PUBLICIDADE

Topo

Ouça os episódios do Playground, o podcast de UOL Jogos

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 14h04

Que tal participar de um bate-papo aberto e descontraído com Claudio Prandoni, Pablo Raphael, Priscila Ganiko, Pedro Henrique Lutti Lippe e Rodrigo Guerra? Essa é apenas uma das premissas do Playground, o podcast do UOL Jogos que tem como objetivo falar sobre videogames, de forma clara e objetiva, mas de um modo divertido e descontraído.

Em nossos programas você terá informação e opinião sobre assuntos relacionados ao mundo dos videogames (e de tudo que orbita esse universo). Em alguns programas convidados chegam para dar um olhar diferente e contundente ao assunto em pauta com objetivo de sempre enriquecer o debate.

Logo abaixo você confere uma lista com todos os episódios do programa e, caso você queira, há a possibilidade o programa para receber o Playground no exato momento em que ele for ao ar.  Os links estão logo abaixo para quem assina no iTunes ou usa um tocador de podcasts diferente.

Assine no iTunes

Assine o RSS no seu agregador de podcasts favorito

O que é podcast?

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado na internet e que pode ser reproduzido em computadores, tocadores de MP3, smartphones e outros aparelhos. Esse tipo de mídia é uma forma de levar conteúdo para ouvintes como se fosse um programa de rádio.

O Playground é o podcast do UOL Jogos, que terá novos capítulos todas as terças-feiras e, eventualmente, às quintas em programas especiais marcados como Playground DLC.

Episódios do Playground

  • Playground #47 - "The Division" é um dos games mais ousados de 2016

    Um dos jogos mais aguardados do ano está prestes a chegar. Com as primeiras informações pipocando aqui e ali, começamos a entender sobre o que se trata "The Division" e a equipe de UOL Jogos entrou no trem da empolgação para discutir e comentar as primeiras informações do novo game da Ubisoft que chega no dia 8 de março que entrará em testes beta nessa semana. Leia mais

  • Playground #46 - Os principais games de 2016

    Vai ou racha 2016: esse é o ano que finalmente vamos ver games que esperamos desde o lançamento do Xbox One, PlayStation 4 e até do Wii U. Games como "Quantum Break", "Uncharted 4" e "Legend of Zelda" chegam nos próximos meses para acabar com nosso tempo livre e nos atrasar para o trabalho depois de passar a madrugada inteira com os controles nas mãos. E é sobre esses games que a equipe de UOL Jogos discute no primeiro episódio da segunda temporada do Playground. Leia mais

  • Playground #45 - Entenda o fenômeno dos Amiibos, os bonecos da Nintendo

    Os brinquedos que se conectam com os videogames, conhecidos como "toys to life" nos EUA, despertou nos jogadores uma nova paixão: de levar os seus heróis favoritos dos games para sua casa. Entre os diversos brinquedos do tipo, a coleção que mais se destaca é a da Nintendo com seus Amiibos, que completaram recentemente seu primeiro ano de vida. Diferente de "Disney Infinity" e "Skylanders", as estatuetas da Nintendo podem ser usadas em diversos games trazendo as mais variadas funções e conteúdos extras. E para explicar isso aos nossos ouvintes, os colecionadores especialistas de UOL Jogos, Claudio Prandoni e Pedro Henrique, contam para nossos ouvintes as origens dessa mania, os preços, a parte divertida e também a mais chata de se colecionar esses brinquedos. Leia mais

  • Playground # 44 - Quais são os erros e os acertos de "Assassin's Creed"?

    A série Assassin's Creed é conhecida como uma das mais emblemáticas da geração do PlayStation 3 e Xbox 360. Entretanto, mesmo com muitos jogos bons, parece que a Ubisoft meio que perdeu a mão e não está conseguindo replicar o sucesso da trilogia Assassin's Creed II. A galera do UOL Jogos se sentou para conversar sobre essa franquia que nos deixa com sentimentos mistos: gostamos dos novos games, mas sabemos que eles poderiam ser melhores. Vamos relembrar desses jogos e tentar descobrir o que a publicadora francesa poderia fazer para deixar essas viagens no tempo mais divertidas e prazerosas de serem acompanhadas no Playground. Leia mais

  • Playground #43 - Melhores jogos de 2015

    "Metal Gear Solid V", "The Witcher 3", "Horizon Chase", "Splatoon", "Rise of the Tomb Raider"... 2015 foi um ano cheio de grandes jogos que mantiveram nossos videogames e computadores ligados praticamente sem parar. Foram games que nos mostraram reinos mágicos, mundos onde a ficção se confunde com a realidade e com aventuras que lembraremos por muitos e muitos anos. Tudo isso é relembrado no Playground dessa semana que fala sobre os melhores games de 2015. Esse programa faz parte do nosso especial de fim de ano no qual celebramos um ano profícuo no mundo dos videogames no qual a "nova geração" começa a mostrar suas melhores armas para nos apaixonar e ficar ansiosos para o que vamos ver no ano que vem. Leia mais

  • Playground #42 - Comic Con Xperience 2015

    A Comic Con Experience 2015 aconteceu entre os dias 4 a 7 de dezembro, no Espaço Imigrantes, em São Paulo e se tornou o principal ponto de referência dos nerds e geeks de todo país. Lá foi palco para diversos painéis que trouxeram artistas e diretores de cinemas e séries de TV, local de encontro de cosplayers e ainda um imenso centro de compras com objetos de desejo de muitos ali presentes. UOL Jogos esteve no evento e agora que as águas estão mais calmas, faz um balanço com o que rolou de mais legal. Claudio Prandoni, Guilherme Solari, Pablo Raphael e Rodrigo Guerra conversam sobre o evento e também dão dicas para quem pretende ir no evento no ano que vem (a primeira dica é: comece a economizar agora). Leia mais

  • Playground DLC #6 - Jessica Jones

    A série "Jessica Jones", que estreou no Netflix no final de novembro, trouxe consigo diversos assuntos que estão sendo discutidos nas mídias sociais nos últimos tempos, como a representatividade da mulher nas séries e cinema, relacionamentos abusivos e outros temas sensíveis que precisam ser discutidos com a sociedade. Estrelada por Krysten Ritter, no papel de Jessica Jones, a série traz para os holofotes os heróis com menos destaque do universo expandido da Marvel para lutar contra um vilão que não possui poderes colossais, mas ainda perigoso o suficiente para destruir a vida de pessoas que passam por sua frente. Leia mais

  • Playground #41 - A relevância de "Smash Bros."

    Uma das notícias que balançou a internet gamer mundial foi a aparição de Cloud, o protagonista de "Final Fantasy VII" em "Super Smash Bros." para 3DS e Wii U. Justamente o Cloud, um dos personagens mais icônicos da marca PlayStation. O herói da espada extremamente gigante ainda não tem data para chegar ao jogo de luta, porém vale notar que esse é apenas um dos muitos outros lutadores que chegaram ao jogo desde seu lançamento, levantando dúvidas como "Smash Bros." é um jogo balanceado? Como funciona o eSport do game? E a sempre clássica: "Smash Bros." é jogo de luta? Leia mais

  • Playground #40 - Os jogos bons de Star Wars

    Com a chegada de "Star Wars: Battlefront", jogadores estão lutando nos exércitos rebeldes e do império para reencenar as batalhas mais marcantes do universo mais marcante dos cinemas. Apesar de o jogo não ter tanto conteúdo quanto os fãs queriam, é indiscutível o quanto o game diverte e traz o espírito do saudosismo para nossos videogames. Foi pensando nisso que a equipe de UOL Jogos se reuniu para relembrar os games mais antigos da saga "Star Wars" que nos divertiram desde a época do Super Nintendo e discutir sobre eles no Playground dessa semana. Leia mais

  • Playground #39 - Origens do mundo de "Fallout"

    Desde 1997, a série "Fallout" tem conquistado os fãs de RPGs por todo o mundo, seja com os clássicos isométricos para PC da Interplay ou com os expansivos mundos abertos tridimensionais desenvolvidos pela Bethesda. Inspirado por filmes como "Mad Max" e a estética da ficção científica dos anos 50, os games capturaram a imaginação do público ao permitir que jogadores desbravassem este mundo pós-apocalíptico à sua maneira, desde alguém que só saiba resolver problemas na porrada até quem prefira conversar e negociar com seus inimigos - entre outras centenas de possibilidades. Agora, para comemorar o lançamento de "Fallout 4", a galera de UOL Jogos discutiu mais sobre as origens e universo da série, suas influências e impacto no mundo dos games, e o que há de novo na área de Boston. Leia mais

  • Playground #38 - O retorno dos jogos de apontar e clicar

    Os adventures são jogos que estão voltando a ter uma atenção especial tanto pelos jogadores, quanto pela imprensa. Em parte isso se deve à Telltale Games que trouxe títulos como "The Walking Dead", "Back to the Future" e "Game of Thrones", que são franquias conhecidas por um público mais amplo. Mas a história desse tipo de jogo começa nos primórdios dos jogos para computadores, com aventuras que eram escritas em texto como em "Adventure" ou quando o mouse deixou de ser um acessório e passou a ser uma peça fundamental nos PCs. Leia mais

  • Playground #37 - 10 anos de Xbox 360

    No dia 22 de novembro de 2005 o Xbox 360 chegou ao mundo dos videogames. Esse foi o console que fez com que a Microsoft deixasse de ser uma coadjuvante no mundo dos videogames e ocupasse a um lugar entre os protagonistas, com mais de 84 milhões de unidades vendidas ao redor do globo. Muitos desses consoles foram vendidos no Brasil, isso porque a Microsoft do Brasil passou a fabricar o Xbox 360 em território nacional, fazendo com que a Sony e a Nintendo olhassem também para nosso país com muito interesse, pois existia por aqui um interesse latente, mas que foi deixado de lado pelas empresas no final dos anos 1990. Leia mais

  • Playground #36 - RPG de mesa

    Inspiração para muitos games, o RPG de mesa está passando por um período de redescobrimento nos últimos anos, com uma nova geração de jogadores sendo apresentada aos mistérios e encantos de "Dungeons & Dragons", "Pathfinder" e "Tormenta", entre muitos outros títulos. Jogar esse tipo de jogo "offline" está se tornando cada vez mais online, usando mídias diferentes e até permitindo jogar via internet, quebrando, assim, a barreira entre ser um jogo de tabuleiro ou um novo tipo de videogame. No Playground dessa semana convidamos Felipe Della Corte e Flávia Gasi, do projeto "RPG das Minas", para nos contar o que é esse tal de RPG e como é essa nova forma de jogar um dos hobbies mais antigos desse mundinho nerd. Leia mais

  • Playground #35 - Pais gamers

    Jogar videogames é uma tarefa que, por muitas vezes, requer tempo e dedicação. Outra coisa que também precisa de bastante atenção são os filhos e é essa combinação que será contada no Playground dessa semana, no qual a equipe de UOL Jogos convidou Lucas Patrício, CEO da Gomídia, e Fabio Santana, Relações Públicas da Capcom no Brasil. Ambos são pais e estão vivendo o momento de suas vidas, no qual têm que dividir tempo entre cuidar de seus filhos, amar suas esposas, resolver os problemas do trabalho e ainda de ter um tempinho para jogar seus games favoritos. Leia mais

  • Playground #34: UOL Jogos e ouvintes comentam as novidades da BGS 2015

    Entre os dias 8 e 12 rolou a Brasil Game Show no Expo Center Norte, em São Paulo, a maior feira de games da América Latina. O evento trouxe para o público uma série de novidades dos games que estão para chegar ao mercado ? e aqueles que chegaram às prateleiras nesse ano. UOL Jogos decidiu, então, fazer uma coisa diferente: produzir um episódio do podcast Playground ao lado dos ouvintes para comentar as novidades, games, acessórios e tudo mais que estava presente na feira. A reunião foi feita no estande da Toy Show, na qual os ouvintes do programa se juntaram com a equipe para fazer esse programa especial. Leia mais

  • Playground # 32: Relembre dos games de porradinha

    Lembra de "Streets of Rage", "Final Fight" e "Tartarugas Ninja" (sim, sabemos que o nome é "Teenage Mutant Ninja Turtles", mas o que vale é o que está em nossa memória)? Eles são conhecidos como Beat'em Ups, jogos de porradinha, Brawlers e muitos outros nomes e são o assunto do Playground dessa semana, o podcast de UOL Jogos. Leia mais

