Topo

The Enigma of Salazar House: game de terror assustou o próprio criador

The Enigma of Salazar House - Divulgação
The Enigma of Salazar House Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

26/07/2020 04h00

O que dizer de um jogo de terror que assusta as pessoas antes mesmo de estar pronto?

Foi o que aconteceu com o chileno Ignacio Maldonado e seu The Enigma of Salazar House, game disponível na plataforma itch.io. "Quando estava fazendo a IA de Isabel, ela aparecia em lugares que eu não esperava, era como se ela tivesse possuído o jogo", conta com certo nervosismo, ao falar da personagem que persegue o jogador no game. "Sou uma pessoa que se assusta fácil, então esses 'jumpscares' me pegaram várias vezes", confessa.

Maldo19, como é conhecido entre os desenvolvedores indies, faz parte de uma ramificação bastante particular dos games de terror: aquela influenciada por fitas VHS, jogos "point and click", poucos polígonos e baixa resolução. Se parece estranho logo de cara, vem comigo que eu posso te guiar.

VHS Salazar - Divulgação - Divulgação
As fitas VHS de terror são inspiração até na divulgação do jogo
Imagem: Divulgação

Inspiração VHS

Nos anos recentes, o terror dos anos 1990 em videogame tem sido resgatado, seja por meio dos poucos polígonos e texturas em baixa resolução do primeiro PlayStation, seja da proposta adventure dos PCs. Os resultados são dos mais diversos, com alguns talentosos artistas ganhando destaque. É o caso de Puppet Combo.

Há muito tempo no mercado, é dele alguns dos já clássicos do submundo do terror contemporâneo, como Night of the Nun aka Nun Massacre ou Babysitter Bloodbath. Agora, com sua publicadora Torture Star Video, ele ajuda a levar criações de outros autores mundo afora. Foi assim que Maldo19 conseguiu dar vida ao "maldito" The Enigma of Salazar House.

Quando estava fazendo a IA de Isabel, ela aparecia em lugares que eu não esperava, era como se ela tivesse possuído o jogo
Ignacio Maldonado, sobre a personagem que persegue o jogador

Salazar Isabela - Divulgação - Divulgação
Esta é Isabela: a personagem que persegue o jogador e parecia ter possuído o game durante seu desenvolvimento
Imagem: Divulgação

Na trama, controlamos uma jornalista que investiga o desaparecimento de uma família numa casa agora tida como mal-assombrada. O jogo, que é bastante minimalista e corresponde à era de ouro dos adventures e point 'n clicks, está disponível via itch.io, e o trailer de lançamento é um found footage excelente.

"Comecei a fazer jogos depois de me graduar na universidade de Ciências da Computação, mas o escopo é muito grande. Sendo assim, tentei fazer algo menor ano passado e Salazar House nasceu", conta Maldo19, que se anima sempre que uma mensagem chega pelo Twitter, elogiando a sua criação. "Agora eu tenho certeza que tem gente por aí que gosta do que eu faço."

Encontros maravilhosos & malditos

O que os gifs unem nada pode separar. E quando uma hashtag (no caso, #screenshotsaturday) serve de ponte, aí o vínculo é meio que eterno. Foi assim que Maldo19 e Puppet Combo se conectaram. "Quando a coisa ficou séria com Salazar House, comecei a postar gifs/screenshots todo sábado. Acho que foi em novembro do ano passado que ele [Puppet Combo] me mandou uma DM, perguntando se havia interesse na publicação do jogo." É de conhecimento comum o trabalho hercúleo de se publicar um jogo, sendo assim, a Torture Star Video foi um verdadeiro catalisador de efeito.

"Ele é um cara legal? Ele é ótimo! Não tenho do que reclamar. Sempre fico maravilhado com o fato de ele fazer tudo sozinho, dos jogos até a publicação." O relacionamento parece sério, o que é uma constante no meio indie de criadores de horror. Apesar de tímido, Maldo19 quer trabalhar mais seu traquejo social para fazer parte desse nicho. "Sou muito novo na cena e muito acanhado, então não conheço muitos desenvolvedores. Quero mudar isso e contatar outros, mas vamos aos poucos haha."

Até porque a cena indie chilena é bastante próspera, dentro e fora do terror. Talvez a ACE Team seja a mais popular, com criações excelentes e bizarramente únicas em sua alçada, como Rock of Ages e Zeno Clash. Maldo19 reforça: "tem muita gente fazendo jogos por aqui, é uma cena bem saudável. Alguns dos desenvolvedores indies estão fazendo coisas incríveis. Causa, Voices of the Dusk, Mainasutto e Linked Mask, se você tiver um tempo, confira esses jogos!"

Maldo19 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ignacio Maldonado cursou Ciências da Computação, e The Enigma of Salazar House é seu primeiro jogo
Imagem: Arquivo pessoal

Este jogo está possuído

São muitos os infortúnios e intempéries na vida do desenvolvedor indie, e com Maldo19 não foi diferente. Além das dores de cabeça habituais com computador antigo e eventuais quedas de energia elétrica colocando todo progresso de desenvolvimento em risco, uma história um tanto curiosa, e muitíssimo macabra, sondou a mansão Salazar da vida real.

"Quando estava fazendo a IA de Isabel —a mulher que persegue você pelo jogo— ela aparecia em lugares que eu não esperava, era como se ela tivesse possuído o jogo haha" e deu para sentir o nervosismo nessas risadas. Mais para "kkkkcry", como diriam os jovens na internet. Maldo19 ainda encontra lugar para abrir seu coração: "sou uma pessoa que se assusta fácil, então esses 'jumpscares' me pegaram várias vezes haha."

É como uma pintura incompleta (e nefasta)

Influências estão por todos os lados em terror reminescente de tempos passados. Os adventures do final dos anos 1980 e começo dos 1990, por exemplo. É um terreno muito fértil para ser explorado. No caso de Maldo19, muitas de suas referências são inconscientes. Quando perguntei sobre Expressionismo Alemão ou sobre o cinema da Hammer, ele foi direto: "não fiz esse tanto de pesquisa para Salazar House porque queria algo saído de mim. Não vi muitos clássicos, mas os imagino em minha mente, então acho que o jogo é minha interpretação do que é horror clássico."

Desenvolvendo a ideia, a analogia fica perfeita da perspectiva de Maldo19: "É como se uma pintura incompleta me fosse apresentada e eu precisasse concluí-la. Nesse processo, crio algo novo". Por mais que Salazar House seja a sua própria besta, o terror é um sentimento universal quando une, através da temática, os mais distintos gêneros de videogame. Quando a coisa se torna real demais, é preciso de uma válvula de escape. "Terror é o tipo de medo que paralisa e faz você sentir que pode morrer a qualquer segundo. Certa vez, tive terror noturno e acordei no meio da noite, sem conseguir me mover. Algo se aproximava, mas não conseguia virar minha cabeça para ver..."

Como resultado, temos The Enigma of Salazar House, um indie de terror que conversa com o passado e reflete o seu próprio momento de concepção, como verdadeiro retrato de seu tempo. Para o futuro, Maldo19 pretende continuar dentro do gênero. "Enquanto eu continuar me divertindo fazendo jogos de terror, pretendo continuar. Tenho até algumas ideias de fazer algo sobre folclore chileno, então vamos ver onde tudo isso vai dar.

Salazar Corda - Divulgação - Divulgação
Regra de ouro dos adventures: você sempre vai precisar de uma corda
Imagem: Divulgação

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol