Topo

Instagram e Messenger agora integram mensagens; veja como configurar

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt

15/04/2021 19h27

Sem tempo, irmão

  • Integração entre as mensagens do Instagram e o Messenger começam nesta quinta-feira
  • Iniciativa diz facilitar comunicação entre usuários das plataformas do Facebook
  • Empresa promete mais controle sobre privacidade, mas não dá opção para não aderir à atualização

A integração entre as mensagens do Instagram com o Messenger começa a funcionar de forma definitiva para brasileiros a partir desta quinta-feira (15), segundo anúncio feito pelo Facebook, proprietária das duas plataformas. A empresa não ofereceu uma opção imediata para recusar a integração —é preciso acessar as configurações para revertê-la.

O recurso estava em fase de testes desde setembro do ano passado. Neste primeiro momento, as caixas de entrada continuam separadas. A empresa antecipou, no entanto, que a intenção ao longo do tempo é apresentar uma caixa unificada que reúna todas as suas conversas em um só lugar.

De acordo com a companhia, a nova experiência é uma forma de estimular a comunicação do público usando as duas plataformas e facilitar as conexões entre amigos e familiares. Quando anunciou o desenvolvimento da integração, em setembro de 2020, o Facebook disse que muitos relatavam dificuldade em lembrar e encontrar onde estava determinada conversa. A integração agora ajudaria na fluidez dos papos.

Para ter acesso aos novos recursos, é preciso atualizar o aplicativo do Instagram e clicar na mensagem que aparecerá na tela comunicando a novidade. Para as contas do Messenger, a mudança será automática, assim como para quem baixar ambas plataformas a partir desta quinta-feira.

Integração Instagram e Messenger - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Na notificação recebida pela reportagem (imagem acima), não há oferece a possibilidade da pessoa não aceitar a integração. Há duas opções: "Saiba mais sobre essa alteração", que abre para uma aba sobre mensagens e privacidade, e "Concluir".

Em resposta aos questionamentos de Tilt, o Facebook disse que oferece "opções e controles para gerenciar sua privacidade, incluindo se as solicitações de mensagens vão para sua lista de bate-papos, sua pasta de solicitações de mensagens ou se você as recebe. Por exemplo, alguém no Instagram pode optar por não receber mensagens de pessoas que usam o Facebook", afirma.

Ou seja, os usuários precisam aceitar a atualização dos aplicativos e entrar em "Controle de mensagens" para fazer os devidos ajustes. A empresa não detalhou como isso pode ser feito, mas ao clicar em "Saiba mais sobre essa alteração", a tela seguinte direciona para um link das configurações de privacidade do Facebook. Os passos que devem desligar a integração são:

  • Entrar na página "Configurações e ferramentas de privacidade";
  • Rolar a página para "Como você recebe solicitações de contato";
  • Em "Contas que você segue ou com as quais conversou no Instagram", "Seus seguidores no Instagram" e/ou "Outras pessoas no Instagram", clique em "Editar" em cada uma delas e escolha a opção "Não receber solicitações"

Quais são os recursos disponíveis?

Com a integração, as duas plataformas passam a oferecer dez recursos, alguns dos quais antes disponíveis em apenas uma delas. É o caso do "Assistir Juntos", que permite assistir a vídeos do Instagram e o IGTV durante a realização de videochamadas. A ferramenta também contará com temas de papo, reações de emojis personalizados e a possibilidade de encaminhar conteúdos.

Entre os recursos compartilhados, estão ainda:

  • Reações de emojis personalizadas, com criação de atalhos para favoritos;
  • Figurinhas de selfie, com série de adesivos de boomerang;
  • Resposta a mensagem específica ao longo da conversa;
  • Efeitos animados;
  • Controle de mensagens, decidindo quem pode ou não enviar mensagens diretamente;
  • Modo temporário, com desaparecimento de mensagens após visualizações ou fechamento do bate-papo;
  • Denúncia e atualizações de bloqueio, com possibilidade de comunicar conversas completas, além de mensagens únicas no Instagram.