PUBLICIDADE

Topo

South Park: The Game

do UOL, em São Paulo

25/01/2012 08h00

  • Divulgação

    Em "South Park", o objetivo do seu personagem é entrar para a turminha.

O desenho animado "South Park" já foi retratado em jogos antes, mas nunca com a ambição do RPG que a Obsidian Entertainment prepara para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, acompanhados de perto por Trey Parker e Matt Stone, criadores da série. O estúdio tem no currículo recente jogos como "Dungeon Siege 3" e "Fallout: New Vegas" e é formado por veteranos do gênero, que ajudaram a criar clássicos como "Baldur's Gate" e até mesmo os primeiros "Fallout".

No jogo, você é um garoto novo na gelada South Park e seu objetivo é se enturmar com as outras crianças. Para isso, logo no começo você aceita participar de uma partida de RPG "live-action", daquelas em que os jogadores se fantasiam como seus personagens. A brincadeira, porém, logo evolui para uma aventura de verdade. Com a ajuda de Cartman, você vai escolher sua classe: mago, paladino, aventureiro, ladrão ou um outro papel maluco inventado pelo próprio Cartman.

"South Park" é um RPG e apesar do sistema de combate bastante simples - você pressiona um botão para atacar e aperta o mesmo botão no ritmo certo para conseguir acertar golpes extras, por exemplo - promete um uso dinâmico de ângulos de câmera e ataques especiais, além de armas para combate à distância. O jogo possui um sistema de Matérias, bem ao estilo "Final Fantasy", para aprimorar armas com poderes de fogo, eletricidade ou veneno.

  • Divulgação

    "South Park" tem várias facções: vampiros, ETs, góticos, crianças com sardas...

Vampiros, góticos e hippies

Ao explorar as ruas de "South Park", você encontra inimigos de facções curiosas, como as crianças com sardas, vampiros e os góticos - que são parecidos com os vampiros, mas fumam e bebem mais café. Outro grupo presente no jogo são os hippies, que atacam com cartazes de protesto. ETs, líderes de torcida, gnomos e homens-caranguejo completam o pacote.

O jogo usa o motor gráfico de "Dungeon Siege 3", mas segue o estilo visual da animação e para garantir a fidelidade, Parker e Stone colocaram todos os recortes e arquivos do desenho animado à disposição da Obsidian. Os criadores de "South Park" também participaram na hora de recriar a cidade como cenário do jogo: até então, não existia uma planta definida da cidade, mas para o game, foi preciso determinar afinal, onde fica a casa de cada um, a escola, o cinema e tudo mais.

A dupla também cuida dos diálogos entre os personagens e cita "Portal 2" como um exemplo. Para eles, o roteiro inteligente do jogo da Valve não seria tão bom em um jogo ruim. Por isso, Parker, Stone e a Obsidian prometem que "South Park" será um game tão bom quantos seus diálogos.