PUBLICIDADE
Topo

Bug no iOS 14 bagunça configurações de email e navegador nos iPhones

Sistema operacional foi lançado nesta semana - Reprodução
Sistema operacional foi lançado nesta semana Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

18/09/2020 15h50Atualizada em 22/09/2020 10h17

Nós avisamos para você não atualizar imediatamente. O novo sistema operacional do iPhone, o iOS 14, foi lançado pela Apple nesta quarta-feira (16) e, como de costume, usuários estão relatando problemas causados pela atualização, principalmente um bug nas configurações de email e navegador.

Uma das novidades é a opção de alterar os aplicativos-padrão de email e navegador para programas de terceiros, como Outlook e Google Chrome. Após a troca, todos os links clicados seriam automaticamente abertos no navegador escolhido, além dos emails direcionados para o novo cliente.

Mas alguns usuários relataram que, ao trocar apenas o email, mas manter o Safari como padrão, as mensagens clicadas no navegador continuam sendo abertas no app de emails da Apple, ignorando a alteração nas configurações.

O bug parece afetar diversos serviços de terceiros, como o Chrome e o Edge, sugerindo que a falha está no sistema da Apple — que ainda não se manifestou sobre o caso. Espera-se uma atualização para o iOS 14 nos próximos dias, que provavelmente corrigirá este e outros problemas.

Novidades do iOS 14

Por que você não deve correr para atualizar o iPhone?

Para não ter problemas com mau funcionamento de apps, é importante que você não atualize o iPhone logo de cara. Se ainda não o fez, espere algumas semanas. Isso é ainda mais importante este ano.

Desenvolvedores de aplicativos ficaram irritados com a disponibilização repentina do iOS 14. Segundo eles, a Apple avisou sobre o lançamento apenas no dia anterior. Assim, não tiveram tempo hábil para otimizar seus produtos para o novo sistema — e muitos deles pararam de funcionar. Nos lançamentos anteriores, eles recebiam pelo menos uma semana para lançar atualizações na App Store.

Por isso, sugerimos que os usuários segurassem a ansiedade, dando tempo para a Apple corrigir os costumeiros bugs iniciais e também para os desenvolvedores se adaptarem.

A Apple geralmente faz em junho sua conferência para desenvolvedores. Nela, anuncia o que virá de novo nos sistemas operacionais e também lança a primeira versão beta, para que os desenvolvedores de apps para iOS testem.

Ao longo dos meses seguintes, sai um novo beta, para corrigir problemas e adicionar recursos. Assim, os apps vão sendo testados com o novo sistema —sempre tem algo que deixa de funcionar ou se comporta de maneira diferente na nova versão. Mas, durante todo esse período, os desenvolvedores não podem enviar suas atualizações para a App Store.

Após o evento de anúncio de novos produtos, em setembro, a Apple lança a versão GM (Golden Master) dos sistemas operacionais. E aí passa a aceitar os envios de atualizações dos aplicativos para o novo sistema. Geralmente, há cerca de dez dias entre o anúncio e a disponibilização da nova versão do iOS —um tempo essencial para os desenvolvedores fazerem os testes finais e subir as atualizações para aprovação na loja.

Sem esse processo, alguns apps que você já está acostumado a usar podem sofrer problemas de incompatibilidade com o iOS 14. Se já atualizou, mantenha a calma: isso é temporário.