Por que empresas que contratam elogios falsos nas redes levaram 'bronca' dos EUA
A agência reguladora do comércio nos Estados Unidos advertiu centenas de empresas, entre elas Amazon e Google, sobre a falsificação de comentários elogiosos de clientes, em meio a uma campanha enérgica contra a publicidade enganosa que prolifera na internet.
A Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) enviou avisos a cerca de 700 companhias, que podem ser multadas se violarem as regras sobre críticas online.
Uma indústria foi criada para ajudar as empresas a melhorar sua imagem na internet, que inclui serviços que usam comentários falsos e outras técnicas inescrupulosas para remover as opiniões negativas.
"O auge das redes sociais turvou a linha que separa o conteúdo autêntico da publicidade, o que levou a uma explosão de críticas enganosas", informou a agência federal em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14).
A FTC assinalou que grandes empresas e anunciantes estão na mira, mas detalhou que o simples fato de receber um aviso não "sugere, de forma alguma", uma má atuação. As multas podem chegar a 43.792 dólares por infração.
Os "falsos comentários e outros anúncios enganosos induzem o cliente ao erro e enfraquecem os negócios honestos", disse Samuel Levine, diretor do escritório de proteção ao consumidor da agência.
Grandes marcas, como Coca-Cola, a fabricante de brinquedos Mattel, os cereais Kellog's, a plataforma de hospedagens Airbnb e a página Expedia, estão entre as empresas advertidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.