Agora vai? 4 vezes em que os Jedi quase acabaram nos filmes de "Star Wars"
No primeiro trailer de "Star Wars: Os Últimos Jedi", Luke Skywalker decreta: "É hora de os Jedi acabarem".
De fato, não é a primeira vez que isso chegou perto de acontecer nos filmes da saga espacial. Em um punhado de ocasiões os guerreiros chegaram perto da extinção, mas sempre encontraram um fio de esperança e se agarraram forte a ele para conseguir a sobrevivência.
Será que desta vez será realmente o fim da linha para os cavaleiros? Enquanto não descobrimos isso com a estreia do longa-metragem, prevista para dezembro, vamos relembrar as outras ocasiões em que os Jedi chegaram perto do fim nos filmes:
-
Ordem 66
Um dos episódios mais trágicos no longo duelo entre Jedi e Sith é a execução da Ordem 66, mostrado no filme "A Vingança dos Sith". Por ordem do então senador Palpatine, o exército de clones espalhado pela galáxia para enfrentar robôs da Federação de Comércio aniquila quase todos os Jedi presentes no conflito. Alguns poucos sobrevivem e conseguem escapar, seja se refugiando em planetas distantes (como fizeram Obi-Wan Kenobi e Yoda) ou simplesmente abandonando o manto de Jedi (a exemplo de Kanan Jarrus).
-
Jovem promessa
Ao final de "Uma Nova Esperança", Darth Vader enfim consegue superar o mestre Obi-Wan e vencê-lo em um duelo de sabre de luz. O aparente fim de Ben Kenobi (que ainda aparece como fantasma para dar alguns conselhos a Luke) deixa os Jedi pertíssimo da extinção total: sobra apenas um moribundo Yoda, no pantanoso planeta Dagobah. Luke Skywalker, vamos lembrar, é aí apenas uma promessa para o futuro.
-
Desafio e redenção
Obi-Wan e Yoda já partiram, sacrifícios para conseguir que Luke Skywalker descobrisse sua vocação e encarasse o treinamento para se tornar um Jedi - de fato, até onde sabemos, o último deles. Durante o filme, o jovem parte para enfrentar o próprio pai, Darth Vader, e o imperador Palpatine em um duelo claramente marcado pela desigualdade. Quis o destino, porém, que Vader encontrasse o caminho para a redenção durante o embate: ele se sacrifica para aniquilar o imperador e permitir que o filho seguisse a vida.
-
Antes da Força despertar novamente...
Alguns anos após o final de "Retorno de Jedi", Luke começa a treinar uma nova geração de Jedi, incluindo o sobrinho Ben Solo, filho de Han e Leia. Porém, Ben é seduzido pelo lado sombrio da Força e assume a alcunha de Kylo Ren. Parte do grupo Cavaleiros de Ren, Kylo elimina os colegas aprendizes nos caminhos da Força. Sobra apenas Luke Skywalker (e talvez Rey?), que decide se refugiar para lidar com a culpa pela tragédia e evitar ser atacado novamente pelo sobrinho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.