Topo

START Indica: 12 documentários para entender os eSports

Torcida no Mundial de League of Legends 2013 - Riot Games/Divulgação
Torcida no Mundial de League of Legends 2013 Imagem: Riot Games/Divulgação

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

18/10/2019 04h00

Não é só nas transmissões ao vivo e highlights de melhores jogadas que a história dos eSports é contada. Nos últimos anos, já são vários os documentários que se dedicaram a narrar conquistas e derrotas em diversas modalidades dos esportes eletrônicos. Na lista a seguir, o START Indica uma lista com ótimas produções, que mostram olhares únicos sobre bastidores, dramas e conquistas.

A mais recente dela é "League of Legends: Origins", que acaba de chegar ao Netflix, em comemoração aos 10 anos do jogo da Riot Games, mas também temos jogos de luta, tiro e até "StarCraft", uma das primeiras modalidades a surgir. Seja você um torcedor fanático ou alguém curioso para conhecer melhor o mundo dos eSports, prepare-se para grandes emoções.

Explicando: Campeonato de games (Netflix, 2018)

Para começar a compreender o que são os esportes eletrônicos, a série "Explicando" ("Explained"), disponível na plataforma Netflix, é o primeiro passo. O oitavo episódio da Primeira Temporada fala sobre eSports: a origem das competições de games, os principais torneios, personalidades e curiosidades do cenário competitivo.

Mundial LoL - Reprodução - Reprodução
O Mundial de League of Legends é uma das principais competições internacionais de eSports
Imagem: Reprodução

Reta Final: League of Legends (Netflix, 2018)

Outra série na Netflix que aborda eSports é "Reta Final" ("7 Days Out), que retrata os bastidores de importantes eventos antes de eles ocorrerem. "League of Legends" é o tema do último capítulo, com os dias que antecedem as finais da competição regional da América do Norte, a LCS. Em 46 minutos são mostradas as trajetórias de jogadores profissionais, organizadores e donos de equipes. Destaque para o drama pessoal do jogador norte-americano Yiliang "Peter" Peng, que teve a mãe assassinada pelo próprio irmão, mostrado de perto pelo documentário.

Doublelift - Colin Young-Wolff/Riot Games - Colin Young-Wolff/Riot Games
Yiliang "Peter" Peng, jogador de LoL da Team Liquid, aparece em "Reta Final"
Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

Free to Play (Valve, 2014)

Um dos mais antigos e conhecidos documentários de eSports, "Free to Play" é sobre o The International, o maior campeonato de "DotA 2" do mundo, que conta com premiações milionárias. Lançado pela desenvolvedora Valve em 2014, o filme mostra a vida de três cyber-atletas que se preparam para a disputa da competição.

FGC: Rise of The Fighting Game Community (HBTB, 2016)

FGC - Reprodução/YouTube/HBTB - Reprodução/YouTube/HBTB
Torneios de luta são assim: lado a lado com o "inimigo" e explosões a cada round vencido
Imagem: Reprodução/YouTube/HBTB

Outro icônico documentário de eSports, "FGC: Rise of The Fighting Game Community" explora o passado, o presente e o futuro das competições dos jogos de luta, um dos cenários mais vibrantes e próximos da comunidade. A produção traz depoimentos sobre o Evolution Championship Series (EVO), o mais importante torneio de fighting games do planeta. O documentário está disponível na íntegra no YouTube, sendo que a versão Deluxe, com um total de 4 horas de vídeos, pode ser comprada em formato digital.

Legends Rising (Riot Games, 2015)

Faker - Colin Young-Wolff/Riot Games - Colin Young-Wolff/Riot Games
O coreano Lee "Faker" Sang-hyeok, um dos melhores do mundo em LoL, está em "Legends Rising"
Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

Em 2015, a Riot Games lançou a série de vídeos "Legends Rising", com as histórias de alguns dos mais respeitados pro-players de "League of Legends", como o sul-coreano Lee "Faker" Sang-hyeok e o dinamarquês Søren "Bjergsen" Bjerg. A cada episódio, a série mostrava a preparação antes, durante e depois do campeonato mundial daquele ano. Entre os personagens também está o atirador brasileiro Felipe "brTT" Gonçalves, hoje na equipe do Flamengo, mas que na época defendia a paiN Gaming.