  • Playground DLC: Tokyo Game Show

    Entre os dias 17 e 20 de setembro rolou a Tokyo Game Show 2015, o maior evento de games da Ásia e que traz uma série de novidades de jogos que tomam conta de nossas imaginações como "Final Fantasy XV", "Persona 5" e dezenas de outros. Os japoneses de coração de UOL Jogos, Pablo Raphael, Claudio Prandoni e PH, contam o que rolou de bacana na feira e como o mercado japonês está se adaptando ao mundo da nova geração de consoles. Leia mais

  • Playground #31: UOL Jogos discute os erros e acertos de "Ground Zeroes"

    Com a chegada de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", muitos ouvintes do podcast Playground estão se questionando com perguntas do tipo "Será que vale a pena jogar 'Ground Zeroes' agora que 'o jogo de verdade' chegou?". A equipe de UOL Jogos se debruça nessa pergunta e discute o assunto no programa dessa semana. Pablo Raphael, Pedro Henrique, Claudio Prandoni e Rodrigo Guerra conversam sobre esse game que foi criticado por ser "curto demais" ou por "não ser um 'Metal Gear' de verdade". Venha ouvir o programa e aproveite para participar do bate-papo semanal sobre o mundo dos videogames no Playground. Leia mais

  • Playground #30: UOL Jogos relembra os 30 anos de "Super Mario Bros."

    O encanador bigodudo já não é um dos mais jovens no mundo dos videogames, porém no último dia 13 de setembro, seu jogo que influenciou o universo do entretenimento eletrônico, "Super Mario Bros.", completou 30 anos. Criado por Shigeru Miyamoto, "Super Mario Bros." influenciou diversos outros criadores como Ken Levigne, Hideo Kojima, Warren Spector e muitos outros considerados "mestres" do game design. Claudio Prandoni, Rodrigo Guerra e Pedro Henrique falam desse jogo, de suas experiências e lembranças e, não apenas isso, conversam também sobre "Super Mario Maker", o game criativo da Nintendo que permite que os jogadores criem fases de "Super Mario". Ouça o programa logo abaixo e vem para o parquinho de UOL Jogos você também. Leia mais

  • Playground #29: Como ter tempo para jogar todos os games do final do ano?

    Com o fim do ano vem uma enxurrada de games que nos mantém entretidos e até um pouco desespero. Jogos de mundo aberto, jogos de corrida, FPS, ação, quebra-cabeças. Tem para todos os gostos. Mas como conseguir jogar aqueles games mais aguardado que estamos esperando o ano inteiro para colocar as mãos quando nem sequer terminamos os games do início do ano? Leia mais

  • Playground #28: "Metal Gear Solid V" é realmente o melhor jogo da série?

    "Metal Gear Solid V: The Pantom Pain" está entre nós. Após anos esperando o novo jogo de Hideo Kojima, UOL Jogos conversa sobre as mudanças que o quinto episódio da série está trazendo para franquia e também dos rumos tomados para esse jogo que é um dos mais aguardados do ano. Leia mais

  • Playground #27: Profissão editor de revistas de videogame

    Nos tempos atuais fazer uma revista de videogame não é nada fácil: competir com a internet é uma tarefa difícil para os editores de revista, que acabam bolando ideias bacanas para o material impresso ? e que cada vez está se especializando cada vez mais. E é sobre essa difícil missão que é o assunto do o Playground dessa semana que conta com a participação de Humberto Martinez, editor da Revista Oficial do PlayStation, e Igor Andrade, editor da Nintendo World. Os editores contam as facilidades, dificuldades e também sobre o mercado impresso da área. Leia mais

  • Playground #26: Os jogos brasileiros de Master System

    O Master Sytem foi um celeiro para games desenvolvidos no Brasil. Títulos como "Mônica no Castelo do Dragão", "AS férias frustradas do Pica-Pau" e "Geraldinho" foram desenvolvidos no Brasil no final dos anos 90 para manter vivo o catálogo do console de 8 bits da Sega. Leia mais

  • Playground #DLC 4: As novidades que rolaram na Gamescom 2015

    A Gamescom, feira alemã de games que rolou entre os dias 5 e 9 de agosto, trouxe diversas novidades sobre os jogos que estão chegando em breve nas lojas, como "Rise of the Tomb Raider", "Scalebound" e "Final Fantasy XV". São tantas novidades que até rendeu um programa especial do Playground, o podcast de UOL Jogos. Leia mais

