PUBLICIDADE

Topo

Warcraft 3:"Foi basicamente reconstruir um novo jogo", diz diretor

"Warcraft III: Reforged", lançado em 28 de janeiro, é uma homenagem que moderniza o jogo de 2002 - Divulgação
"Warcraft III: Reforged", lançado em 28 de janeiro, é uma homenagem que moderniza o jogo de 2002
Imagem: Divulgação

Maximilian Rox

Colaboração para o START

30/01/2020 04h00

Warcraft 3 cruzou — e muito — a linha do tempo nesses 18 anos. Lançado originalmente em 2002, Warcraft 3: Reign of Chaos introduziu um novo jeito de jogar um jogo de estratégia. Trouxe heróis, elementos de RPGs e magias para os jogadores lançarem em partidas entre humanos, orcs, humanos e elfos noturnos.

Além disso, o editor de mapas permitiu que fãs libertassem suas ideias, e algumas delas virariam febre nos games e nos eSports nos anos seguintes. E, agora, uma nova versão veio nesta terça-feira (28) para matar as saudades e dar uma nova vida ao famoso game da Blizzard.

"Esse jogo nós, basicamente, construímos do início ao fim", comentou em entrevista Kaeo Milker, diretor de produção de Warcraft 3: Reforged e que também trabalhou no jogo original, 18 anos atrás. "Todo aspecto do jogo foi refeito, toda a tecnologia online, com matchmaking moderno, chat moderno. Foi basicamente reconstruir um novo jogo enquanto garantimos que nossos objetivos eram de manter o máximo possível da sensação original", completa.

Warcraft III Troll - Divulgação - Divulgação
Warcraft III Reforged é feito para na medida para os velhos fãs, mas também pretende atingir um público novo
Imagem: Divulgação

Resgatando a estratégia em tempo real

Milker - Jay P. Morgan/Blizzard - Jay P. Morgan/Blizzard
Kaeo Milker, diretor de produção de "Reforged", também trabalhou no Warcraft 3 original, há 18 anos
Imagem: Jay P. Morgan/Blizzard
Warcraft 3: Reforged, assim como o recente lançamento de Age of Empires 2: Definitive Edition e até mesmo a remasterização de Command & Conquer, encabeça uma tentativa das produtoras em voltar ao gênero de estratégia em tempo real. E a Blizzard vê nisso um papel importantíssimo para o irmão de StarCraft.

"É realmente uma oportunidade legal de os jogadores redescobrirem, e isso também inspira outros desenvolvedores", continua Milker. "Vejo Warcraft 3: Reforged não só como um jogo legal para a Blizzard e para os seus fãs, mas potencialmente para outras pessoas se envolverem mais com o gênero RTS", completa.

A campanha é um dos aspectos mais importantes que serão revisitados pelos fãs, com várias novidades pelo meio do caminho. "Melhoramos os momentos da história para contar melhor visualmente aquele momento", explica Matt Morris, Senior Game Designer de Warcraft 3: Reforged. Momentos drásticos da história e cidades conhecidas, por exemplo, serão reajustados para fazer sentido aos jogadores de World of Warcraft que estarão conhecendo Warcraft III pela primeira vez.

Morris - Jay P. Morgan/Blizzard - Jay P. Morgan/Blizzard
O game designer Matt Morris conta que trechos da campanha serão modificados para se adaptar à história de World of Warcraft
Imagem: Jay P. Morgan/Blizzard

Inclusive, essa será a primeira vez que os jogadores poderão jogar Warcraft 3 completamente em português. As campanhas originais tanto do Reign of Chaos quanto do The Frozen Throne nunca haviam chegado dubladas para os fãs.

Apesar disso, outro aspecto ainda preocupa os jogadores. Até o momento, a Blizzard não confirmou se os brasileiros receberão um servidor nacional — algo que com certeza pode preocupar os fãs que gostam dos mapas customizados e até querem afiar suas habilidades no jogo.

Warcraft Campanha - Divulgação - Divulgação
Campanha de Reforged terá ajustes e novidades nos momentos mais importantes da história
Imagem: Divulgação

Mas o jogo continua brilhando especialmente com a comunidade, que nunca parou de produzir mapas personalizados e novas formas de jogar Warcraft 3 nesses 18 anos. Vale lembrar que DotA se popularizou pelo Warcraft 3, sendo o mapa mais famoso do game até hoje.

"Foi uma combinação de vários fatores que ajudou o gênero MOBA a crescer", explica Morris. "Particularmente, Warcraft 3 tinha algumas coisas diferentes dos outros em seu tempo por causa da presença dos heróis, dos itens, da evolução. E nós temos um editor [de mapas] que permitiu facilmente que as pessoas entrassem para criar algo do seu jeito", completa o desenvolvedor.

Editor W3 - Divulgação - Divulgação
Editor de mapas do Warcraft 3 original: a ferramenta deu poder de criação para os jogadores
Imagem: Divulgação

E novos conteúdos para Warcraft 3?

Além do jogo, em si, os fãs esperam a chegada de novos conteúdos. Embora a equipe da Blizzard tenha firmado que só pensará nisso depois do lançamento, alguns conceitos já passam pela cabeça dos desenvolvedores.

"Tivemos discussões internas", cita Morris. "Como a possibilidade de adicionarmos uma construção neutra no mapa para os jogadores, novos itens, heróis neutros ou coisas assim. Obviamente, sentimos que nossa seleção de mapas oficiais também pode ser trabalhada. Até esse ponto, não chegamos a uma decisão se queremos um ou outro, mas assim que nos sentirmos prontos, com certeza vocês ficarão sabendo", completa.

Reforged - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma nova raça, no entanto, não está nos planos, como eles mesmos comentaram durante a BlizzCon do ano passado.

Mas haverá novidades também para quem não quiser fazer o upgrade para a versão remasterizada. "Jogadores que já tem o Warcraft 3 hoje poderão continuar jogando e ganhar os benefícios de Reforged, como a integração com a Battle.net sem as artes em alta qualidade. Tivemos muitos comentários durante o Beta das pessoas que jogaram com os gráficos antigos e falaram que a perfomance está muito melhor", finaliza Milker.

Warcraft III Reforged