PUBLICIDADE

Topo

Radar


Pokémon Sword e Shield: entenda as expansões que chegam em 2020

Expansões estão programadas para chegar no final de junho. - Divulgação
Expansões estão programadas para chegar no final de junho. Imagem: Divulgação

Do START, em São Paulo

10/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Expansão terá conteúdos que serão lançados no decorrer de 2020
  • The Isle of Armor e The Crown Tundra serão as novas regiões para explorar
  • Conteúdos também vão adicionar pokémon inéditos e acrescentar mais de 200 pokémon antigos

A Nintendo e a The Pokémon Company apresentaram na última quinta-feira (9) as novidades que os fãs de Pokémon podem esperar para 2020. O destaque foi a expansão de "Pokémon Sword" e "Pokémon Shield", o jogo da oitava geração dos monstrinhos de bolso lançado para Nintendo Switch no fim de 2019.

A expansão será dividida em duas partes: The Isle of Armor e The Crown Tundra. Elas trarão novas regiões, Pokémon inéditos e algumas diferenças que vão variar de acordo com a versão do jogo que você tiver, o que pode confundir muita gente. Mas calma, que explicamos aqui todos os detalhes para você.

Dois jogos, uma mesma expansão

Quem é fã de longa data de Pokémon sabe que é tradição do estúdio Game Freak lançar uma versão atualizada dos jogos após algum tempo. Foi assim desde "Pokémon Yellow" (atualização de Red e Blue) e continuou nas gerações seguintes, com "Pokémon Platinum" (Diamond e Pearl) ou "Ultra Sun" e "Ultra Moon" (Sun e Moon), por exemplo.

Com "Sword" e "Shield", porém, a empresa decidiu mudar a estratégia e seguir um modelo mais comum na era das versões digitais: uma expansão que trará novos conteúdos regularmente nos próximos meses.

Isso quer dizer que os jogadores poderão usar o mesmo arquivo de save do jogo original e levar o seu treinador (ou treinadora) e todos os Pokémon já capturados para as novas áreas.

Algo que também está confundindo alguns jogadores é que existem duas versões da expansão: uma para "Pokémon Sword" e outra para "Pokémon Shield". Porém, todo o conteúdo adicional lançado será o mesmo para ambos, com exceções de alguns personagens e monstrinhos que serão exclusivos de cada versão.

The Isle of Armor

Ilha será a primeira nas novas regiões em Galar - Divulgação
Ilha será a primeira nas novas regiões em Galar
Imagem: Divulgação

Com lançamento programado para junho de 2020, esse primeiro conteúdo da expansão vai abrir uma nova região em Galar. Como o nome já entrega, será uma ilha com novas áreas para explorar, que vão de praias e florestas até dunas.

De acordo com o diretor Hiroyuki Tani, o tema do conteúdo será "crescimento". O jogador será um aprendiz em um dojo e terá como mentor um novo mestre Pokémon chamado Mustard, além de um novo rival, que será diferente para cada versão.

Em "Pokémon Sword", a rival será Klara, que tem Pokémon do tipo venenosos. Já em "Shield", o rival será Avery, especialista em Pokémon psíquico.

Rivais diferentes dependendo da versão - Reprodução
Rivais diferentes dependendo da versão
Imagem: Reprodução

"The Isle of Armor" vai apresentar um novo Pokémon: Kubfu, do tipo lutador, e que poderá evoluir para Urshifu. Uma vez evoluído, esse Pokémon poderá ter dois estilos de combate: o single-Strike (lutador/dark) ou rapid-strike (fight/water), além de uma versão gigantamax.

Quem também vai ficar com tamanho gigantesco graças à expansão são as evoluções finais dos Pokémon inicias de "Sword" e "Shield", ou seja, Rillaboom, Cindarace e Inteleon. A apresentação também indicou que Venusaur e Blastoise são outros que ganharão versão gigantamax.

A Game Freak já confirmou que as versões gigantamax e os novos Pokémon também poderão ser adquiridos por quem não possui a expansão, mas só através de trocas entre treinadores.

The Crown Tundra

Região terá muito gelo e montanhas - Divulgação
Região terá muito gelo e montanhas
Imagem: Divulgação

O segundo conteúdo chegará nos últimos meses de 2020 e vai apresentar mais uma nova região em Galar: Crown Tundra. Com o tema de "exploração", os jogadores vão encarar o papel de líder de um time de exploradores para descobrir os segredos nesse reino, que tem ambientes montanhosos, templos esquecidos e pequenas comunidades.

Um novo Pokémon lendário será adicionado: Calyrex. A novidade que mais chamou a atenção, porém, é um novo modo cooperativo em que treinadores vão entrar em covis subterrâneos e enfrentar Pokémon lendários de gerações anteriores, como Lugia, Latios e Arceus, com a possibilidade de capturá-los.

O vídeo de apresentação ainda dá uma prévia do que serão versões Galar dos lendários de "Pokémon Red" e "Pokémon Blue": Articuno, Zapdos e Moltres, além de novos lendários ainda sem nome.

Retorno de velhos conhecidos

Em um ato que pode parecer um pedido de desculpas da Game Freak após as polémicas da Pokédex Nacional, as novas regiões adicionadas vão ter mais de 200 Pokémon de gerações anteriores e que não estão na versão original.

Para quem não possui a expansão, o estúdio vai disponibilizar uma atualização que permitirá obter esses antigos monstrinhos por meio de troca entre treinadores ou mesmo adicioná-los em sua pokédex utilizando o serviço Pokémon Home.

Pokémon Home é serviço na nuvem que será lançado em fevereiro de 2020 - Reprodução
Pokémon Home é serviço na nuvem que será lançado em fevereiro de 2020
Imagem: Reprodução

O Pokémon Home será lançado em fevereiro e vai possibilitar aos treinadores transferir, via nuvem, seus monstrinhos que estão no Pokémon Bank ou capturados em "Pokémon Let's Go Eevee" e "Let´'s Go Pikachu" para as versões "Sword" e "Shield". Um detalhe importante é que somente as suas versões dos 200 Pokémon antigos adicionados na expansão poderão ser transferidos.

Evoluções de Slowpoke

Slowpoke Galar já pode ser capturado em "Sword" e "Shield" - Reprodução
Slowpoke Galar já pode ser capturado em "Sword" e "Shield"
Imagem: Reprodução

Uma atualização para "Sword" e "Shield" disponível nesta quinta-feira (9) adicionou uma inédita versão galar de Slowpoke que pode ser capturada na região de Wedgehurst Station no game. Quem adquirir a expansão poderá evoluir o Pokémon para dois novos tipos.

Slowpoke poderá evoluir para uma versão galar de Slowbro com um item que ficará disponível na "Isle of Armor". Já uma versão galar de Slowking poderá ser obtida com outro item, mas dessa vez só disponível em Crown of Tundra. O design de ambas as evoluções galar ainda não foram reveladas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Radar