Arte UOL
Para desativar os tiques "azuis", acesse as configurações --no Android, fica no topo direito da tela inicial do app; no iOS, no canto direito. Entre em "Conta", "Privacidade" e desative "Confirmações de leitura".
A versão iOS do WhatsApp permite abrir a conversa em pop-up. Dessa maneira, você consegue ler uma parte da mensagem sem ativar os tiques azuis. Basta tocar e segurar o chat por alguns segundos.
Com a pré-visualização ativada, você consegue ler a mensagem de texto nas notificações de uma nova mensagem. Acesse as configurações e entre em ?Notificações?. Ative a opção ?Mostrar pré-visualização?.
No iOS, após ativar a pré-visualização, você poderá ler a mensagem pela notificação, como dissemos na dica anterior. Para mensagens mais longas, basta tocar e segurar por alguns segundos.
O WhatsApp para Android tem a opção de inserir um widget na tela inicial do aparelho. Há vários deles, mas tem um que possibilita a visualização das mensagens.
Sair da internet também funciona. Mas assim que conectar novamente, os tiques azuis vão te dedurar. Desligue o wi-fi e as redes móveis ou ative o modo avião. Este último também desativa o sinal de celular.
Toque no nome do contato no alto do chat e depois "Bloquear contato". Lembre-se que ele não poderá mais mandar mensagens ou ligar para você. Para retomar a conversa, repita os passos e desbloqueie.
O WhatsApp Web tem mais alguns recursos diferenciados. Nesta opção, você só precisa posicionar o cursor do mouse sob a mensagem desejada, sem clicar nela.
Basta abrir o app para computador --ou aba do navegador-- e pôr a tela de outro programa em cima, mas de um jeito que permita ver a conversa. Se selecionar o Web, as mensagens serão marcadas como lidas.
Dá para ver no WhatsApp Web as mensagens em pop-up. Acesse as Configurações (três pontinhos no topo), Notificações e ative Notificações na área de trabalho. Deixe ativado também "Mostrar prévia".
Publicado em 01 de fevereiro de 2021.
Texto: Nicole D'Almeida
Edição de arte: Carol Malavolta
Edição: Márcio Padrão




Continue navegando por Tilt