Topo

PUBG Mobile recebe modo de sobrevivência ao frio extremo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thaime Lopes

Colaboração para o START

21/04/2020 04h00

O PUBG Mobile, versão para dispositivos móveis do PlayerUnknown's Battlegrounds, recebeu na última quinta (16) um novo modo de sobrevivência no mapa Vikendi. Chamado de "Modo Ártico", o evento exige que os jogadores procurem por suprimentos para sobreviverem ao frio, enquanto ainda precisam eliminar os inimigos para ganhar a partida.


Similar ao Battle Royale tradicional, o Modo Ártico acontece exclusivamente em Vikendi, o mapa de neve do PUBG. 100 jogadores participam da partida, que só pode ser jogada em esquadrão. Ao cair do avião, é necessário buscar armas, miras, cura e os itens que vão te ajudar a não morrer de hipotermia quando a nevasca chegar: galhos, pacotes quentes, aquecedor e galinhas. Apesar de parecer estranho, as aves possuem uma função muito útil no modo: garantir que o jogador consiga se manter aquecido durante a onda de frio, que costuma chegar após cerca de oito minutos do começo da partida.

PUBG ÁRTICO 2 - Divulgação - Divulgação
É hora de cair em Vikendi, o mapa nevado de PUBG
Imagem: Divulgação

Em alguns pontos especiais do mapa também é possível encontrar drones, que ajudam o jogador a explorar a região à sua volta sem precisar se expor à neve e aos adversários. Como o jogador não consegue se movimentar enquanto usa o drone, é necessário pedir que algum companheiro de equipe cuide de sua segurança para evitar ser surpreendido por inimigos.

PUBG DRONES - Reprodução - Reprodução
Nada de enfiar o nariz na friaca sem antes saber o que há lá fora
Imagem: Reprodução

Para entender melhor como o modo funciona e como sobreviver ao frio extremo do Modo Ártico, preparamos um guia que você pode conferir a seguir.

Primeiro passo: reunir suprimentos

Chegar no chão e já correr atrás de loot é uma característica comum do gênero Battle Royale, mas aqui você vai precisar ser ainda mais rápido enquanto monta seu arsenal. Além do mínimo necessário para entrar em confronto com os adversários, é muito importante reunir os itens que ajudam a manter a temperatura elevada. Galhos, pacotes quentes, aquecedores e galinhas são encontrados com facilidade.
Para ser mais rápido, aproveite o snowboard disponível em sua mochila para esquiar pelo mapa.

PUBG SNOWBOARD - Reprodução - Reprodução
Esquiando e coletando loots
Imagem: Reprodução

Se conseguir, procure por uma mochila nível três para garantir espaço para tudo. Uma dica importante: os galhos não ocupam nenhum espaço, então reúna o máximo possível deles, que serão utilizados para alimentar o fogo na hora do frio.

PUBG GALHOS - Reprodução - Reprodução
Eis que os galhos vão quebrar um galho na gameplay
Imagem: Reprodução

Aviso de nevasca

Um minuto antes da tempestade de neve chegar em Vikendi, uma voz avisa todos os jogadores que a temperatura está prestes a cair drasticamente e que é recomendado se abrigar em locais fechados. É aqui que o bagulho fica louco.

Se você não entrar em uma casa ou prédio, em poucos segundos exposto à nevasca sua temperatura abaixa e você fica caído no meio do mapa. Se os seus amigos forem te levantar, eles correm risco de cair também. Ou seja: ouviu o aviso, corra para dentro.

Como me manter aquecido?

Mesmo com abrigo, o frio no Modo Ártico é intenso e sua temperatura continuará a cair se não utilizar os recursos de calor. Assim que entrar em um local fechado, aparecerá a opção de "acender fogo". Em cinco segundos aparece uma lareira improvisada, que deve ser alimentada com os galhos coletados para manter a chama acesa. É necessário ficar bem pertinho do fogo para a temperatura não cair.

PUBG FOGO - Reprodução - Reprodução
Nada de 'bater queixo' durante a friaca
Imagem: Reprodução

Caso você tenha matado alguma galinha, a carne crua estará em sua mochila. Cozinhe e coma a carne para recuperar energia, de forma similar ao energético e analgésico.

Se não quiser montar uma lareira, que é o modo mais eficiente de continuar quentinho, você também pode procurar os fogos acesos já existentes no mapa ou usar os pacotes quentes, que funcionam como uma bolsa de água quente. Eles conseguem manter sua temperatura por alguns segundos e retardam a perda de vida quando exposto ao frio.

PUBG MAPA - Reprodução - Reprodução
Quem não tem fogueira, caça com pacotes quentinhos
Imagem: Reprodução

Outra opção é o aquecedor, que possui um tempo máximo de uso, indicado com uma barra verde. Ele aquece o jogador e todos ao seu redor, então é uma ótima opção para quem quer sair pelo mapa procurando inimigos durante a nevasca.

PUBG CARRO QUENTE - Reprodução - Reprodução
Calibrado e quentinho
Imagem: Reprodução

E a safe, fica como?

Essa é a grande pegadinha do Modo Ártico. Enquanto o jogador está preocupado em não morrer de hipotermia, a treta está rolando solta também. É muito comum entrar em uma casa procurando abrigo do frio e dar de cara com um inimigo cozinhando uma galinha, então redobre a atenção para os sons do jogo, que indicarão se tem alguém por perto.

Essa atenção especial vale também para a safe, que continuará fechando assim como em uma partida normal. Quando ouvir que uma nevasca está se aproximando, procure abrigo em uma região que não será afetada pelo gás, senão você não conseguirá fugir do dano causado pela safe enquanto tenta manter a temperatura corporal elevada.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol