Topo

Com 1,4 bilhão de chamadas, WhatsApp bate seu recorde no Réveillon

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Cleberson Santos

Colaboração para Tilt

04/01/2021 16h46

O ano de 2020 ficou marcado pelo uso massivo da tecnologia para reaproximar as pessoas na longa quarentena de covid-19. Com as festas de fim de ano não foi diferente. Segundo relatório divulgado pelo Facebook, nunca houve tantas chamadas de vídeo ou lives em suas ferramentas quanto no último Réveillon, na semana passada.

Somente no WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais popular no Brasil, foram feitas mais de 1,4 bilhão de chamadas de voz e vídeo em todo o mundo no dia 31 de dezembro. Foi a maior quantidade de ligações feitas pelo aplicativo num único dia e representou também um aumento de 50% em comparação à virada de 2019-2020.

Há cerca de 7,8 bilhões de pessoas no mundo atualmente. Se cada mensagem tivesse sido enviada por uma pessoa diferente, é como se cerca de um quinto da população do globo estivesse no "Zap" na virada. Mas possivelmente o número inclui pessoas que mandaram várias mensagens no período.

O Messenger, que é um concorrente interno do WhatsApp —ambos pertencem ao Facebook—, também teve recorde absoluto em quantidade de videochamadas em grupo. Sem divulgar números, a empresa afirmou que foram feitas duas vezes mais videochamadas em Nova York que qualquer outro dia normal.

Outra tecnologia que caiu no gosto popular em 2020 foram as lives. O Facebook afirmou que, tanto em sua rede social principal quanto no Instagram, foram feitas 55 milhões de transmissões ao vivo somente na véspera de ano novo.

Para dar conta de toda essa demanda, o Facebook precisou reforçar seus servidores. De acordo com Caitlin Banford, gerente do programa técnico da empresa, o Réveillon já é uma data que costuma sobrecarregar as redes sociais. Com os picos de tráfego durante o começo da pandemia, logo foi percebida a necessidade de "promover melhorias de eficiência sem precedentes" para o fim do ano.

"Este trabalho incluiu teste de carga, teste de recuperação de quedas e de capacidade de embaralhamento. A véspera de ano novo foi muito diferente e tínhamos equipes de engenharia, em todos os aplicativos do Facebook, prontas para dar suporte a qualquer problema", afirmou Banford no relatório.