A Segunda Temporada, em 2016, falou de jogadores como o chinês Ming "Clearlove" Kai e o brasileiro Gabriel "Henud" Revolta, então na INTZ.

The Celebrity Millionaires of Competitive Gaming (VICE, 2015)

Documentário produzido pelo site VICE retrata as competições de jogos eletrônicos, com destaque para a Coreia do Sul, celeiro de talentos e onde os eSports são reconhecidos como modalidade esportiva pelo governo.

The Foreigner (2016)

Um dos mais clássicos jogos de eSports, "StarCraft II" é retratado no mini documentário "The Foreigner", de 23 minutos, que traz os bastidores de uma competição em Columbus, nos Estados Unidos, cujos destaques são jogadores sul-coreanos.

All Work All Play (2015)

Disponível para aluguel ou compra na Amazon Prime Video, o documentário "All Work All Play" acompanha equipes, jogadores, organizadores e comentaristas na 9ª temporada da Intel Extreme Masters (IEM), uma das principais séries de eventos de eSports do mundo.

Por Outro Ângulo (Ubisoft, 2018)

Lançado em 2018 pela desenvolvedora Ubisoft, "Por Outro Ângulo" mostra a trajetória da equipe europeia Penta eSports no cenário competitivo do jogo "Rainbow Six Siege". O mini documentário, de 20 minutos, conta também com dois brasileiros: Nicolle "Cherrygumms" Merhy, sócia do clube Black Dragons e-Sports, e o narrador André "Meligeni" Santos.

NVIDIA Experience

Fallen - Divulgação/Blast Pro Series - Divulgação/Blast Pro Series
O brasileiro Gabriel "Fallen" Toledo, jogador de Counter-Strike da MiBR
Imagem: Divulgação/Blast Pro Series

O cenário competitivo brasileiro de Counter-Strike, o mais tradicional jogo de eSports, é o tema da série de vídeos "NVIDIA Experience". Há depoimentos de jogadores e outros profissionais retratando a trajetória do game, desde os primórdios nas lan houses até as competições mundiais realizadas no País, passando pela transformação do lazer em profissão.

Rainbow Six Siege: Em Busca da Vitória (2019)

R6 Invitational - Bruno Alvares/Ubisoft - Bruno Alvares/Ubisoft
Final do Six Invitational 2019, que aconteceu em fevereiro no Canadá
Imagem: Bruno Alvares/Ubisoft

O brasileiro Leo "ziGueira" Duarte, campeão mundial de "Rainbow Six Siege", é uma das estrelas do documentário "Em Busca da Vitória". O filme, de 1h14 de duração, lançado em 2019, retrata as trajetórias dele e de outros dois astros da modalidade, Niclas "Pengu" Mouritzen e Troy "Canadian" Jarolawski, na busca pelo título mais importante do cenário competitivo do jogo, o do Six Invitational 2019.

League of Legends Origins (Riot Games, 2019)

Mundial LoL - Tina Jo/Riot Games - Tina Jo/Riot Games
Mundial de League of Legends de 2018
Imagem: Tina Jo/Riot Games

Por último, e não menos importante, vem o documentário sobre a história do "League of Legends", lançado pela Riot Games em comemoração aos 10 anos do game, que teve enorme influência na popularidade e na profissionalização dos eSports.

Em 1h17, "League of Legends Origins" retrata o nascimento da desenvolvedora e a criação do jogo e não deixa de abordar os fracassos, como a série de problemas que manchou o campeonato mundial de 2012 e que poderia ter alterado para sempre os rumos do hoje bem-sucedido cenário competitivo de "LoL". Disponível na Netflix.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol