Topo

Ele ou ela? Instagram testa pronomes no perfil; entenda por que importa

Divulgação/Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

13/05/2021 08h00

O Instagram permitirá em breve que você acrescente pronomes em sua bio —aquele texto de apresentação localizado logo abaixo de sua foto de perfil na rede social.

A novidade serve para que as pessoas interajam entre elas usando os pronomes adequados, escolhidos por cada usuário. Podem ser selecionados até quatro pronomes diferentes, incluindo "ele", "ela" e variações do idioma inglês.

Se você mora nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá ou na Austrália, essa já é uma opção possível. Mas, ao anunciar a nova atualização, a rede social afirmou que "há planos" para levar a função a outros países em breve.

Como funciona

Atualmente, alguns perfis do Instagram já adicionam manualmente em suas bios pronomes como "ele/dele" ou "ela/dela", de acordo com a maneira com a qual preferem ser tratados.

Com a novidade, os pronomes deixam de contar no limite de 150 caracteres da bio e passam a aparecer ao lado do nome de usuário, em cinza, de forma oficial. Eles podem ser alterados a qualquer momento e também há a opção de deixá-los visíveis apenas aos seus seguidores.

Os pronomes só podem ser selecionados de uma lista disponibilizada pelo Instagram, mas a rede social encoraja que, caso você não encontre o pronome que deseja, encaminhe a sugestão para novos acréscimos.

Por que isso é importante

A sinalização dos pronomes mais adequados para se referir a você é uma prática para tentar tornar a rede social mais amigável e inclusiva, em especial com a comunidade transexual.

Há quem acredite que basta olhar para a foto para saber se a pessoa é "homem" ou "mulher", mas nem todos se sentem confortáveis com a imposição de um gênero sobre si.

Por isso, grupos de ativismo pelos direitos LGBTQs foram consultados pelo Instagram para montar a lista dos pronomes atualmente disponíveis.