Topo

O tempo é implacável: homem tira selfie diariamente há 20 anos

O fotógrafo americano Noah Kalina no início de seu projeto de selfies diárias, em 2000 (à esq), e em foto recente - Reprodução
O fotógrafo americano Noah Kalina no início de seu projeto de selfies diárias, em 2000 (à esq), e em foto recente Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

16/01/2020 17h55

"Mais um ano se passou, estou ficando velho e acabado", diz a canção "A Lua e Eu". Ao olhar no espelho você consegue perceber que está envelhecendo? Pois o fotógrafo americano Noah Kalina criou um hábito que o faz ter a percepção exata do quanto está mudando nos últimos 20 anos. O americano começou a tirar selfies aos 19 anos, em 11 de janeiro de 2000, e desde 2006 vai atualizando um vídeo para o projeto "Everyday by Noah Kalina".

O vídeo mais recente publicado por Kalina mostra a evolução dele ao longo de 7.263 dias. Ao longo de oito minutos e 17 segundos é possível ver a evolução do fotógrafo, com as mudanças no cabelo, na barba e, principalmente, na feição do fotógrafo. Além disso, dá para observar o crescimento profissional de Kalina, já que as fotos passam por pequenos espaços até grandes estúdios com câmeras e recursos ao fundo.

Inspiração

Desde que o projeto de Kalina ficou famoso nos Estados Unidos após ele postar a evolução do tempo, em 2006, diversas pessoas se inspiraram no fotógrafo para mostrar sua evolução durante a vida. O jovem David Spinosa, por exemplo, tira selfies desde os oito anos de idade —atualmente está com 22.

Outro caso que chama bastante atenção é de Jaime Raines. Transsexual, ele começou a tomar testosterona aos 18 anos e registrou sua evolução ao longo do tempo em um vídeo. Atualmente, ele é youtuber e tem 21 anos.

Veja a reação de alguns internautas ao trabalho de Kalina:

Isso é ainda mais emocionante agora do que há 20 anos. @noahkalina atualiza seu projeto "Everyday".

"@noahkalina Assistir ao vídeo foi uma das experiências mais emocionantes que já tive. Foi hipnotizante. Excelente escolha na música também. Absolutamente fantástico!"

@noahkalina Me provocou um recorde de nostalgia de onde estava a 20 anos até agora ... #Feliz por ser você.

"@noahkalina parabéns da Itália, você começou antes da #selfie ser tão famosa quanto hoje! Muito bom trabalho artístico!"

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS