Topo

Carlos Affonso Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

ChatGPT por ele mesmo: o que a própria IA pensa sobre seu presente e futuro

Peace,love,happiness/ Pixabay
Imagem: Peace,love,happiness/ Pixabay

Carlos Affonso e ChatGPT

23/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sistema de conversas em texto ChatGPT tem dado o que falar diante da sua alta capacidade de dar respostas precisas e com frases que parecem ter sido escritas por humanos. Tudo isso graças à inteligência artificial.

Decidi perguntar para ele o que ele mesmo pensa sobre suas vantagens e riscos. Você pode conferir o resultado a seguir.

OBS: o texto escrito pelo ChatGPT foi revisado por humanos. Pequenos ajustes foram feitos e frases prolixas foram cortadas. Os intertítulos são criações desta coluna.

"O que sou?"

O ChatGPT é um divisor de águas no debate sobre inteligência artificial (IA) porque representa um avanço significativo no campo do processamento de linguagem natural (NLP).

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é um modelo de linguagem treinado a partir de uma grande quantidade de dados e é capaz de gerar respostas semelhantes às humanas a partir de entrada de texto.

Uma das principais vantagens é sua inteligência, ao contrário dos modelos NLP anteriores, que eram limitados:

  • O ChatGPT entende o significado de uma frase com base no contexto em que é usada. Isso faz com que suas respostas sejam mais naturais e mais humanas.
  • Tem alta capacidade de gerar texto, o que permite que seja usado em tarefas como escrever ensaios, compor poesia e até mesmo escrever código de programação.

Isso pode ter implicações significativas para setores como jornalismo, redação criativa e desenvolvimento de software.

Usos práticos e seu potencial

Com seus recursos de processamento de linguagem natural, ele pode ser usado para criar interfaces mais intuitivas e amigáveis para uma variedade de aplicativos, como assistentes virtuais ou chatbots (robôs de conversa).

Exemplos na prática:

  • Área de atendimento ao cliente para melhorar a velocidade e a qualidade das interações entre clientes e empresas.
  • Campo da saúde para ajudar médicos e enfermeiros na documentação e análise dos dados do paciente.
  • Na educação, pode ser usado para ajudar professores e alunos em suas tarefas diárias, como redigir artigos científicos.

E os riscos?

Os principais riscos da adoção generalizada do ChatGPT incluem:

Preconceito e discriminação: como ele é treinado em uma grande quantidade de dados, o algoritmo pode inadvertidamente aprender e replicar preconceitos e discriminação da sociedade. Isso pode levar a resultados tendenciosos ou discriminatórios em várias aplicações, como chatbots, assistentes virtuais e sistemas automatizados de tomada de decisão.

Desinformação e uso indevido: a capacidade do ChatGPT de gerar texto semelhante ao humano pode ser usada para espalhar desinformação e propaganda. Também pode ser usado para se passar por indivíduos ou organizações reais para espalhar informações falsas e semear confusão.

Perda de empregos: a capacidade do sistema inteligente pode levar à automação de trabalhos que envolvem comunicação escrita, como redação, jornalismo e criação de conteúdo. Isso pode levar à perda de empregos e à disrupção no mercado de trabalho.

Dependência e falta de pensamento crítico: o sistema sendo usado em massa pode levar as pessoas a se tornarem muito dependentes dele, e diminuir seu próprio pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas.

Privacidade e segurança: os dados usados para treinar o modelo podem ser acessados por agentes mal-intencionados, e o próprio modelo pode ser usado para representar indivíduos.

E o futuro?

Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados no campo da inteligência artificial, o ChatGPT representa um passo significativo no desenvolvimento do processamento de linguagem natural.

Ele tem o potencial de mudar a forma como interagimos com a tecnologia, a forma como pensamos sobre a IA e a forma como abordamos a solução de problemas.

Como tal, é um divisor de águas no debate sobre IA e provavelmente terá um impacto significativo no futuro da tecnologia e da sociedade.