10 momentos tristes dos filmes Disney que fizeram todo mundo chorar
As animações da Disney são celebradas por diversas gerações de crianças e adultos pela qualidade dos desenhos, das trilhas sonoras e, claro, das histórias.
Geralmente inspiradas em contos de fadas clássicos, carregam consigo mensagens positivas e inspiradoras, mas que muitas vezes dependem de acontecimentos trágicos na trama para conseguir transmitir a ideia.
Listamos abaixo dez dos momentos mais tristes de todas as animações da Disney que, certamente, até hoje arrancam lágrimas de pessoas pelo mundo todo.
-
A morte de Mufasa
Desfecho do plano maligno de Scar, o maligno tio de Simba, o rei Mufasa morre salvando o próprio filhote do estouro de uma manada de gnus.
-
A canção para Dumbo
Mesmo trancada em uma jaula do circo, a mãe de Dumbo não deixa de mimar o pequeno elefantinho em uma cena querida, mas triste, em que ela canta a canção "Filho meu" ("Baby mine", no original em inglês).
-
O sumiço de Rapunzel
Para continuar usufruindo dos benefícios de uma flor mágica que a deixa mais jovem, a feiticeira Gothel rapta a princesa Rapunzel quando ela ainda era apenas um bebê. A mãe de Rapunzel usou a tal flor mágica para se recuperar de uma doença quando estava grávida da garota, o que deixou os cabelos da menina com as mesmas propriedades especiais. Para que o reinado nunca esqueça do triste episódio, todo ano é organizado um festival em que balões iluminados são soltos nos céus em homenagem a Rapunzel.
-
Lilo, Stitch e ohana
Stitch é um alienígena supostamente perigoso caçado pelas galáxias e Lilo é uma garotinha que perdeu os pais em um acidente de carro e vive apenas com a irmã mais velha. A garota conta sua triste história ao monstrinho em um momento tocante, quando explica o conceito de 'ohana', um conceito havaiano que, em linhas gerais, significa família, ficar junto de quem você gosta e ajudar um ao outro.
-
Pinóquio deixa de ser um boneco
O boneco de madeira Pinóquio e apronta de monte, deixando o pai Gepeto preocupadíssimo - ao ponto de Gepeto sair procurando pelo guri em alto mar (!) e ser engolido por uma baleia (!!!). Pinóquio consegue salvar o pai, mas ao custo da própria vida, concedida pela fada azul. Felizmente, o sacrifício serve de provação o bastante para que ele seja ressuscitado, agora como um menino de verdade!
-
Tritão vira 'minhoca'
Por amor pelo príncipe Eric, a princesa sereia Ariel abre mão da própria voz para conseguir pernas e tentar conquistar o coração do jovem - uma negociata terrível, feita com Ursula, a bruxa do mar. Eventualmente, claro, tudo dá errado e sobra para o pai de Ariel, o rei Tritão trocar a própria coroa e liberdade pela vida da filha. No processo, o poderoso monarca aquático é transformado em uma espécie de triste minhoca, assim como outras vítimas de Ursula.
-
A humilhação de Quasimodo
O drama de Quasímodo, em "O Corcunda de Notre Dame", alcança um de seus auges quando ele é nomeado rei de um festival e é humilhado pelo povo de Paris, que o amarra e atira toda sorte de frutas. A cena é interrompida pelo discurso da cigana Esmeralda, que vem em defesa de Quasímodo.
-
O fim da Fera
Bem quando um romance parece florescer, a Fera deixa que Bela saia do cárcere no castelo para visitar o pai, em perigo. O episódio desencadeia uma retaliação do povo do vilarejo de Bela que, liderado por Gastão, vai ao castelo enfrentar o monstro. Fera vence o duelo, mas também perde a própria vida no embate.
-
A mãe de Bambi
Para muitos, este é o primeiro e mais marcante momento triste de um desenho da Disney. Bambi e a mãe enfrentam um inverno rigoroso quando outro perigo surge: caçadores na floresta, dando tiros para todos os lados. A mãe se apressa em fazer Bambi fugir, salvando-o do perigo, mas ela sofre outro destino e sucumbe aos caçadores humanos, resultando em uma das cenas mais tristes de qualquer desenho animado já feito.
-
Elsa se afasta de Anna
Da geração mais recente de produções Disney, chama atenção o relacionamento entre as irmãs Elsa e Anna. Órfãs após um navio afundar com o pai e a mãe delas a bordo, elas dependem uma da outra para superar a difícil situação. Porém, Elsa lida também com poderes congelantes difíceis de controlar. Elsa se afasta da irmã sem contar os motivos, deixando Anna triste e solitária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.