Topo

Microsoft registra patente para tapete dedicado à realidade virtual

Documento da Microsoft simula usuário dentro de uma experiência de realidade virtual em cima do tapete - Divulgação/Microsoft
Documento da Microsoft simula usuário dentro de uma experiência de realidade virtual em cima do tapete Imagem: Divulgação/Microsoft

De Tilt, em São Paulo

09/10/2019 12h33

A Microsoft, dias depois de apresentar um dispositivo dobrável com duas telas, registrou a patente de um tapete que permite experiências com realidade virtual.

De acordo com o site Variety, os detalhes do documento sugerem que a empresa de tecnologia não desistiu da ideia de levar a realidade virtual aos consoles de Xbox. No entanto, oficialmente, a empresa não se manifestou sobre a relação entre o produto e o videogame.

No documento do registro, o tapete pode ser colocado no chão e serve como uma espécie de delimitador da zona segura da realidade virtual, evitando que o usuário tropece em móveis ou colida com paredes, por exemplo - o que reforça a tese do uso para videogames.

O produto também teria sensores que captam dados e são capazes de transmitir vibrações - tudo isso para otimizar a experiência.

Outros possíveis adereços do tapete são marcadores que se ligam ao capacete do usuário para reforçar a segurança.

O registro da patente não indica necessariamente que a Microsoft está desenvolvendo ou pretende desenvolver o tapete - segundo o Variety, várias empresas fazem isso para garantir que ninguém elabore algo semelhante.