PUBLICIDADE

Topo

Irmã de Miley Cyrus faz clipe usando game de PS4 e contamos os bastidores

Makson Lima

Colaboração para o START

03/09/2020 04h00

A cantora e atriz Noah Cyrus, irmã de Miley Cyrus, lançou em julho uma versão de sua música July usando a ferramenta de criação do game Dreams, lançado para PS4 este ano.

E é claro que o START foi saber mais dos bastidores dessa união até inusitada, mas certamente bonita. Nós conversamos com Kareem Ettouney, diretor artístico no estúdio Media Molecule (que desenvolveu Dreams) e um dos responsáveis pela criação do videoclipe.

Parceria dos Sonhos

Dreams é um daqueles games que quase não são games, ou que são mais do que isso, e se transformam em ferramentas de expressão.

O jogo é sobre criar: cenários, personagens, objetos... Partindo desse conceito básico, parcerias multimidiáticas são naturais dentro desses sonhos digitais.

Kareem conta que toda a conversa para um clipe com Noah Cyrus aconteceu entre as divisões dentro da Sony, já que a Media Molecule é um estúdio da Sony Interactive Entertainment (que cuida de games), e Cyrus é uma artista da Columbia Records, que pertence a Sony Music.

"Temos um grupo dentro da Media Molecule responsável por encontrar formas criativas na utilização de Dreams, integrando-o em educação e cultural pop" comenta Kareem.

"A oportunidade surgiu antes da epidemia, e iríamos realizar um videoclipe, filmando Noah num estúdio com telas verdes, para então criar gráficos com Dreams"

Porém, a pandemia em 2020, que alterou drasticamente o nosso mundo, também alterou o resultado final desse trabalho em específico, já que foi tudo cancelado.

Mas a parceria não poderia terminar aí e a Media Molecule insistiu no projeto.

Kareem responsável pelo clipe de Noah Cyrus em Dreams - Divulgação/Media Molecule - Divulgação/Media Molecule
Imagem: Divulgação/Media Molecule

É tipo quando você conversa com um amigo e conta como você se sente, e é isso. Algo realmente ressoou comigo, de uma forma muito pessoal
Kareem Ettouney, responsável pelo clipe de Cyrus em Dreams

Foi então que o estúdio propôs a Noah e a Sony a criação do videoclipe inteiramente dentro de Dreams: "Pessoalmente, eu amo a música, gosto da sua honestidade, de não se resolver em si mesmo, sem conclusão" confessa Kareem.

Sonhos de Julho

Transformar versos, poesia, em algo um tanto mais concreto em termos visuais, é dos grandes desafios em se criar um videoclipe.

Kareem e seu time já haviam concebido a ideia de uma estátua de Noah num museu.

Noah Cyrus Dreams processo - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Parte do processo de criar uma versão de Noah Cyrus em Dreams
Imagem: Divulgação/Sony

Porém, como colocar em pixels o sentimento que uma canção quer passar? "Começamos a procurar por simbolismos. Como podemos responder às letras? Como podemos criar algo que fale sobre emoções e representar essas emoções em simbolismos?"

Você sabe que eu, eu tenho medo de mudanças
Acho que é por isso que permanecemos os mesmos

"Na música, ela fala sobre seu sentimento num relacionamento, e ela se sente presa. Mesmo machucada, ela ainda continua naquele relacionamento", conta o desenvolvedor.

Foi assim que um cenário frio surgiu para representar esse sentimento reprimido, e a bela estátua num estilo renascentista italiano, "modelada na imagem de Noah, representando a beleza mas também a frieza, pois é estática"

Sentimos que uma lágrima surgindo de uma estátua estática, criou um visual bastante poderoso
Kareem Ettouney, responsável pelo clipe de Cyrus em Dreams

Dreams Noah Cyrus

O apelo de uma lágrima é um de entendimento universal, e Kareem é pontual quanto a isso: "são os sentimentos sendo extravasados, escapando. Fomos inspirados por conversas que tivemos com Noah sobre suas inspirações quando escreveu a música, e aconteceu em Bali."

Vulcões de Bali

Assistir ao videoclipe após ler sobre Bali, uma ilha na Indonésia, além de ver fotos de suas paisagens paradisíacas, serve como bagagem ideal para entender a transformação que passa a acontecer no mundo, antes frio, onde está a estátua de Noah.

Processo de criação do clipe de Noah Cyrus em Dreams - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

"Usamos os vulcões e os cenários como metáfora para sua expressão" completa Kareem.

Para ele, quando entra em cena a parte inconclusiva das letras é quando a natureza, as florestas e as montanhas, começam a queimar.

Porque você me lembra todo dia
(que) eu não sou o bastante
mas ainda assim, eu fico

"Realmente tivemos muita sinergia com o trabalho de Noah e ideias que tivemos, deram certo com as suas próprias de forma muito natural".

Dreams July Noah Cyrus - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

O videoclipe de July em Dreams é só uma forma de manifestação artística imersa numa infinidade de possibilidades, pois essa é a proposta da Media Molecule com o game: celebrar a criatividade de sonhos coletivos, que se tornam realidade.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol