Topo

OPINIÃO

De Minecraft a The Witcher: uma playlist gamer para assistir na Netflix

Jogo o game, assista à série... e depois volte para jogar um pouco mais - Divulgação
Jogo o game, assista à série... e depois volte para jogar um pouco mais Imagem: Divulgação

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

18/04/2020 04h00

Em tempos de isolamento por conta da pandemia de Covid-19, os videogames são um alívio para o estresse a as ansiedades. Se você já terminou os games que tinha na lista ou só quer dar um descanso para os dedos enquanto relaxa no sofá, saiba que dá para aproveitar várias séries de temática gamer no catálogo da Netflix.

Para facilitar ainda mais a sua vida, resolvemos dividir os filmes, séries e animações presentes no catálogo da plataforma de streaming de acordo com a temática e com o momento de cada um. Afinal de contas, em alguns casos é melhor "tirar as crianças da sala" antes de começar uma maratona de alguma série mais violenta, por exemplo.

Vale lembrar, para quem quiser conferir o catálogo por conta própria que é possível acessar produções baseadas em games por meio da busca do aplicativo. Basta digitar "video game" que a própria Netflix indica o que você pode assistir. Dito isso, todos prontos para apertar START —ou melhor, o Play?

AÇÃO É O QUE INTERESSA

Castle - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Castlevania

Uma adaptação patrocinada pela Netflix, Castlevania já possui três temporadas, acompanhando o embate entre os Belmont, Alucard e o próprio Drácula. São episódios curtos, de 28 minutos, em média, o que torna a série ideal para você assistir depois de uma pausa no trabalho, por exemplo.

The Witcher

A série produzida pela plataforma de streaming e protagonizada por Henry Cavil é baseada nos livros que deram origem ao sucesso da CD Projekt RED. Um desafio e um alerta: o desafio é conseguir tirar a música "toss a coin to your witcher" da cabeça até o fim da temporada. O alerta é o seguinte, você provavelmente vai ter muita vontade de jogar The Witcher 3 quando a temporada acabar, falo por experiência própria.

Tomb Raider

O filme estrelado por Alicia Vikander é baseado no reboot da franquia, capitaneado pela Crystal Dynamics. O filme usa, inclusive, uma série de cenas e situações do primeiro game do reboot, de 2013, como inspiração. Uma boa pedida para quem é fã da série ou perdeu contato com a franquia e está procurando um motivo para voltar.

Street Fighter II

Esse é um clássico que vai despertar a nostalgia de muita gente. Em 1995, foi produzido um anime baseado na história de Street Fighter II. O desenho chegou a ser exibido no Brasil pelo SBT e pode ser conferido no catálogo da Netflix. Ideal para quem perdeu o final ou só quer rever um anime que adapta o popular game de luta. São 29 episódios acompanhando a evolução dos amigos Ryu e Ken desde lutadores comuns até seu papel na trama envolvendo o maléfico Bison.

DIVERTIDOS E DUVIDOSOS

Doom - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Doom

O filme de 2005 é para lá de duvidoso, mas deixamos aqui já que você pode dar algumas risadas com essa adaptação que tem Karl Urban e Dwayne "The Rock" Johnson no elenco. Uma dica é curtir o filme e fazer uma pausa na jogatina desenfreada de Doom Eternal.Depois, voltar para detonar mais alguns demônios no game - esse sim - de primeira qualidade.

Mortal Kombat

Ok, levando em conta que esse é um filme sem um orçamento tão milionário e sem o poder dos efeitos especiais da "era Marvel", dá para dizer que a adaptação do brutal jogo de luta criado por Ed Boon e John Tobias. Ah, claro, você vai ficar com a música do filme na cabeça por algumas horas.

Resident Evil 6: O Capítulo Final

Quem diria que o diretor Paul W. S. Anderson teria dois filmes nesta lista, não é mesmo? Depois de produzir uma adaptação honesta de Mortal Kombat, o diretor tentou adaptar mais algumas franquias para a tela, incluindo a trama envolvendo um apocalipse zumbi da Capcom. Estrelado por Milla Jovovich, que é casada com o diretor, o filme até que vale uma sessão da tarde se você relevar as cenas de ação que forçam um pouco a barra. Para se situar na história, dá para assistir ao filme anterior também: Resident Evil 5: Retribuição.

PARA FÃS DE RPG JAPONÊS

God Eater - Divulgação - Divulgação
God Eater é um anime de ação lançado em 2015
Imagem: Divulgação

Dragon Quest Your Story

Baseado na popular série de RPG japonesa Dragon Quest, Your Story conta a história de Luca, um jovem que parte em uma jornada para salvar sua mãe da vilã Ladja. Para atingir seu objetivo ele vai precisar encarar seus medos e encontrar uma espada lendária. Podia ser mais roteiro de RPG do que isso? A gente acha que não.

Ni No Kuni

Quem curtiu o game produzido pela Level-5, com visuais inspirados nos filmes de animação do lendário Studio Ghibli pode conferir uma história nova baseada na premissa dos games. O anime é dirigido por Yoshiyuki Momose, que trabalhou como animador para o lendário estúdio japonês e roteiro do CEO da Level-5, Akihiro Hino, que também é um dos responsáveis pela franquia de jogos. Com certeza, até quem nunca jogou os games vai se encantar com o longa.

God Eater

Nem só de RPG por turno vivem os desenvolvedores japoneses, não é mesmo? God Eater é uma animação do game de ação que foi lançada em de 2015, com 13 episódios. O enredo é parecido com o dos games, contando o surgimento da elite de guerreiros que da nome à franquia, os únicos capazes de derrotar os Aragami, monstros para lá de sinistros que são resistentes a quase todo tipo de armas.

SESSÃO PIPOCA

Pokémon - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Pokémon

Se a ideia é apresentar Pokémon aos pequenos, a Netflix tem um catálogo bem rico no assunto. Além do remake em CGI do primeiro filme da saga "Pokémon, O Filme: Mewtwo Contra-Ataca — Evolução", a plataforma de streaming conta com os anime da série clássica e também filmes anteriores da franquia de games, que é uma das marcas mais famosas do planeta.

Sonic

Se a sua ideia é iniciar os pequenos no mundo do ouriço mais rápido do mundo dos videogames depois do filme, as séries Sonic Boom e Sonic K são ótimos pontos de partida. Com boa parte dos personagens da franquia envolvidos, a garantia é de muita velocidade e roteiros bem acessíveis para despertar a nostalgia dos pais e entreter os filhos.

Carmen Sandiego

Você pode não se lembrar, mas a personagem foi apresentada pela primeira vez em jogo educativo de 1985. A ladra ficou tão famosa que ganhou desenhos, bonecos e uma série patrocinada pela Netflix, com duas temporadas. A empresa também criou um episódio interativo, para fãs de todas as idades matarem a saudade da carismática vilã.

Minecraft: Story Mode

Febre entre os mais jovens, Minecraft também virou uma série interativa da Netflix. Cada episódio convida o expectador a escolher no lugar do protagonista. A cada escolha, o rumo da história pode se alterar, assim como um bom e velho RPG. Nada mal, não é mesmo?

Angry Birds

Outro favorito da garotada, a franquia tem um filme e uma série com três temporadas disponíveis na plataforma de streaming e, basicamente, adapta para as telinhas a história do popular aplicativo da Rovio que se tornou uma febre nos anos 2010.

Continue?

Se você quer ainda mais conteúdo, faça como dissemos ali em cima e dê uma procurada no aplicativo. Com certeza vai ter alguma coisa que te agrade. Quem cansar de maratonar pode aproveitar algumas dicas de games para relaxar também que não faz mal a ninguém, não é mesmo? Encontrou algum filme, desenho ou série que a gente não listou e você acha essencial? Divida seu conhecimento com os parças aí nos comentários!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL