Topo

Por que Antônio Fagundes teve comentários bloqueados no Instagram?

Reprodução/vídeo
Imagem: Reprodução/vídeo

De Tilt, em São Paulo *

12/08/2020 12h11Atualizada em 12/08/2020 12h11

Lembra quando o ator e diretor Miguel Falabella contou aos seus seguidores do Instagram que a rede social o bloqueou pelo excesso de curtidas? Agora foi a vez do perfil de outro ator veterano, Antônio Fagundes, ter seu recurso de comentários bloqueado após enviar mais de 4.000 emojis a fãs. O Instagram realiza esse bloqueio por precaução, quando seu sistema verifica comportamentos incomuns.

Fagundes postou na sexta-feira (7) uma foto dele com sua mulher, Alexandra Martins, em um camarim, relembrando estar afastado do teatro por causa do isolamento social imposto pelo novo coronavírus. O ator se emocionou com as interações dos fãs para a imagem e resolveu responder a cada um deles com um emoji de flor.

Em um vídeo postado no próprio Instagram no domingo (9), Fagundes confirmou o bloqueio de seus comentários. "O Instagram bloqueou meus comentários, porque eles acharam que era um robô! Não era, não. Era euzinho mesmo! Então, não reparem se não tiver comentários por uns tempos, porque eles estão tentando entender quem é que manda mais de quatro mil rosas", brincou.

Olhem só o que aconteceu por aqui... ‍♂️

Uma publicação compartilhada por Antonio Fagundes (@antoniofagundes) em

Mas será que o Instagram bloqueia mesmo quem interage demais? Na época do bloqueio de Miguel Falabella, Tilt procurou a empresa, e ela reforçou o que está nas regras públicas do app: os bloqueios temporários (e até mesmo a desativação da conta) podem acontecer mediante comportamentos inadequados feitos pelos internautas.

Os exemplos mais óbvios são a publicação de conteúdos ligados a nudez, relações sexuais, pedofilia, exaltação ou apoio ao terrorismo, crime organizado, grupos de ódio. Mas comportamentos que se aproximem ao de spam também são passíveis de bloqueios.

É o que pode ter acontecido com as contas de Falabella e Fagundes. Por mais que não tenham feito de propósito, o sistema do Instagram pode ter entendido que o volume de interações dos perfis estava muito alto. Logo, foram bloqueados por terem sido identificados como comportamento suspeito.

As regras do Instagram são: "para ajudar a nos livrar de spam, evite coletar curtidas, seguidores ou compartilhamentos artificialmente. Também evite publicar comentários ou conteúdos repetitivos ou entrar em contato com pessoas repetidamente para fins comerciais sem o consentimento delas".

* Colaboraram Bruno Madrid e Bruna Souza Cruz