  • Playground #25: Mesa redonda do CBLoL 2015

    No último final de semana rolou a final da temporada 2015 do Circuito Brasileiro de "League of Legends". O evento que reuniu mais de 12 mil pessoas no Allíanz Parque, em São Paulo para ver a disputa entre Pain e INTZ. Em disputa o título de campeão, mas não apenas isso: a chance de representar o Brasil no torneio International Wild Card - torneio que dá uma vaga para o campeonato mundial. Leia mais

  • Playground #24: O machismo nos videogames

    Recentemente uma campanha publicitária reascendeu uma discussão sobre o sexismo e machismo que acontece nos videogames. Porém o tiro saiu pela culatra: a propaganda recebeu muitos votos de "Não Gostei" no YouTube. Seria isso o sinal de que a sociedade está partindo para a aceitação das garotas nos games? Sim. Mas ainda existe muita coisa que deve ser mudada para chegarmos a um 'mundo perfeito'. Leia mais

  • Playground #23: O fantástico (e complexo) mundo de "Kingdom Hearts"

    Os jogos da série "Kingdom Hearts" são conhecidos por unir os mundos de "Final Fantasy" e Disney, porém existe algo muito mais profundo e complexo na história que forma esse laço que deixa muitos jogadores perdidos na hora de jogar. Para acabar com esse problema, a equipe de UOL Jogos se reuniu no estúdio do Playground para tentar explicar um pouco esse universo. Leia mais

  • Playground #DLC 3: Filme "Pixels" dá 'tilt' com piadas ruins

    Chegando assim de surpresa, você recebe um Playground DLC (ou delícia, para os íntimos). E nesse programa discutimos sobre o filme "Pixels", de Adam Sandler, que tenta prestar uma homenagem aos videogames, porém esse gesto é praticamente esquecido ao constatar que o longa é carregado de estereótipos e piadas que não são engraçadas. Ouça o programa ou faça o download logo abaixo - mas fique sabendo desde já: "Detona Ralph" é bem mais legal. Leia mais

  • Playground #22: Pancadaria no Evo 2015

    Evo 2015 é o maior campeonato de jogos de luta do mundo. Jogadores do mundo todo se reuniram em Las Vegas para ver estrelas como Daigo Umehara e Yusuke Momochi, que ficaram conhecidos por jogar "Street Fighter" como 'deuses'. Claudio Prandoni, Rodrigo Guerra e Pedro Henrique conversaram com Jefferson Kayo, jornalista de videogames que trabalha na PlayTV e que entende tudo sobre o que rola nesse universo. Leia mais

  • Playground #21: A vida e o legado de Satoru Iwata

    A indústria dos videogames perdeu no dia 11 de julho uma de suas figuras mais emblemáticas: Satoru Iwata, CEO e presidente da Nintendo. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Nintendo DS, do Wii e Amiibos, liderando a Nintendo em tempos difíceis e com uma concorrência pesada, mas sem deixar de ser uma pessoa gentil e amada pelos fãs e funcionários da companhia. Para falar desse triste fato, UOL Jogos se reuniu para fazer um Playground somente para discutir quais foram os feitos de Iwata e sua trajetória no mundo dos videogames. Ouça o programa que, apesar de estar em um tom mais triste, relembra desse executivo que mudou o mundo dos videogames. Leia mais

  • Playground #20: "Batman: Arkham Knight"

    Ser o Batman é o sonho da maioria dos moleques que nasceu dos anos 1940 pra cá. Encarnar na pele do detetive mais inteligente do mundo, mais esperto e mais rico nunca foi possível até a chegada dos primeiros videogames, mas apenas a série "Arkham" realmente nos deu a possibilidade de nos sentirmos como o Batman. Esse sonho chegou ao seu ápice com "Batman: Arkham Knight", o novo jogo da série criada pela RockSteady que recebeu a nota máxima na análise de UOL Jogos. Claudio Prandoni, Rodrigo Guerra e Pedro Henrique conversam sobre as novidades, o Batmóvel e as missões desse jogo e chamam você para ouvir e participar do Playground dessa semana. Leia mais

