Topo

Quer mais privacidade? WhatsApp para de avisar se áudio foi escutado

Reprodução
Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

12/03/2021 12h49

Você deve ter algum amigo que desativa a notificação de confirmação de leitura e te deixa curioso, já que os "risquinhos" das mensagens não ficam azuis. Mas, se você é mais curioso, pode mandar um áudio para receber a confirmação de que a mensagem foi ouvida. Bom, pelo menos até agora.

O WhatsApp parou de avisar que os áudios foram ouvidos pelos usuários que desativaram a confirmação de leituras de mensagens. Mas isso só é possível para as pessoas que possuem iPhone, já que a atualização está disponível apenas na versão 2.21.40.13, na App Store.

Quando você envia uma mensagem por WhatsApp, você sabe que seu destinatário a recebeu por conta dos dois "checks" que aparecem no lado direito - que ficam azuis para confirmar a leitura. No caso de áudios, além dos dois risquinhos um microfone indica se a pessoa ouviu a mensagem.

Tilt fez o teste e realmente o "microfone azul" não aparece mais nos áudios enviados para usuários com iPhones - contudo, na versão web o recurso ainda não funciona.

A mudança foi percebida primeiramente pelo site WABetainfo, especialista em verificar as inovações no WhatsApp. No entanto, a publicação achava que poderia ser um erro, já que a atualização não havia chegado para celulares com sistema operacional Android.

Tilt entrou em contato com o WhatsApp para confirmar a informação, mas até o momento não obteve retorno.

Usuários comemoram

A mudança provocou bastante repercussão entre alguns usuários, que fizeram postagens comemorando. Isso porque muitas pessoas reclamavam que, mesmo desativando o recurso de confirmação de leitura, não tinham como não mostrar que ouviram um áudio.

Uma publicação falando que "nunca foi sorte!" viralizou e, até a publicação dessa notícia, já tinha mais de 8 mil curtidas.

Já este usuário agradeceu o WhatsApp por poder ouvir o áudio e fingir que não ouviu.

Mas claro, também teve quem reclamasse da atualização.

Como desativar a confirmação?

Desativar a confirmação de leitura (e agora de áudio, no caso de usuários de iPhone) é muito simples. Basta acessar os três pontinhos no lado direito da tela e entrar em "Configurações". Na sequência entre em "Conta", "Privacidade" e desative a "Confirmação de leitura".

Pronto, você já tem um pouco mais de privacidade e poderá ler as mensagens ou ouvir os áudios sem se preocupar se o "remetente" vai saber que você está por dentro do assunto.