Topo

É muito? Samsung Galaxy S10 pode ter uma câmera traseira de três lentes

Samsung Galaxy S9+ e S9, lançados neste ano - Márcio Padrão/UOL
Samsung Galaxy S9+ e S9, lançados neste ano Imagem: Márcio Padrão/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

01/06/2018 12h24

Duas câmeras no celular é coisa do passado. Desde que a fabricante chinesa Huawei fez algum barulho no exterior com o lançamento do P20 Pro, modelo que traz três lentes, a concorrência em breve deve seguir a proposta. A Samsung, segundo o novo rumor, será uma das primeiras.

De acordo com Kim Dong-won, analista da KB Securities, em um relatório divulgado pelo site coreano "The Investor", a Samsung vai considerar a possibilidade no top de linha Galaxy S10, com lançamento possivelmente para o primeiro semestre de 2019.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, a marca deve adicionar um sensor 3D, que pode ser usado para conteúdo de realidade aumentada.

O Galaxy S9+, lançado em fevereiro, tecnicamente já traz três câmeras contando com a câmera frontal. Na traseira, as duas lentes permitem um efeito "bokeh", ou "retrato", que é focar apenas o rosto da pessoa e borrar o fundo para dar um ar mais artístico à imagem.

A diferença do S9+ --e de outros modelos com câmera traseira dupla, como o iPhone X e 8 Plus da Apple-- para o Huawei P20 Pro é que este último tem três câmeras apenas na parte traseira.

No modelo há uma câmera preto e branca de 20 MP, uma câmera de 40 MP  colorida e uma câmera 8 MP com zoom 3x. O P20 Pro usa a câmera monocromática para ajudar a capturar detalhes finos, embora o resultado da imagem traga cores. 

Uma das maiores críticas ao Galaxy S9 --inclusive no UOL-- é que apesar de ser um excelente modelo que manteve a qualidade da linha Galaxy, trouxe poucas inovações relevantes em relação ao modelo anterior, o S8. A câmera de fato ganhou um recurso legal de abertura de luz variável --uma de f/2.4 e uma de f/1.5. Mas não houve muito frissom em cima disso.

Há alguns dias um analista da Deutsche Securities, Jialin Lu, disse ao jornal de Taiwan "Daily Economic News" que a Apple também está atrás de um celular com três lentes na traseira. Dois dos sensores capturariam um objeto de ângulos diferentes entre si, e as diferenças entre os dois cliques serviria ??para calcular distâncias ou aplicar outros truques de realidade aumentada.