Topo

Afinal, o que você pode fazer ou não ao usar WhatsApp no trabalho?

"Por que o funcionário não me respondeu???" Não seja essa pessoa - Estúdio Rebimboca/UOL
"Por que o funcionário não me respondeu???" Não seja essa pessoa Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Renan Dionísio

Colaboração para Tilt

20/10/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • Grupo de WhatsApp do trabalho também é para se respeitar hierarquia empresarial
  • Escreva somente o que é do interesse de todos ou sobre o tema do grupo
  • Não fique mandando mensagens soltas de bom dia
  • Mesmo se mensagem foi visualizada, ninguém é obrigado a responder de imediato

Os apps de mensagem, como o WhatsApp, já se tornaram o principal meio de comunicação entre família, amigos e até no trabalho. Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados quando se trata de assuntos profissionais. Afinal, o que é certo e o que é errado no uso de WhatsApp no trabalho?

Conversamos com Ana Klebis, diretora de recursos humanos da empresa de tecnologia Sphere, para entender mais dessa "etiqueta". Ana disse que o app já se tornou parte da vital na empresa e que funciona muito bem para mensagens rápidas, mas que para o resto, ainda conta mais o olho no olho.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma relação melhor com seus colegas de trabalho e seus superiores.

Não cobre por respostas

Você mandou a mensagem para a pessoa. Em poucos minutos você foi ver se já tinha uma resposta. A pessoa ainda não te respondeu, mas já visualizou (risquinhos azuis), e você cobrou uma resposta. Não faça isso.

Além de ninguém ser obrigado a responder de imediato, a pessoa pode estar ocupada com outras tarefas. Se o assunto for de urgência, ligue para a pessoa.

Respeite a hierarquia

No grupo do trabalho a hierarquia empresarial continua. Use vocabulário adequado quando se dirigir ao superior e deixe para resolver questões mais pontuais pessoalmente.

Foque no assunto

Na hora de mandar mensagens no grupo, escreva somente o que é do interesse de todos e que tenha relação com o tema do grupo, com linguagem polida. Correntes, piadas, orações, conversas palavra por palavra e qualquer outro assunto fora do tema devem ser evitados.

Bom dia!

Como dito no item acima, mantenha as mensagens do grupo com foco no tema do grupo. Não fique mandando mensagens soltas de bom dia, pois não é adequado e não é todo mundo que acorda de bom humor.

Assunto pessoal x assunto de grupo

Quando precisar falar algo pessoal com alguém, não use o grupo em comum para fazê-lo. O grupo é para tratar de assunto em comum com todos os membros; assim, assuntos pessoais devem ser tratados em conversas privadas.

Emoticons

Emoticons devem ser usados de forma moderada e apenas com colegas mais íntimos, pois dão um ar informal, infantil e até de falta de profissionalismo à conversa. Quando conversar com um superior, opte por não usar.

Fotos

O grupo está lá para conversar sobre o tema proposto —trabalho. Então opte por não mandar fotos do seu cafezinho, do seu almoço, nem com conteúdo pesado, como acidentes, pornografia e afins.

Cuidado com os áudios

Sempre que for tratar de trabalho no WhatsApp, prefira as mensagens de texto. Caso seja um assunto que vai tomar bastante tempo dos dois, faça uma chamada. Áudios devem ser curtos e reservados a emergências, quando não consegue digitar.

Saiba quando checar as mensagens

Evite checar seu WhatsApp enquanto está conversando pessoalmente com alguém, pois pode passar uma imagem de desinteresse na conversa. O mesmo vale para reuniões, pois além de desinteresse, passa um ar de desrespeito com os outros participantes. Cheque seu celular quando estiver com um tempinho livre.

"JÁ TERMINOU O RELATÓRIO?"

Quando for mandar mensagens, evite usar o Caps Lock —isto é, as mensagens todas em letras maiúsculas. Elas dão a impressão de que aquilo está sendo gritado, o que pode causar um mal entendido, além de passar uma imagem grosseira.

Mensagens fora de hora

Respeite o horário comercial. Eventualmente podem aparecer demandar urgentes, mas elas não devem se tornar rotina. Afinal, ninguém merece ter que ficar respondendo mensagens em horário de almoço ou em finais de semana.

Informações sigilosas

Nunca compartilhe informações sigilosas de sua empresa com terceiros. Além disso, evite mencionar dados e informações através das mensagens. O app é seguro, mas não precisa dar sopa para o azar.

Atenção dobrada

Muito cuidado na hora de mandar qualquer mensagem relacionada ao seu trabalho pelo mensageiro. Sempre releia aquilo que escreveu e verifique se está mandando para a pessoa certa.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

WhatsApp