  • Playground #19 - A importância de "Final Fantasy VII"

    Depois da algazarra da E3 2015 em torno de "Final Fantasy VII", muitos leitores de UOL Jogos se questionam qual é a importância desse jogo no mundo dos games. E existem diversos pontos que mostram que esse jogo é um marco muito importante para os videogames. Leia mais

  • Playground #18 - As tendências da E3 2015

    A E3 2015 passou, mas deixou um turbilhão de novidades. Dessa leva de surpresas, vimos games como "Final Fantsasy VII", "Super Mario Maker", "Fallout 4" e mais uma pancada de games serem vistos e já criando antecipação para suas datas de lançamento. Mas olhando além desse trem do hype, conseguimos ver três tendências que vieram para ficar. E é sobre elas que vamos discutir nesse Playground. Leia mais

  • Playground # 17 - Jogos e conferências da E3 2015

    A E3 2015 trouxe muitas novidades que vão dar o que falar nos próximos meses e anos. Algumas lendas como "The Last Guardian" e o remake de "Final Fantasy VII", que estavam em cheque se voltariam a aparecer na feira, finalmente se tornaram realidade. "Star Fox" e "Gears of War" também deram as caras no evento e hoje já sabemos que em breve estarão em nossos consoles. Leia mais

  • Playground #DLC 2: Street Fighter V

    "Street Fighter V" ainda nem chegou aos videogames de verdade, porém seu novo sistema de luta promete ser mais simples e. ao mesmo tempo, altamente competitivo. Para aprofundar mais um pouco nesse tema e explicar como é a experiência de jogar com os quatro lutadores revelado até agora, preparamos esse Playground DLC. Leia mais

  • Playground #16 - Um Link para o passado

    A série "Legend of Zelda" é famosa por ser uma das mais adoradas do mundo dos videogames e diversos ouvintes do podcast Playground, do UOL Jogos, pediram por um programa dedicado ao a esse universo. Nesse Playground, Prandas, Victor, PH e Guerra conversam e relembram de boas histórias de "A Link to the Past" e outros games da série. Acompanhe essa viagem ao mundo de Hyrule e prepare a sua Master Sword para essa jornada. Leia mais

  • Playground #DLC 01: Destiny

    Se você acompanha o Playground,sabe que "Destiny" é o game jogado nas horas vagas da equipe de UOL Jogos. Com o recente lançamento da expansão de "A Casa dos Lobos", ficou mais do que necessário falar sobre o título e o que realmente pensamos sobre ele. Para isso, Claudio Prandoni, Pablo Raphael, PH e Rodrigo Guerra se reuniram para dar as impressões sobre a expansão de uma forma diferente: indo direto ao ponto. Sem rodeios, sem enrolações. Com isso nasceu o Playground DLC, um programa mais curto que vai falar exatamente sobre esses assuntos esporádicos que surgem de vez e quando e que merecem ser comentados. A estreia do programa conta também com a participação de Caio Teixeira, do site Overloadr. Leia mais

  • Playground #15: The Witcher 3

    Um dos jogos mais aguardados do ano chegou e trouxe um gigantesco mundo para explorar. "The Witcher 3: Wild Hunt" é um dos mais icônicos RPG que chegaram ao Xbox One e PlayStation 4, além do PC, é claro. Baseada nos romances do também polonês Andrzej Sapkowski, a série "The Witcher" nasceu no PC e conta a aventura imperdível de Geralt de Rivia nesse mundo aberto sem porteira. O game é muito bem recomendado e tem diversas coisas para serem feitas e centenas de locais a serem explorados. A aventura agraciou os olhos de Pablo Raphael, que deu nota máxima ao game na análise de UOL Jogos. Entretanto nem todos os membros da redação do site concordam com ele e isso é mostrado no Playground dessa semana que você pode ouvir logo abaixo. Leia mais

  • Playground #14: Mad Max

    "Mad Max: Fury Road" está em todos os cinemas criando milhares de discussões em mesas de bar e também na internet. Inclusive na redação de UOL Jogos, onde a equipe se reuniu para assistir ao filme e discutir quais são as influências que dele no jogo. Claudio Prandoni, Pablo Raphael, PH e Rodrigo Guerra conversam sobre os personagens fortes, o mundo caótico e, claro, os carros mais bizarramente malucos que cruzaram os desertos. Ouça o bate-papo apertando o botão play logo abaixo ou assine nosso feed. Leia mais

