PUBLICIDADE

Topo

11 documentários para entender o mundo dos games

Divulgação
Imagem: Divulgação

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

08/05/2020 04h00

Ninguém duvida da capacidade dos videogames de criarem experiências incríveis. Basta dar uma passada de olhos pelas críticas mais recentes do START encontramos: uma chance de se conectar com amigos em um ambiente para lá de reconfortante (ainda que a flutuação nos preços de nabos possa irritar alguns), a recriação quase milagrosa de um clássico recheada de novos elementos e a versão ainda mais completa de uma aventura que mistura anime, jazz e alguns furtos de corações.

Para quem é apaixonado por jogos não apenas como passatempos, mas também como componente central de um mercado que movimenta milhões e, por que não, obras de arte digitais, listamos alguns documentários que ajudam a entender melhor a indústria dos videogames.

Garantimos que você vai observar algumas franquias - e os talentos por trás desses mundos fantásticos - por um ângulo totalmente diferente. Pega a pipoca, coloque o joystick de lado e pode começar a maratona.

Video Games: O filme

Provavelmente, um dos documentários mais famosos sobre a indústria, o filme de Jeremy Snead foi produzido após uma campanha mais do que bem sucedida de financiamento coletivo e reúne uma série de pontos de vista diferentes sobre os games: desenvolvedores, consumidores e produtores de conteúdo. É um ótimo programa para quem gostaria de entender mais o aspecto de negócios desse mercado e é esse tal "gamer" que todo mundo fala.

Indie Game: The Movie

Quem é novo no mundo dos games independentes pode não se lembrar de títulos como Super Meat Boy, Fez, Braid e outros títulos. Os três games são algumas das produções que marcaram uma época e trouxeram visibilidade para toda uma comunidade de desenvolvedores. O documentário "Indie Game: The Movie" traz uma visão de bastidores da criação de cada um dos títulos e mostra quanta dedicação é necessária para colocar num mercado um produto criativo.

Atari: Game Over

O pessoal das antigas com certeza se lembra do nome Atari. Em determinado momento, a companhia era uma das marcas mais descoladas e influentes do planeta. Para se ter uma ideia, Steve Jobs era um dos jovens funcionários da companhia. "Atari: Game Over" conta a ascensão e queda da Atari enquanto seu diretor vai atrás da lenda dos cartuchos enterrados do game "E.T. the Extra-Terrestrial" - o último grande fracasso da marca.

Minecraft: The Story Of Mojang

Na última década é bem provável que você ou alguma pessoa próxima tenha tomado conhecimento de videogames por meio de um título específico: Minecraft. A história do game e de sua desenvolvedora, a Mohang. O documentário também investiga como o sandbox permite que seus jogadores expressem sua criatividade em um ambiente virtual - dando origem a um fenômeno cultural.

The Rise of Nintendo

Nenhuma lista de documentários sobre o mundo dos jogos eletrônicos que se preze pode ignorar a Nintendo. A centenária companhia japonesa é responsável por uma série de inovações no mercado e pela popularização de tantas outras tecnologias. Além, é claro, de ser a casa de alguns dos personagens mais famosos dessa indústria. Este curta-metragem da CNBC relembra a trajetória da marca e tem imagens históricas das várias fases da "Big-N".

A revolução dos games

O documentário produzido pelo canal de TV a cabo History tem entrevistas com o fundador da Atari, Nolan Bushnell e Al Alcorn, criador de "Pong", dentre várias outras personalidades contando como os videogames evoluíram de um passatempo desenvolvido por um bando de "nerds raiz" para se tornar uma das indústrias que mais movimentam dinheiro no planeta.

League of Legends: Origins

Como nasce uma lenda? O documentário "League of Legends: Origins" investiga o sucesso do game desenvolvido pela Riot Games. A marca, que começou como um estúdio independente, hoje é responsável por uma série de licenciamentos relacionado ao popular jogo e organiza os campeonatos da modalidade.

The Story of Tetris

"Tetris" é uma das franquias mais bem sucedidas da história dos videogames e uma das mais controversas. Seja por sua criação como por sua guerra de licenciamento, o game possui uma história que é intrigante e envolve a Guerra Fria, um gênio da programação e um passatempo que conquistou o mundo bem antes de grandes campanhas de marketing serem usadas para promover lançamentos.

O documentário "The Story of Tetris" tem quase uma hora e foi produzido pelo canal Gaming Historian que tem outros conteúdos para lá de recomendados sobre Super Mario Bros. 3, os grandes erros da história da Sega e sobre a criação do ESRB, comitê responsável por classificar para qual faixa etária cada jogo é indicado nos Estados Unidos. Vale a pena investir algum tempo por lá, se história dos videogames é a sua praia.

The Story of CD Projekt

Você pode não imaginar, mas a empresa que trouxe ao mundo os games The Witcher 3 e que desenvolve o mais do que hypado Cyberpunk 2077 começou como uma pequena distribuidora de jogos na Polônia na época em que esses produtos ainda eram comercializados em CD-ROM. O documentário tem quase meia hora e faz parte de uma série maior sobre a franquia do bruxo que ganhou até série na Netflix. Vale a pena conferir como o amor pelos jogos mudou a vida dos criadores da CD Projekt e também de vários gamers pelo mundo.

Telltale: As histórias humanas por trás dos jogos

Com tantos games marcantes, a falência da Telltale pode ter surpreendido muitos jogadores. Esse documentário tenta revelar quem são as pessoas por trás dos jogos da produtora e quais os impactos que a falência da companhia teve sobre elas. O filme traz depoimentos de ex-funcionários e também revela alguns dos pontos mais negativos dessa indústria: o custo humano do desenvolvimento de jogos.]

Vale lembrar que tanto "The Story of CD Projekt" quanto a produção que revela os bastidores da Telltale foram produzidos pela Noclip, uma produtora que distribui seus conteúdos por meio do YouTube e usa financiamento coletivo como uma das principais fontes de receita. Outros títulos famosos, como Horizon Zero Dawn, Haff-Life e desenvolvedoras de games como a Bethesda já receberam seus próprios documentários, que estão disponíveis no canal. Vale muito a pena não só pela qualidade do material, mas porque os conteúdos são todos bancados pela própria comunidade de fãs de videogames.

The Making of The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Tem quem diga que é sempre uma boa estratégia deixar o melhor para o final. Essa série de curtas foi lançada pela própria Nintendo para demonstrar aspectos da criação de seu jogo mais marcante na última década: "The Legend of Zelda: Breath of the Wild". O título que revolucionou a franquia (de novo) ganha uma dimensão totalmente nova depois que você entende os conceitos que nortearam sua produção, com entrevistas com vários membros do time de desenvolvimento do game, incluindo o diretor Hidemaro Fujibayashi e o produtor Eiji Aonuma. Quem se empolgar, pode conferir a playlist completa com todos os vídeos de making-of dessa verdadeira obra-prima do mundo digital.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol