Topo

WhatsApp ainda não protege seu backup com senha, mas isso vai mudar

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

03/03/2020 13h25

O WhatsApp traz uma novidade de segurança, atualizando o app para quem participa do programa Beta na versão para Android (versão 2.20.66). O recurso, que ainda está em fase de testes, é chamado de "Protect Backup" e fará uma criptografia de backups. Ou seja, a partir da nova versão as mensagens do aplicativo salvas no Google Drive estarão mais seguras.

Por que não tínhamos isso antes? Apesar de o app ter criptografia de ponta a ponta há alguns anos, isso não se estendia ao backup e era uma brecha até mesmo para criminosos terem acesso ao conteúdo. Agora espera-se que esse problema acabe no futuro, quando (ou se) o recurso for lançado.

Segundo descobriu o WABetaInfo — que costuma antecipar as atualizações do aplicativo— o Protect Backup vai permitir criptografar o backup com uma senha. Assim, o usuário terá certeza de que ninguém, nem mesmo o WhatsApp ou o Google, vejam suas mensagens. O recurso também poderá ser desativado, evitando que o usuário tenha problemas caso esqueça a senha.

De acordo com o portal, não há data oficial para o lançamento do recurso, que está em fase Alfa de desenvolvimento. Isso que significa que a versão teste ainda contém diversos erros.

WhatsApp está preparando uma proteção com senha para seu backup 1 - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

WhatsApp está preparando uma proteção com senha para seu backup 2 - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

A nova versão do WhatsApp também adicionou cores sólidas ao aplicativo de mensagens, trazendo cores claras e escuras como opção ao usuário.

Quem quisesse utilizar a nova versão beta poderia se inscrever no WhatsApp Beta por meio da página do Google Play. Mas, o aplicativo informa que a versão atingiu o máximo de participantes e não está aberta para mais testadores no momento.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

WhatsApp tem regras; entenda

UOL Notícias