  • Playground #13: Produção de games independentes no Brasil

    O mercado de games independentes está em ebulição e o sucesso disso se deve em parte pela forma que os estúdios se comunicam e são parceiros. Saulo conta que enquanto produzia "Chroma Squad", estava esperando pelo lançamento de "Toren", do estúdio gaúcho Swordtales. "Acompanhamos o 'Toren' há tantos anos, somo amigos próximos do [Alessandro] Martinello, do Vitor [Leães] e Conrado [Testa] e até para nós está sendo um alívio que o jogo foi lançado e está sendo bem recebido", disse Saulo "A indústria brasileira [de desenvolvimento de games] sempre foi próxima". Você pode acompanhar o bate-papo completo com Paulo e Saulo no Playground dessa semana logo abaixo, que fala sobre esses assuntos e outras curiosidades de como é ser desenvolvedor no Brasil. Leia mais

  • Playground #12: Chroma Squad e Project CARS

    Poucas pessoas acreditam em imagens de divulgação de games como "Project CARS", afinal, os jogos de corrida sempre mostram imagens belas de lugares maravilhosos e coisa do tipo. Porém, as primeiras impressões da equipe de UOL Jogos com o game foram acima do esperado. Claudio Prandoni, Pablo Raphael, PH e Rodrigo Guerra se reuniram para para conversar sobre alguns dos jogos mais recentes que chegaram ao mercado recentemente, como é o caso de "Project CARS" e "Chroma Squad" no Playground dessa semana. Leia mais

  • Playground #11: Crescimento do eSports no Brasil

    Nas últimas semanas temos acompanhado como é que o cenário competitivo de "League of Legends" está se desenvolvendo. Desde que o jogo chegou no Brasil, em meados de 2012, a popularidade do game vem em uma constante crescente. Os times brasileiros estão ganhando mais destaque, os jogadores estão ficando mais conhecidos e, acima de tudo, o público está reconhecendo a modalidade e dando credibilidade para a cena. Um bom exemplo disso, é a INTZ, time brasileiro que recentemente disputou e venceu o Campeonato Brasileiro de "League of Legends" praticamente invicto ? o time teve apenas dois empates durante a campanha. A INTZ não era favorita, mas o time vinha demonstrando crescimento, como diz o comentarista Guilherme Cheida, o "Tixinha" para UOL Jogos. Leia mais

  • Playground #10: Novidades do universo Star Wars

    Depois de 10 anos, a série "Battlefront" volta ao mundo dos videogames trazendo um multiplayer com o pedigree da Dice, a produtora de "Battlefield 4" e outros games. Claudio Prandoni, que esteve no Star Wars Celebration, conta como são as novidades de "Star Wars: Battlefront" e as curiosidades que ele presenciou no evento mais marcante para os fãs da saga criada por George Lucas e que agora tem o selo de qualidade da Disney. Leia mais

  • Playground #09: Microtransações encarecem os games

    Você lembra do truque das 99 vidas do "Sonic 2"? Do código da Konami? Há algum tempo, era normal ver "dicas de jogos" em capas de revistas de videogames. Isso aos poucos foi sumindo até que, mais recentemente, voltaram com tudo, mas numa forma um pouco mais capitalista. O exemplo mais recente é o Fatality fácil de "Mortal Kombat X" que pode ser feito pressionando apenas dois botões, mas no lugar de fazer um truque, isso agora é cobrado do jogador em forma de microtransação. Esse termo, que parece ter saído de um dicionário de 'ecomomiquês', é atualmente a principal forma de fazer jogos Free To Play (grátis para jogar) se tornarem rentáveis. Os pirulitos de "Candy Crush Soda Saga", por exemplo, são comprados em pacotes usando dinheiro real. Leia mais

