Topo

Gosta de ouvir o próprio áudio? WhatsApp prepara função de 'revisão'

GiorgioMagini/Getty Images/iStockphoto
Imagem: GiorgioMagini/Getty Images/iStockphoto

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

02/05/2021 11h38

A versão de testes do WhatsApp começou a experimentar um novo recurso que deve ser bem-vindo entre pessoas que gostam de ouvir a própria mensagem de áudio após enviá-la numa conversa. Trata-se da função "revisão", que, como o nome sugere, permite revisar uma mensagem de áudio antes de enviá-la.

O recurso apareceu no código de uma versão beta do WhatsApp ainda não disponível para o público, segundo informações do site WABetaInfo, especializado em antecipar novidades do aplicativo. Como está em fase de testes, o recurso não tem data para ser oficialmente lançado.

Funciona da seguinte maneira: após pressionar o ícone de microfone para começar a gravar um áudio e arrastá-lo para cima para "travar" a gravação, surge no campo de gravação o botão "review" (revisar). Ao tocar nele, é possível ouvir o que você gravou até aquele momento e decidir se quer cancelar o áudio ou enviá-lo assim mesmo.

Segundo o WABetaInfo, o recurso está em desenvolvimento e deve ser lançado em uma atualização futura do app para Android e iOS. Quem usa a versão beta do aplicativo, que recebe funções novas antes que elas sejam lançadas para todos, ainda não tem acesso a esta novidade.

Outras novidades

Além da função "review", o WhatsApp também está trabalhando em outros recursos para as mensagens de áudio. O mais aguardado é o de acelerar gravações, já disponível na versão beta do aplicativo.

Na sexta-feira (30), uma nova versão de testes do app foi lançada para celulares Android incluindo a função de acelerar mensagens de áudio: após dar o play, é possível escolher se quer ouvir a gravação em até duas vezes a velocidade normal.

O recurso havia sido habilitado pela primeira vez na versão de testes liberada em 22 de abril, mas apenas para uma pequena parcela de pessoas que usam o WhatsApp beta. Desta vez a função está aparecendo para mais usuários, embora ainda não para todos.

Assim como a opção de revisar áudios, o botão de aceleração ainda está em fase de testes e, por isso, não há previsão de quando será lançado na versão "normal" do aplicativo que todos usam.