Topo

SNES Classic: 10 jogos excelentes que ficaram fora do console

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 14h26

O Super Nintendo Classic Edition sai em setembro nos EUA e deve se tornar o brinquedo nostálgico mais procurado pelos fãs dos games de lá até o final do ano. O aparelho, que imita com perfeição a aparência do clássico console 16-bit, terá na memória 21 jogos. A seleção inclui desde clássicos como "Super Street Fighter II Turbo" e "Super Mario World" até o inédito "Star Fox 2".

Mas a verdade é que a biblioteca de jogos do SNES é vasta e está entre as mais recheadas de games marcantes. Por isso, muita gente ficou chateada pela ausência de um outro jogo no pacote. Para compartilhar essa dor, UOL Jogos selecionou os 10 melhores games que, infelizmente, ficaram de fora do SNES Classic. Confira!

  • Reprodução

    10. Final Fight

    "Final Fight" é um dos pilares dos jogos de pancadaria e um dos melhores exemplos de adaptação dos arcades para o Super Nintendo. A clássica batalha de Haggar e Cody (Guy ficou de fora no console) para resgatar Jéssica das garras da Mad Gear Gang e limpar as ruas de Metro City merecia um lugar de destaque na coleção, mesmo sem a opção de multiplayer cooperativo.

  • Divulgação

    9 . Sunset Riders

    Em "Sunset Riders", quatro caçadores de recompensas (Steve, Billy, Bob e Cormano) atravessam oito fases no Velho Oeste, indo da costa oeste até a costa leste dos EUA atrás de bandidos procurados. No SNES, dois jogadores podem escolher entre os mocinhos - Steve e Billy usam revólveres com tiro mais rápido e concentrado, enquanto Bob e cormano preferem espingardas, que tem disparos mais lentos mas que cobrem uma área maior.

  • Reprodução

    8. Ultimate Mortal Kombat 3

    Sim, o Mega Drive tinha as melhores adaptações dos jogos da série "Mortal Kombat", mas "Ultimate MK 3" seria uma boa adição ao catálogo do SNES Classic. O game traz uma grande quantidade de personagens, cenários detalhados e mecânicas mais complexas do que os dois jogos anteriores.

  • Reprodução

    7. TNMT 4: Turtles in Time

    Melhor aventura das Tartarugas Ninja no Super Nintendo, "Turtles in Time" é um aprimoramento da experiência dos fliperamas. Um jogo bonito, com muita pancadaria e cheio de cores vibrantes, que passava bem a emoção das Tartarugas do desenho animado que era febre nos anos 1990. É mais um daqueles jogos em que o segundo controle do SNES Classic seria muito bem aproveitado.

  • Reprodução

    6. Top Gear

    Um dos primeiros games de corrida do SNES, "Top Gear" tinha objetivos bem diretos: o jogador deveria se tornar o piloto mais rápido do mundo, correndo por vários países. Simples e divertido, "Top Gear" foi o primeiro jogo de uma franquia que recebeu mais 11 jogos nos anos seguintes. O game conquistou muitos fãs por aqui e sua trilha sonora memorável já justificaria a inclusão no SNES Classic.

  • Reprodução

    5. Super R-Type

    Uma das vantagens do SNES sobre os consoles da geração anterior (NES e Master System), era ter jogos muito parecidos com o que havia nos fliperamas. "Super R-Type" é um desses casos. O jogo de navinha tinha fases vindas do arcade "R-Type II" e também áreas inéditas, exclusivas do console. A versão de SNES não deixa nada a desejar diante das adaptações de "R-Type II" disponíveis no PlayStation 3 e no Xbox 360.

  • Reprodução

    4. Pilotwings

    Na época do lançamento do Super NES, "Pilotwings" era um dos jogos que a Nintendo usava para demonstrar o poderio gráfico do console e os efeitos de rotação da tecnologia Mode 7. Você precisa voar por vários cenários, controlando máquinas e equipamentos diferentes, como um avião, um jetpack e um para-quedas, para alcançar os objetivos e tirar suas licenças de vôo.

  • Reprodução

    3. NBA Jam

    O catálogo do SNES Classic traz poucas opções para os fãs de esporte - mini-golfe e boxe, basicamente. "NBA Jam" seria uma ótima maneira de ampliar as opções e aproveitar melhor aquele segundo controle. "NBA Jam" traz partidas de basquete 2x2 com o acréscimo de poderes especiais e mais contato físico. você pode derrubar o adversário para roubar a bola. É bem mais divertido do que seguir as regras do jogo! Os controles são simples de entender e os comentários exagerados dão uma graça extra para as disputas. Boomshakalaka!

  • Divulgação

    2. Earthworm Jim

    A minhoca super-heróica Earthworm Jim não é tão popular quanto Super Mario, mas seu game é um dos melhores jogos de ação em plataforma do SNES. O jogo da Shiny, lançado em 1994, coloca você no controle da minhoca superforte em fases cheias de desafios e batalhas contra chefões implacáveis. O visual colorido e a animação caprichada são destaques de "Earthworm Jim".

  • 1. Chrono Trigger

    Ok, o SNES Classic está bem servido em termos de RPGs japoneses, com "Final Fantasy III" e "Earthbound" no pacote, mas deixar "Chrono Trigger" de fora de fora é inadmissível.

    O RPG é um dos melhores já feitos, tanto pela temática que inclui viagem no tempo, fantasia e uma batalha épica para impedir o fim do mundo (várias vezes), um sistema de combate sofisticado e personagens memoráveis. A produção de "Chrono Trigger" reuniu um verdadeiro time dos sonhos dos produtores nipônicos, com grandes nomes tanto da Square quanto da Enix (que, na época, ainda eram estúdios separados): Yuji Horii ("Dragon Quest"), Hironobu Sakaguchi ("Final Fantasy") se juntaram ao artista Akira Toriyama ("Dragon Ball") e ao compositor Nobuo Uematsu para criar o J-RPG definitivo.