela em entrevista ao site "Technology Review".

Em um dos comentários na postagem de Tori, uma usuária afirmou estar com o mesmo problema. "Quase tive um ataque de pânico, mas não me reconheci e não consigo desligar o lmao", disse.

Já Susan Hawkins, que possui cerca de 600 seguidores, também postou um vídeo relatando o mesmo problema. A mulher postou um vídeo no qual realizava o mesmo movimento de Tori e também tinha o rosto modificado. Ela disse que o filtro de beleza "não estava ativado".

@suzyhawk6

#stitch with @toridawn817 wtf, way to shame people for how their face looks tiktok. #fixthis #showourtruefaces

? original sound - Susan Hawkins

No Twitter, a jornalista Abby Olheiser postou um vídeo no qual enfrentava o mesmo problema no TikTok. Ela relatou que sua "mandíbula estava emagrecendo sempre que meu rosto estava visível'.

Filtros que alteram a fisionomia fazem parte do dia-a-dia de quem está antenado às redes sociais, mas eles devem ser ativados para que os usuários possam utilizá-los. Ao que parece, o TikTok tem ativado esse filtro para afinar o rosto sem a autorização das pessoas. Usuários têm se perguntado no TikTok se a empresa estaria testando esses filtros.

O TikTok afirmou a Tilt apenas que resolveu "o problema que algumas contas estavam enfrentando ao gravar vídeos."