Topo

Como Persona 5 iniciou um movimento para democratizar videogames no Brasil

Um post sobre Persona 5 viralizou e transformou a vida de um brasileiro - Reprodução
Um post sobre Persona 5 viralizou e transformou a vida de um brasileiro Imagem: Reprodução

Giovanna Breve

Colaboração para o START

27/08/2020 04h00

O jovem João Vitor Silva, de 15 anos, gosta muito da série de RPG japonês Persona. Ele jogou Persona 3 no PS2, mas o preferido dele é mesmo o recente Persona 5, mesmo sem ter jogado, só assistido a gameplays.

Após os ataques que João recebeu nas redes sociais ao revelar isso, foi criado a iniciativa Passa o Controle, com o intuito de democratizar videogames no Brasil e dar mais acesso a uma mídia tão cara por aqui.

O ataque que virou recompensa

Tudo começou quando João postou em um grupo sobre Persona no Facebook, dizendo que Persona 5 era seu jogo favorito, embora só tivesse visto gameplays.

Persona 5 posta facebook - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

O post viralizou não só no Facebook com também no Twitter, e muitas pessoas passaram a criticá-lo.

"Veio algumas pessoas para falar bobagem 'como é seu jogo favorito se você nunca jogou?' etc", disse João em entrevsta ao START.

A família de João não tem condições de comprar um PlayStation 4, que custa, em média, R$ 2.500. Uma realidade que, infelizmente, é comum para muitos no país.

Sem o PlayStation 2, que parou de funcionar, o adolescente encontra em games de celular grátis e acessíveis, como Fate/Grand Order e Fire Emblem Heroes, uma forma de se divertir.

Fire Emblem Heroes iphone - Divulgação - Divulgação
Fire Emblem Heroes é um dos games que João joga
Imagem: Divulgação

A sorte de João começou a mudar quando o advogado e podcaster Erick Santos viu os ataques nas redes sociais e ficou bastante indignado com tudo.

Erick pediu ajuda em seu Twitter para descobrir o contato do jovem, após uma mobilização nas redes o advogado não só conseguiu falar com João como conseguiu uma doação de um PlayStation 3 que estava parado.

Persona 5, que foi originalmente lançado em 2016, possui versões tanto para PS3 quanto para PS4, a mais conhecida.

"Conversei com alguns amigos, publiquei no Twitter e de repente surgiu um rapaz que tinha um PS3 ocioso com alguns jogos e topou cedê-lo para mandarmos. Então comprei um Persona 5 digital mesmo, instalei, e mandei para ele", conta Erick.

Já João confessa que estranhou o contato de Erick de início, mas ficou feliz ao saber que vai receber um console com o seu jogo favorito.

João Vitor Personagem Persona 5 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Eu não acreditei por um tempo porque não é sempre que você ganha um PS3
João Vitor, estudante

Até o momento da publicação dessa matéria, o console ainda não chegou para o João, que mora em Caruaru (PE), e pode ser que demore devido à greve dos correios. Mas João disse que que está com a "ansiedade a mil" e empolgado para receber em mãos.

Passa o Controle

Após o episódio, Erick refletiu que podem existir outros Joãos querendo jogar seus games favoritos, mas não tem como arcar com os custos.

Pensando nisso, decidiu lançar o Passa o Controle como uma forma de "democratizar o acesso ao videogame, que é uma mídia extremamente cara no Brasil".

Passa o Controle iniciativa de games - Divulgação/Passa o Controle - Divulgação/Passa o Controle
Imagem: Divulgação/Passa o Controle

O projeto funciona de forma simples: os interessados em doar preenchem um formulário, a organização entra em contato com eles para marcar a retirada do aparelho.

O Passa o Controle trabalha com ONGs locais para a seleção das pessoas a serem contempladas com as doações. Quem doa fica sabendo para onde foi a doação.

Vejo (o Passa o Controle) como uma forma de levar entretenimento, cultura e aprendizado para lares em que muitas vezes faltam opções de lazer
Erick Santos, criador do Passa o Controle

Ele ainda ressalta a importância da iniciativa em períodos de quarentena da COVID-19: "Em tempos de pandemia, em que não podemos sair de casa, vejo como uma forma de levar entretenimento, cultura e aprendizado pra lares em que muitas vezes faltam opções de lazer."

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol