Topo

Twitter informa que punirá contas que desejarem a morte de Trump, diz site

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Saul Loeb/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2020 23h20

O Twitter afirmou que usuários que postarem mensagens torcendo pela morte do presidente americano Donald Trump, diagnosticado com covid-19, terão de removê-las ou poderão sofrer medidas corretivas, de acordo com informações do site Vice.

"O conteúdo que deseja, espera ou expressa o desejo de morte, lesão corporal grave ou doença fatal contra um indivíduo é contra nossas regras", disse o Twitter em um comunicado.

Uma das medidas corretivas citadas pelo Twitter seria a "alteração da conta para o modo somente leitura". De acordo com as regras da rede social, isso ocorre "se houver evidências de que uma conta íntegra está em meio a um episódio abusivo".

O site Vice diz ter questionado especificamente sobre o caso de Donald Trump. Como resposta, a rede social informou que "não executará ações de imposição em cada tuíte. Estamos priorizando a remoção de conteúdo quando houver uma frase de chamariz clara que pode causar danos reais".

"Poderemos mudá-la temporariamente para o modo somente leitura e restringir Tweets, Retweets ou curtidas até os ânimos se acalmarem. A pessoa só poderá ler o conteúdo de sua timeline e enviar Mensagens Diretas aos seus seguidores", disse.

Trump está com febre e foi internado

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que testou positivo para covid-19 no início da madrugada de hoje e informou ainda que sua esposa, a primeira-dama Melania Trump, também está com a doença.

"Esta noite, Melania e eu testamos positivo para covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos", escreveu o presidente.

Trump sentiu febre e fadiga e foi levado a um hospital por medida de precaução, conforme explicou ele mesmo em um vídeo publicado no Twitter. "Gostaria de agradecer a todos pelo enorme apoio, eu vou para o hospital Walter Reed. Eu acho que estou indo muito bem, mas vamos nos assegurar que as coisas funcionem bem, e a primeira-dama está indo muito bem", postou Trump.

O republicano, de 74 anos de idade, é diagnosticado com o novo coronavírus em meio à sua campanha pela reeleição, em que enfrenta o democrata Joe Biden. A eleição está marcada para 3 de novembro.

Ao longo da pandemia, Trump tem minimizado o novo coronavírus e frequentemente aparece sem máscaras em eventos públicos —ele, inclusive, ironizou Biden pelo uso de máscaras. Nas redes sociais, Biden diz que reza pela "saúde e segurança do presidente e de sua família".

À tarde, Joe Biden, que também fez o teste para covid-19, disse que o seu resultado deu negativo.