Topo

OPINIÃO

Com ou sem disco: qual é a melhor opção na hora de comprar um console novo?

PS5 terá versão com e sem drive para Blu-ray - Reprodução
PS5 terá versão com e sem drive para Blu-ray Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o START

12/10/2020 04h00Atualizada em 14/10/2020 11h22

Já sabemos quando e por quanto PlayStation 5 e Xbox Series X e S chegarão ao Brasil, quem está atrás desses videogames precisa lidar com outra dúvida (além do maior desafio, que é arranjar a grana para bancar os aparelhos): comprar as versões com disco ou economizar e levar as 100% digitais?

Esse dilema vale mais para o PlayStation 5, uma vez que a diferença entre as duas edições do console se limita à presença ou não do leitor de Blu-rays. No caso dos Xbox Series S e X, no entanto, há diferenças consideráveis no desempenho dos aparelhos. Por isso, ajudamos aqui a você se decidir melhor.

Alguns dos pontos levantados a seguir podem ajudar os interessados nos novos consoles da Microsoft a definir se vale a pena economizar e comprar um Series S ou gastar uma grana extra para levar para casa o Series X.

Vá de versão com disco se:

  • Pretende comprar ou vender jogos usados

Um dos principais argumentos de quem compra games em mídia física é a possibilidade de comprar games usados por uma fração do preço de um novo ou, ainda, vender após terminar ou enjoar de um jogo que foi comprado lacrado.

Ter um ciclo do tipo acaba dando um toque de sustentabilidade para a diversão e é especialmente interessante em um momento no qual os games sofrem reajustes de preço no Brasil.

  • Quiser rodar games antigos que você tem na prateleira
Pilha de jogos usados - Reprodução - Reprodução
Pilha de jogos usados ainda pode ser útil na nova geração
Imagem: Reprodução

Se você tem games de PS4 ou de algum console antigo da linha Xbox em disco, a única forma de utilizá-los em seu console novo é comprando as versões com entrada de disco dos novos aparelhos.

Do contrário, você terá que adquirir novamente aquele game que você tem na prateleira - algo que, com certeza, não agradaria ninguém

  • Tem o hábito de comprar games novos parcelados

Não são incomuns os casos de games novos em versão física sendo vendidos com descontos, especialmente em campanhas de pré-venda.

Além disso, em grandes varejistas é possível parcelar a compra de jogos físicos, o que não rola com os games em versão digital - a não ser, claro, que você compre um cartão pré-pago e parcele a sua compra.

  • Alimenta o colecionador que há em você
Cyberpunk 2077 - Edição de Colecionador - Reprodução - Reprodução
Cyberpunk 2077 - Edição de Colecionador
Imagem: Reprodução

Quem tem uma graninha extra para gastar e gosta de colecionar games certamente olha com carinho para edições especiais de jogos.

Comprar uma versão do tipo exige, consequentemente, um aparelho com entrada de disco para poder rodar o jogo.

  • Curte jogos anuais como FIFA ou Call of Duty
FIFA 21 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Pros Fifeiros, pode ser mais vantagem ter uma versão do videogame com drive de disco
Imagem: Divulgação/EA

Não perde nenhum FIFA ou Call of Duty novo? Então comprar esses jogos em mídia física pode ajudar o seu bolso, já que você tem a possibilidade de revender anualmente o game antigo.

Por mais que a procura por esses games usados seja menor, mesmo que você venda por um preço consideravelmente baixo ainda estará economizando.

  • Pretende assistir filmes em Blu-ray

Aqui não tem muito o que explicar. Se você tem uma coleção de discos de Blu-ray e curte assistir a esses filmes ou séries, ter um console com uma entrada de discos é essencial.

Vá de versão digital se:

  • Compartilha a conta com outra pessoa

Tanto PlayStation 4 quanto Xbox One têm a opção de compartilhar uma conta com outra pessoa e é bem provável que isso persista nos novos consoles.

Neste caso, basta comprar uma cópia do game para que duas pessoas joguem, diminuindo pela metade o custo para adquirir novos games.

  • Quer ter certeza de que vai jogar novos games assim que forem lançados
Videogame Xbox Series S - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Series S é a versão "sem disco" do novo Xbox
Imagem: Divulgação/Microsoft

Por mais que algumas lojas entreguem games em mídia física no mesmo dia do lançamento, só quem compra o game em versão digital tem a garantia de que vai poder jogar no segundo seguinte que o jogo for lançado.

Uma boa opção para os mais ansiosos, portanto.

  • Pretende economizar espaço em casa

Comprar games em mídia física implica em juntar caixinhas e mais caixinhas.

Quem mora em imóveis menores ou não gosta de acumular objetos tem na mídia digital uma aliada, já que tudo fica guardado - e organizado - dentro do videogame.

  • Quer aproveitar promoções sazonais
PS5 digital edition sem disco - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
PS5 Digital Edition é versão "sem disco" do novo PlayStation
Imagem: Divulgação/Sony

Vira e mexe rolam promoções nas lojas digitais de PlayStation e Xbox.

Há, inclusive, eventos sazonais nos quais centenas de games ficam mais baratos, algo que raramente ocorre com jogos vendidos em mídia física.

  • Quer um aparelho mais proporcional

Aqui vale especialmente para quem vai comprar o PS5: vamos combinar que a versão com entrada de disco parece meio... Torta?

Ok, é um argumento mais supérfluo, mas ainda assim é algo a ser considerado por quem deseja colocar um desses aparelhos na estante.

Prepare a internet

Independentemente da sua escolha, tanto os consoles com quanto os sem entrada de disco vão usar bastante a sua conexão de internet.

Isso porque, mesmo quando se usa um disco para rodar um game, é feito um download considerável. Além disso, o espaço limitado dos novos consoles e o alto preço dos dispositivos de expansão (uma vez que, pelo menos no Xbox, a tecnologia de armazenamento demanda dispositivos de expansão proprietário) tendem a exigir que os jogadores apaguem e instalem seus jogos com frequência.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL