PUBLICIDADE

Topo

Novo console da Microsoft, Xbox One chegará no final de 2013

Théo Azevedo

Do UOL, em Seattle*

21/05/2013 14h07

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) o videogame que vai concorrer com o PlayStation 4 pela mente e coração dos jogadores. O sucessor do Xbox 360 se chama Xbox One e está previsto para sair no final de 2013. O preço não foi revelado.

Sobre o temido 'sempre online', esse será uma funcionalidade do Xbox One que as produtoras podem ou não usar, segundo a Wired. Se um game resolver usar o serviço de nuvem, será necessário que o console esteja permanentemente conectado à internet. Como dito, esse é um recurso opcional, mas Marc Whitten, vice-presidente de Xbox Live, deseja que todas as produtoras usem.

O Xbox One não rodará jogos do Xbox 360 nem games usados, ainda de acordo com a Wired. Os jogos, mesmo em Blu-ray, ficam atrelados à uma conta do Xbox Live, e para rodar jogos de segunda mão será necessário pagar uma taxa extra.

Aparentemente, todos os games precisam ser instalados no disco rígido, mas, uma vez feito isso, não será necessário ter o disco dentro do leitor.

CONHEÇA O XBOX ONE

  •  

Experiência integrada

O que muda no novo Xbox?

O processador é melhor: é um chip com oito núcleos, contra três do Xbox 360
Tem 8 gigabytes de memória principal, 16 vezes maior que o antecessor
O leitor de disco é de Blu-ray, com capacidade de 50 gigabyte. No 360 era de DVD, com 9 gigas
Vem com uma versão aprimorada do Kinect, que reconhece mais movimentos e objetos pequenos
O disco rígido comporta 500 GB, o dobro dos atuais modelos de linha do Xbox 360

Como prometido, a Microsoft concentrou seus esforços em mostrar o novo console como uma central multimídia, algo que vai dar 'inteligência' à TV, ser mais do que um videogame. O Xbox One quer integrar todos os conteúdos multimídia - game, vídeo, música, web e Skype - num único aparelho.

Para isso, o console é capaz de trocar os aplicativos instantaneamente - de um filme para um jogo, e deste para o navegador - e até mesmo colocar vários desses conteúdos ao mesmo tempo, dividindo a tela, um recurso chamado de "Snap Mode".

Com um Kinect aprimorado, operar o videogame depende cada vez menos do controle: quase tudo pode ser feito por comando de voz. Para trazer a guia de programação e navegar entre os canais, basta falar o nome do programa.

O controle do Xbox One, aparentemente similar ao do Xbox 360, mas na cor preta, traz mais de 40 inovações, segundo a Microsoft.

Primeiros jogos

A Microsoft já tem garantido duas franquias de grande sucesso entre o público brasileiro: "Call of Duty: Ghost" vem com seu tiroteio frenético e "FIFA 14" dá o toque inicial nos jogos de futebol de nova geração.

A EA Sports ainda prepara "Madden 25", "NBA Live 14" e um novo jogo do "UFC". Os games usarão um novo motor, chamado Ignite.

Já a Microsoft Game Studios acelerou com "Forza Motorsport 5", novo game de sua famosa série de simulador de direção. O game é título de estreia do Xbox One.

ASSISTA AO TRAILER DE "FORZA MOTORSPORT 5"

  •  

A Microsoft afirma que o console terá 15 jogos exclusivos no primeiro ano, oito deles propriedades intelectuais inéditas. Uma delas é "Quantum Break", da produtora Remedy, que fez "Alan Wake" e o primeiro "Max Payne".

Quando o nome "Halo" apareceu, muitos imaginaram um novo game. Mas, na verdade, se tratava de uma série de TV, a ser produzida por Steven Spielberg, diretor de filmes como "Jurassic Park" e "Resgate do Soldado Ryan".

"Call of Duty: Ghosts" para Xbox One usará um novo motor gráfico e os conteúdos adicionais aparecerão primeiro no console da Microsoft, algo que a companhia vem fazendo há alguns anos.

O modo multiplayer de "Ghosts" terá novidades como customização de personagens e mapas dinâmicos, em que eventos naturais ou a ação dos jogadores modificam o cenário. A Activision mostrou como o nível de realismo dos personagens aumentou drasticamente em relação a "Modern Warfare 3".

Jogos confirmados no evento da Microsoft

JogoPublisher
FIFA 14EA Sports
Madden 25EA Sports
NBA Live 14EA Sports
EA Sports UFCEA Sports
Forza Motorsport 5Microsoft
Quantum BreakMicrosoft
Call of Duty: GhostsActivision

Batalha da próxima geração

Assim, os principais 'players' do mercado mostram suas cartas na guerra da oitava geração de videogames. A Nintendo saiu na frente com o Wii U, que ainda patina em vendas, e a Sony apresentou o PlayStation 4 no final de fevereiro.

Ao que tudo indica, a briga deve ficar, novamente, entre Microsoft e Sony, já que a Nintendo parece estar um passo atrás dos concorrentes. Ao contrário da geração passada, nenhum dos dois tem a vantagem de sair antes (ou depois): ambos largam mais ou menos na mesma época, se nenhum imprevisto acontecer, claro.

Mais informações e jogos devem ser apresentados na E3, maior evento da indústria, que acontece entre 11 e 13 de junho com cobertura ao vivo de UOL Jogos.

NOVA DASHBOARD

  • Reprodução

    A interface do Xbox One parece similar ao visual atual do Xbox 360.

  • 8888
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }
  • 8889
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }

*O jornalista viajou a convite da Microsoft.

Start