Topo

De volta à briga! Microsoft revela celular dobrável com 2 telas e Android

Novo "celular" da Microsoft: o Surface Duo - Microsoft / AFP
Novo "celular" da Microsoft: o Surface Duo Imagem: Microsoft / AFP

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

02/10/2019 13h49Atualizada em 02/10/2019 18h56

Sem tempo, irmão

  • Surface Duo é 1º aparelho dobrável com duas telas da empresa
  • Microsoft não quer chamar de celular, mas ele faz ligações telefônicas
  • Outro aparelho com duas telas, o Surface Neo, parece livro e chega em 2020
  • Novos dispositivos não terão Windows, mas usarão o Android, do Google

O final de 2020 será o momento em que a Microsoft tentará reparar um de seus maiores fracassos: não suceder no emergente mercado de smartphones. A empresa apresentou nesta quarta-feira (2) o Surface Duo, aparelho dobrável com duas telas que ela reluta em chamar de telefone celular, mas que na prática é isso mesmo.

À Wired, o chefe de produtos da Microsoft, Panos Panay, defendeu que o produto inaugurará uma nova linha de eletrônicos com duas delas que não encaixa na categoria smartphone. Na prática, no entanto, ele é um aparelho em que você usa para chamadas telefônicas, também conhecido como um telefone celular.

Desta vez, a Microsoft abrirá mão do sistema operacional Windows, que foi adaptado enquanto a empresa manteve viva a linha Windows Phone (até 2017). Os novos dispositivos usarão o Android, do Google, usado em praticamente toda a indústria de smartphones — Apple e, recentemente, Huawei são as exceções.

Curioso com o tamanho do aparelho? Cada tela terá 5,6 polegadas, com bordas espessas acima e abaixo do display. Se somadas, elas ficam com 8 polegadas. O aparelho ainda conta com o processador Snapdragon 855, adotado pelos melhores celulares da atualidade.

"Celular" é miniatura de novo tablet

Uma patente de dispositivo dobrável da Microsoft havia vazado recentemente, levantando expectativas para o evento desta semana. Antes do Surface Duo, a tecnologia foi revelada com Surface Neo, dispositivo semelhante a um livro ou um caderno que também chega ao mercado no fim de 2020.

Este é o Surface Neo, aparelho dobrável anunciado ao público pela Microsoft nesta quarta - Reprodução/Twitter
Este é o Surface Neo, aparelho dobrável anunciado ao público pela Microsoft nesta quarta
Imagem: Reprodução/Twitter

O modelo, que não teve preço estipulado pela Microsoft, vem com a nova versão do Windows 10 (denominada Windows 10X) e uma espécie de entrada "magnética" em que é possível conectar a caneta "Pen Slim" tanto para carregamento quanto para pareamento.

Cada tela tem 9 polegadas de diagonal e 5,6 mm de espessura. O eletrônico pesa 655 gramas e usa o Gorilla Glass para proteção contra quedas e arranhões.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro