Topo

UP? AC? Ward? Que raios significam essas siglas em comentários do Facebook?

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

22/01/2020 04h00

Você já deve ter visto nas postagens e grupos do Facebook alguém comentando apenas "UP" ou "AC". Ainda não sabe o que significam? São siglas ou palavras? Sem suspense: dá para adiantar que um deles é uma palavra, e o outro, uma redução de palavra. São gírias funcionais para quem está acompanhando a discussão nas caixas de comentários do Facebook.

Diremos aqui em que situações os termos são usados —e, por que não, começar a usá-los também.

UP

Essa veio direto do Orkut para o Facebook.

Significa "acima", em inglês, e serve justamente para "subir" uma publicação. É uma forma de movimentar a postagem, mesmo uma bem antiga, para que ela volte a aparecer na linha do tempo das pessoas. No Facebook, os posts ficam em maior evidência assim que são publicados; depois disso, só aparecem se receberem comentários ou compartilhamentos que os deixe em evidência.

Um exemplo: no mês passado, você publicou um anúncio de uma máquina fotográfica em um grupo do Facebook de equipamentos usados. Ainda não conseguiu vendê-la, mas agora há muitas postagens novas acima da sua. Para que seu post volte a ser relevante e a aparecer no feed dos membros do grupo, você pode, então, simplesmente comentar "UP". Na verdade, pode comentar qualquer coisa que o efeito será o mesmo — apenas convencionou-se usar essa sigla nestes casos.

AC

Quer dizer "acompanhando". É uma forma de ativar as notificações em alguma postagem que você tenha interesse. Serve para seguir uma discussão, ver se uma dúvida foi resolvida, se aconteceu algo de interessante, se rolou treta... No Facebook, quando você comenta em alguma postagem, automaticamente passa a receber um alerta sempre que houver algum comentário novo abaixo do seu.

Outro exemplo: um amigo seu fez um post, no próprio perfil, pedindo indicações de restaurantes bons e baratos em São Paulo. Você não tem nenhuma indicação, mas ficou interessado em saber o que as outras pessoas iriam responder. Então, pode apenas comentar um "AC", para mostrar que está acompanhando a conversa e receber notificações das próximas mensagens.

Também neste caso, você poderia comentar qualquer coisa, mas convencionou-se usar esta sigla, em um tempo em que ainda não havia o botão "ativar notificações para esta publicação" no Facebook. Hoje você pode usar esse recurso, ilustrado com um sininho no menu superior direito de qualquer publicação.

Ward

A versão nerd do "AC", com exatamente a mesma função: acompanhar um tópico, recebendo notificações dos comentários. O termo veio do jogo League of Legends (LoL): ward é um item que permite que o jogador visualize áreas do mapa que normalmente não são reveladas. E virou até verbo no Facebook, "vou Wardar esse tópico pra ver depois".

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS