Topo

App


Sem procrastinar: conheça apps para organizar suas tarefas diárias

Dê um adeus para a preguiça! Aplicativos podem ajudar na organização da sua rotina - iStock
Dê um adeus para a preguiça! Aplicativos podem ajudar na organização da sua rotina Imagem: iStock

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

11/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Trello é famoso para fãs da metodologia kanban, que controlar o fluxo com sinalizadores
  • Evernote serve para listas e notas de voz; Google Agenda permite incluir outras pessoas
  • Alguns apps da lista têm recursos que só são liberados nas versões premium, pagas

Se você é do tipo de pessoa que se distrai demais com o smartphone e deixa para depois aquela tarefa importante para o seu dia, a mesma tecnologia que atrapalha pode ajudar. Há vários aplicativos gratuitos que auxiliam o seu dia a dia com listas de tarefas, lembretes e mais itens para que as atividades sejam cumpridas.

Você talvez conheça o Evernote ou o Google Agenda, bastante aprovados pelo público, mas o UOL também explica outros menos conhecidos e bem interessantes para sair da letargia, como o Habitica, que "gamefica" suas tarefas, ou o Wunderlist, que divide tudo por temas.

Trello - Reprodução - Reprodução
Trello permite personalizar etiquetas e adicionar membros dentro de uma atividade
Imagem: Reprodução

1. Trello

Famoso para fãs da metodologia kanban (ferramenta para controlar o fluxo com sinalizadores), o Trello é uma ótima opção para quem quer organizar o passo a passo de cada tarefa (na empresa ou até na vida pessoal).

Funciona assim: cada atividade possui três "partes": "a fazer", "em andamento" e "concluído". Para começar, basta adicionar um cartão no "a fazer", dar um nome a ele e personalizar --dá para colocar etiquetas, data de entrega e comentários, por exemplo. Depois disto, assim que você iniciar a tarefa que separou, basta arrastar o cartão para o campo "em andamento". Repita o processo assim que terminar a atividade, desta vez para o item "concluído".

Disponível em iOS e Android.

Habitica - Reprodução - Reprodução
No Habitica, dá até pra colocar o nível de dificuldade da sua tarefa
Imagem: Reprodução

2. Habitica

"Trate sua vida como um jogo para se manter motivado e organizado". É com este slogan que a Habitica quer mostrar o seu serviço. Com uma espécie de RPG, o app coloca um personagem para "falar" com você e explica como tudo funciona.

Ao criar uma tarefa, é possível até selecionar uma dificuldade, que servirá no futuro como bonificação (ou punição) após a realização (ou não!) das atividades. Quanto mais "missões" você cumprir, mais recursos do app terá. Um grande incentivo para quem gosta de jogar e precisa "dar um jeito" nas metas no dia a dia.

Disponível em iOS e Android.

Wunderlist - Reprodução - Reprodução
No Wunderlist, dá para dividir as atividades em temas como trabalho, vida particular, família e mais
Imagem: Reprodução

3. Wunderlist

No Wunderlist, você pode vincular sua conta da Microsoft ao app para fazer login. Ao abrir, é pedido ao usuário a seleção de quais temas ele pretende usar o serviço: trabalho, vida particular, família, etc.

Depois disso, basta adicionar uma tarefa pendente e editá-la, definindo datas, adicionando subtarefas e até anexando arquivos. O aparelho aciona um alarme em um período estabelecido e faz você lembrar o que realmente precisa fazer. Chega de enrolação!

Disponível em iOS e Android.

Todoist - Reprodução - Reprodução
Simples, Todoist é uma ótima opção para quem quer organizar tarefas
Imagem: Reprodução

4. Todoist

Conta no Google, Facebook ou email: você escolhe como quer se cadastrar no Todoist. Depois de aceitar os termos, o app permite a escolha de temas personalizados antes de começar. Caso o serviço apareça em inglês, basta acessar o menu (canto superior esquerdo), ir em Configurações > Geral > Idioma e alterar para o português.

No canto inferior direito, é possível adicionar uma tarefa e, após isto, clicar nela para colocar os detalhes, como data de vencimento, nível de prioridade e comentários. Lembretes e etiquetas, infelizmente, estão disponíveis apenas na versão premium (paga).

Disponível em iOS e Android.

Evernote - Reprodução - Reprodução
Precisa adicionar uma foto dentro da sua tarefa? No Evernote, é possível
Imagem: Reprodução

5. Evernote

O famoso app "do elefante" disponibiliza listas de tarefas, lembretes de voz e etiquetas personalizadas para cada ação. Além disto, é possível tirar fotos de recibos e outros documentos dentro de uma atividade e sincronizar tudo do Evernote no seu desktop.

O serviço é ideal para gerenciar projetos profissionais e pessoais, guardar ideias em formato de imagem e áudio e definir o controle de suas atividades. Há também versões premium que contam com recursos adicionais.

Disponível em iOS e Android.

Google Agenda - Reprodução - Reprodução
A gigante de tecnologia também tem um app específico para organizar o seu dia
Imagem: Reprodução

6. Google Agenda

A solução para organizar a vida pode estar mais perto do que você pensava! Controlado pela gigante de tecnologia, o app Google Agenda é simples e ao mesmo tempo poderoso.

Ele permite que você inclua todos os seus compromissos - como reuniões, por exemplo - e receba notificações sobre eles. O mais legal é que você pode notificar outras pessoas do seu círculo para comparecer ao evento agendado. É possível, também, criar metas e definir horários para que elas sejam cumpridas.

Disponível em iOS e Android.