PUBLICIDADE

Topo

Blizzard e Valve chegam a acordo para uso da marca "Dota"

do Gamehall

14/05/2012 17h32

A disputa entre a Blizzard e a Valve pelo uso do nome DotA chegou ao fim. E com um final feliz aos fãs das duas companhias, já que ambas chegaram a um acordo que as permite continuar usando a marca simultaneamente.

Segundo o acordo, a Valve vai continuar usando o nome "Dota" comercialmente, inclusive no próximo game da série, "DotA 2", enquanto a Blizzard permanecerá usando a marca de maneira não comercial nos mapas criados por jogadores em "Warcraft III" e "StarCraft II".

Além disso, o game "Blizzard DotA" teve seu nome alterado para "Blizzard All Stars", título que, segundo a produtora até "reflete melhor o design do seu jogo".

"Tanto a Blizzard quanto a Valve reconhecem que, no fim das contas, os jogadores só querem jogar os games que eles tanto esperam, por isso estamos felizes de chegar a um acordo que nos ajuda a manter o foco nisso", explicou o vice-presidente executivo da Blizzard Entertainment, Rob Pardo.

Já o presidente da Valve, Gabe Newell, adiciona que sua empresa está "satisfeita em chegar a um acordo sem atingir um ponto que não beneficiaria ninguém. Nós dois queremos nos concentrar nas coisas que nossos fãs se preocupam, criando e distribuindo grandes jogos à nossas comunidades".

Os termos registrados no acordo não foram divulgados pelas empresas.

Entenda a briga

A disputa entre a Blizzard e a Valve envolvendo o nome DotA é mais antiga do que parece. Em 2010, a Valve iniciou um processo para ter o direito de usar o nome "DotA". À época, a Blizzard não levou a sério a ação da empresa para garantir o direito da marca, mas achou "estranho" o movimento feito pela Valve.

Já em fevereiro desse ano, foi a vez da criadora de "StarCraft II" atacar a Valve, acusando-a de "se apoderar de um nome que já era usado por seus fãs há mais de sete anos", se referindo à "DotA", que é uma das modificações mais populares para "Warcraft III".

De acordo com a Blizzard, a Valve não teria o direito de se apropriar desse nome, e que, caso isso acontecesse, seria prejudicial tanto para a empresa quanto para os jogadores, que iriam comprar o produto acreditando que ele está associado a "Warcraft III".

Defesa dos Anciões

"DotA 2" conta com o motor gráfico Source da Valve - o mesmo de jogos como -, mantendo o visual cartunesco do anterior com algumas melhorias, além de apresentar um robusto trabalho de vozes personalizadas.

Assim como o antecessor, o jogo traz uma mistura dos gêneros de estratégia em tempo real online com elementos de RPG de ação - e um elenco de mais de 100 heróis.

"DotA 2" não tem data de lançamento definida.

VEJA O PRIMEIRO TRAILER DE "DOTA 2"


  •