  • Playground #08: Lembranças monocromáticas do Gameboy

    Você sabia que na década de 1990 os videogames portáteis não eram assim... portáteis? Levar um consolinho para jogar em qualquer lugar não era fácil de carregar no bolso. Tinha que pensar em pilhas, cartuchos e mil outras loucuras do tipo. Foi para relembrar desses tempos que UOL Jogos se reuniu para conversar sobre a história do Game Boy, o primeiro portátil de sucesso da Nintendo. Claudio Prandoni, Pedro Henrique, Pablo Raphael e Rodrigo Guerra conversaram sobre os jogos, as histórias envolvendo o portátil e mais um monte de curiosidades da época em que o Game Boy era rei. Leia mais

  • Playground #07: Monster Hunter, Mario 64 e outros games

    O que você joga em casa no dia a dia? Um "Pro Evolution Soccer"? "Call of Duty"? "Destiny"? Bom os redatores de UOL Jogos também vivem nesses games o tempo todo e é sobre isso o que falamos no Playground dessa semana. No podcast desta semana, Claudio, PH e Pablo recebem a visita de Gustavo Petró, o editor do IGN Brasil, para conversar sobre os jogos que tomam conta de suas horas livres que passam em casa. O programa também dá as boas-vindas à Priscila Ganiko, a mais nova repórter que chega à redação. Passamos pela nostalgia de jogar "Mario 64", da aventura que é jogar "Monster Hunter 4 Ultimate", o mistério de jogar "Dark Echo" e muitos outros games. Leia mais

  • Playground #06: Remasterizações que invadem os games

    Nos últimos tempos temos visto que cada vez mais as remasterizações estão fazendo parte dos cotidiano dos videogames novos. Os anúncios de "remasterizações em HD" estão tão frequentes, que às vezes nos perguntamos se esse tipo de jogo está chegando para tapar buracos nas agendas das grandes produtoras. Tanto que até decidimos tornar este o assunto do Playground dessa semana. Claudio, Pedro Henrique, Guerra e Victor comentam sobre "God of War III: Remastered", "Borderlands: Hadsome Collection", "Final Fantasy Type-0" e diversos outros títulos e o propósito deles atualmente na indústria. Leia mais

  • Playgrlound #05: 10 anos de God of War

    A Sony revelou que está preparando uma versão remasterizada de "God of War III" em comemoração dos 10 anos da franquia. Um acaso que veio bem a calhar com o bate-papo da equipe de UOL Jogos dessa semana. Pablo Raphael, Claudio Prandoni e Rodrigo Guerra conversaram sobre a representatividade de "God of War" no mundo dos games, das características marcantes de Kratos e também das boas lembranças que a série traz para nós, jogadores. Leia mais

  • Playground #04: Mortal Kombat X

    Johnny Cage, Sonya Blade e companhia voltam em mais uma temporada de socos e chutes (com direito a muitos ossos quebrados) em "Mortal Kombat X", o centro das atenções do Playground dessa semana. Pablo Raphael, Pedro Henrique, Claudio Prandoni e Rodrigo Guerra conversam sobre todas as novidades do novo jogo da Netherrealm que chega em abril, como os novos personagens, as novas mecânicas e, claro, a história sangrenta desse novo capítulo da franquia. Leia mais

  • Playground #03: "Evolve", "Revelations 2" e "Helldivers"

    Nem sempre fica claro para o visitante do UOL Jogos o que os integrantes da redação estão curtindo em seus videogames. Bom, daqui pra frente será diferente. Uma vez por mês a equipe vai se reunir no Playground para falar sobre as experiências que os títulos estão proporcionando. Leia mais

  • Playground #02: 20 anos de "Chrono Trigger"

    Existem jogos que nos marcam e deixam uma saudade gostosa quando são "esquecidos" pelas pordutoras. Um desses jogos é "Chrono Trigger", que nasceu na era de ouro dos RPGs japoneses e que em março comemora 20 anos de existência. Leia mais

  • Playground #01: "The Order" é muito curto?

    Mais uma vez a duração dos jogos volta a ser um dos temas de discussão entre os jogadores e o motivo para isso é a curta campanha de "The Order: 1886", jogo exclusivo para PlayStation 4 que chegou às lojas recentemente.Isso levantou questões como "O que faz um jogo ser muito curto?" e "O que faltou para tirar essa impressão do 'The Order'?". Algumas delas, respondemos no primeiro episódio do Playground, o podcast do UOL Jogos. Leia mais